Prefeituras terão 30 dias para buscar novos espaços para Vapt Vupt

O Governo de Goiás deu 30 dias para que as prefeituras assumam os custos dos aluguéis onde funcionam os Vapt Vupt. O prazo deve ser contabilizado a partir da data do recebimento do ofício com a determinação. Ao todo, trinta cidades do interior goiano terão que se adequar.
Conforme o Governo de Goiás, as mudanças devem representar uma economia de R$ 51 milhões aos cofres estaduais. A justificativa é de que os imóveis alugados podem ser substituídos por parcerias para que isso reduza os gastos do Estado.
“São várias as cidades que já estão oferecendo a nós espaços em centros comerciais, shoppings, tudo a custo zero”, afirma o governador Ronaldo Caiado (DEM). Outro argumento é a situação de Goiás: em 21 de janeiro foi decretado estado de calamidade financeira.
Em nota, a Secretaria Estadual de Administração (Sead) afirma que “os ofícios enviados aos prefeitos solicitam, primeiramente, uma proposta de acomodação das Unidades do Vapt Vupt que não gere ônus para o Poder Executivo Estadual”. Aparecida de Goiânia é uma das cidades que vai precisar se reorganizar. Lá funcionam três unidades de Vapt Vupt. O vereador Isaac Martins (PR) afirmou que a atitude do governo estadual é “jogar o problema aos prefeitos”.
“Sei que é um momento de crise financeira, mas cabe ao poder executivo estadual encontrar maneiras econômicas de manter o serviço e não jogar o problema aos prefeitos. O Governo do Estado de Goiás precisa assumir suas responsabilidades”, disse o parlamentar.
Confira a nota completa enviada pela Sead:
A Secretaria Estadual de Administração (Sead), por meio da Superintendência de Gestão do Vapt Vupt, informa que os ofícios enviados aos prefeitos solicitam, primeiramente, uma proposta de acomodação das Unidades do Vapt Vupt que não gere ônus para o Poder Executivo Estadual. A decisão foi tomada considerando a atual situação fiscal do Estado, formalmente reconhecida no Decreto n° 9.392, de 21 de janeiro de 2019. A Sead aguarda as propostas dos municípios, dentro do prazo de 30 dias, para definir uma ação a fim de solucionar a questão do custo de acomodação das Unidades do Vapt Vupt nos municípios do Estado de Goiás.
Abaixo a relação das cidades para onde foram enviados os ofícios:
Alexânia, Alvorada do Norte, Anicuns, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Goianira, Inhumas, Ipameri, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Luziânia, Mozarlândia, Nerópolis, Palmeiras, Paraúna, Piracanjuba, Pirenópolis, Pires do Rio, Planaltina, Posse, Quirinópolis, Rubiataba, Santo Antônio do Descoberto, São Miguel do Araguaia e Senador Canedo.
- Reprodução


ESTADO
Agenda do governador desta quinta-feira

O governador Ronaldo Caiado participa, nesta quinta-feira (13/3), em São Paulo, da 5ª edição do Encontro Anual Educação Já, evento organizado pelo Todos Pela Educação com o objetivo de debater políticas de ensino, visando à elevação da pauta educacional como prioridade na agenda política brasileira.
Primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental, Goiás é considerado um case de sucesso no país, atendendo a mais de 500 mil estudantes com educação pública de qualidade, nas modalidades parcial e integral.
Caiado é um dos convidados da primeira parte do painel “Governadores e a prioridade à Educação”, ao lado de Ratinho Júnior (Paraná), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), Helder Barbalho (Pará) e Renato Casagrande (Espírito Santo). A mediação será da jornalista Vera Magalhães.
Serviço
Assunto: Caiado apresenta case de sucesso da educação goiana durante evento nacional, em São Paulo
Quando: Quinta-feira (13/3), às 9h
Onde: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera, portão 03, São Paulo (SP)
Fonte: Governo de Goiás
- 5 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Em Goiás, cliente é esfaqueada por manicure após reclamar de unha estragada
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Mulher desaparece após sair de casa
- ESTADO3 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL2 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- PLANTÃO POLICIAL2 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- CIDADES7 dias atrás
Em Goiás, jovem morre após espingarda disparar enquanto ele passava por cerca de arame
- CIDADES3 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos