Vacinação na cidade do Rio está garantida até sábado

Publicados


A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro informou que a campanha de vacinação com a primeira dose contra a covid-19 está garantida até sábado (13). A pasta deve receber nesta quarta-feira (10) uma nova remessa de 56 mil doses da vacina CoronaVac e vai distribuir os imunizantes para os locais de vacinação logo após o recebimento no depósito do governo estadual em Niterói, na região metropolitana.

De acordo com o calendário divulgado pela prefeitura, hoje e amanhã (11) será a vez de as pessoas com 76 anos serem vacinadas. Na sexta-feira (12), são os idosos de 75 anos e no sábado (13) será a repescagem para todos as pessoas a partir de 75 anos.

A Secretaria de Saúde informou ainda que continua a aplicação da segunda dose em quem tomou a CoronaVac. Os idosos devem ir à mesma unidade em que receberam a primeira dose, de preferência no período da tarde, e levar o comprovante de vacinação.

Leia Também:  Brasil recebe mais 1,1 milhão de doses da Pfizer

Novas doses

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que recebeu ontem 261,8 mil doses de CoronaVac do Ministério da Saúde. A previsão é de que hoje sejam distribuídas novas doses para Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá. Amanhã (11), está previsto o envio dos imunizantes para os demais 88 municípios, por via aérea.

Edição: Denise Griesinger

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Encontro promove troca de experiências internacionais no cuidado a pessoas com sífilis

Publicados

em

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) promoveu, na terça-feira (11), o webinário Atuação da Enfermagem na Atenção às Pessoas com Sífilis – Relatos de Experiências. O evento, moderado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em cooperação internacional com o Ministério de Saúde e Bem-estar Social do Paraguai, reuniu profissionais e gestores de enfermagem do Brasil e do Paraguai, proporcionando um espaço para a troca de experiências sobre as melhores práticas no tratamento da sífilis

Durante o evento, a Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis brasileira destacou a relevância da troca de experiências entre os profissionais de Saúde entre os dois países para a atualização das práticas de prevenção e manejo da doença, principalmente em gestantes e populações mais vulnerabilizadas, destacando a participação ativa dos profissionais de enfermagem e a colaboração internacional para fortalecer o combate à sífilis na América Latina. 

As representantes do Paraguai, enfermeiras Lucia Belém Martinez Alderete e Alan Nícolas Ascona Gonzales, compartilharam experiências no combate à sífilis congênita, com foco em estratégias de monitoramento e gestão. No Brasil, a enfermeira Ivani Gromann apresentou o trabalho realizado na Atenção Primária à Saúde em Cacoal (Rondônia), enquanto o enfermeiro Erasmo Diógenes discutiu as abordagens no atendimento de pessoas em situação de rua em São José do Rio Preto (São Paulo) e Maria Alix (Ceará) sobre o uso racional da penicilina. 

Leia Também:  Ministério da Saúde realiza treinamentos para implementação da tafenoquina no combate à malária

O webinário também destacou os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde – especialmente em relação à interpretação de exames e à avaliação de cicatrizes sorológicas, que podem levar à tratamentos inadequados, principalmente em gestantes. 

Outro ponto discutido foi o uso racional da penicilina no tratamento da sífilis, um medicamento regulamentado para prescrição pela enfermagem, mas que ainda enfrenta desafios para garantir que todos os profissionais de saúde estejam qualificados para utilizá-la corretamente. 

Em relação ao atendimento a pessoas em situação de rua, foi apresentado o modelo de cuidado desenvolvido em São José do Rio Preto, enfatizando a distribuição de kits de saúde e a realização de exames no local. 

Swelen Botaro e João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA