Fortes chuvas voltam a castigar São Paulo

Depois de um início de manhã complicado por causa de fortes chuvas que atingiram hoje (13) a cidade de São Paulo, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) informou que, no momento, há sete pontos de alagamento ativos, dos quais três são transitáveis e quatro intransitáveis (dois na zona sul e dois no centro). Durante o período mais crítico da manhã, os pontos de alagamento eram 23. A capital ficou em estado de atenção até as 8h45.
As pessoas que utilizam o a Linha 4-Amarela do Metrô também tiveram problemas. Uma falha elétrica gerada por oscilação de energia deixou a linha paralisada das 7h30 às 8h48. Por meio de nota, a Via 4, concessionária que administra a linha, informou que a operação foi normalizada. Disse, ainda, que o botão de emergência de um trem foi acionado e ele foi esvaziado com a orientação de agentes de atendimento e segurança.
Tempo instável e chuvoso
Os transtornos ocorreram porque a manhã de hoje começou com chuva moderada em função de áreas de instabilidade associadas a uma frente fria que já se encontra no litoral paulista. A continuidade das chuvas ao longo do dia aumenta o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Segundo meteorologistas do CGE, a temperatura na madrugada ficou em torno dos 20,3ºC, mas a mínima deve ocorrer no fim da noite com previsão de 17ºC. O tempo mais fechado e chuvoso não permite que as temperaturas subam muito.
Hoje, a máxima deve ser de 22°C com os índices de umidade do ar entre 65% e 95%. Os meteorologistas informaram, também, que a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista causa chuvas mais generalizadas, diminui o forte calor observado nos últimos dias e reduz a condição de chuvas significativas.
A quarta-feira (14) deve começar com muitas nuvens e chuviscos ocasionais em decorrência de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa paulista. O sistema frontal se afasta rapidamente do litoral de São Paulo, porém, os ventos marítimos que passam a soprar do oceano mantêm o dia com variação de nuvens, mas sem chuva.
As temperaturas devem variar entre mínima de 16°C e máxima em torno de 21°C. A umidade do ar permanece elevada com valores mínimos de 55%.
Na quinta-feira, o cenário se mantém estável e sem previsão de chuva para a capital e Grande São Paulo.
Edição: Kleber Sampaio
Fonte: EBC Geral


BRASIL
Em Goiás, mais de 100 crianças e adolescentes estão à espera de adoção
Conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SN), são apontados 1.058 pretendentes ativos para a adoção em Goiás.

De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 460 crianças foram adotadas em Goiás desde 2019. Atualmente, em Goiás tem 748 crianças e/ou adolescentes acolhidos e 126 à espera de adoção, além de 83 já em processo de integração à família.
Não bastando os dados, o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SN) aponta que no Estado existem 1.058 pretendentes ativos para a adoção, sendo eles 72,8% casados, 2,8% divorciados, 9,5% solteiros e 14,2% em união estável.
Os dados apontam que a maioria dos pretendentes na fila para adotar uma criança não possuem preferência de gênero. Já 28,5% preferem adotar meninas e 7,3% apenas o sexo masculino.
Dados no Brasil
Segundo as informações do CNJ, no Brasil já são 33.683 crianças e adolescentes acolhidos e 4.995 na fila de espera. Além disso, atualmente 6.029 estão em processo de adoção à família.
Ao todo, mais de 26 mil crianças e adolescentes já foram adotados a partir de 2019. Ainda assim, há um total de aproximadamente 35 mil pretendentes ativos à espera de um filho adotivo no País.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- 6 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- ESTADO5 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente2 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro