Grupo Afoxé Filhos de Gandhi é declarado patrimônio cultural carioca
O Afoxé Filhos de Gandhi foi declarado nesta terça-feira (2) como um bem cultural dos cariocas, em decreto publicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Fundado em 1951, o grupo promove e preserva elementos da cultura afro-brasileira por meio da música, religião e expressões artísticas. Além de ser conhecido pela presença constante nos desfiles de carnaval da cidade.
Apesar da inspiração ter vindo da organização baiana Afoxé Filhos de Gandhy, a associação carioca desenvolveu história e elementos culturais diferentes ao longo dos anos. “O Filhos de Gandhi carioca tem peculiaridades próprias: tem uma formação afro-cultural centrada na exaltação das tradições de matrizes africanas que permeiam a cultura afro-carioca, na região conhecida como Pequena África. É importantíssimo reconhecê-los como patrimônio cultural dos cariocas. Hoje é um grande dia”, diz Yago Feitosa, coordenador de Promoção da Igualdade Racial.
O decreto, que considera o Afoxé como patrimônio cultural de natureza imaterial, foi motivado por estudos do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural. As duas entidades buscam valorizar práticas culturais históricas da cidade.
No texto, é reforçada a importância da herança da língua iorubá, do ritmo ijexá, da religião do candomblé, da dança e dos ritos típicos da tradição afrodescendente na cidade. O Afoxé Filhos de Gandhi vai ser inscrito no “Livro de Registro das Celebrações”, onde estão listados os rituais e festas da cidade, e no “Livro de Registro das Formas de Expressão”, onde estão as manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas. No decreto, fica estabelecido que o órgão executivo municipal de proteção do patrimônio vai elaborar um plano de salvaguarda do bem.
“Um orgulho ganhar esse reconhecimento. Os filhos de Gandhi do Rio de Janeiro, durante todo esse tempo, vêm enaltecendo a cidade com seu afoxé, canto e baianas e é pioneiro no presente de Iemanjá. São 48 anos trazendo a cultura afrodescendente em louvor aos orixás”, diz o presidente do grupo Afoxé Filhos de Gandhi, Célio Oliveira.
Fonte: EBC GERAL
Cultura
Veja cinco orações para a noite de Natal
Pensando nisso, confira algumas orações que podem deixar esse momento ainda mais cheio de emoção e significado. Para fazer em família ou em silêncio, elas são perfeitas para trazer boas energias e fortalecer o espírito natalino!
A noite de Natal é sinônimo de renovação e espiritualidade, além de uma oportunidade para celebrar a vida e estar com quem amamos. Nesse clima de amor e fraternidade, nos reunimos para agradecer as conquistas, pedir proteção e reafirmar nossos desejos de paz e harmonia.
Pensando nisso, confira algumas orações que podem deixar esse momento ainda mais cheio de emoção e significado. Para fazer em família ou em silêncio, elas são perfeitas para trazer boas energias e fortalecer o espírito natalino!
1. Oração para pedido especial no Natal
Ó, Doce Criança de Belém, permiti-nos compartilhar os nossos corações neste profundo mistério de Natal. Coloque nos corações dos homens e das mulheres essa paz que eles procuram, por vezes tão desesperadamente, e que apenas Vós podeis dar a eles. Ajude-os a conhecer melhor um ao outro, e a viver como irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai. Revelai também Vossa beleza, santidade e pureza. Despertai, em seus corações, o amor e a gratidão por Sua infinita bondade. Reúna todos no Vosso amor e dai-nos a Vossa paz celestial. Amém.
2. Oração para o tempo de Natal
Ó, Jesus, nascido em Belém, quisestes aparecer neste mundo despojado de Vossa divindade e de toda a grandeza humana. Não permitiste que os esplendores da divindade resplandecessem em Vossa humanidade como no Monte Tabor, mas em tudo Fostes igual a nós, exceto no pecado. Nós Vos vimos submetido aos limites da natureza humana sofredora. Quisestes necessitar dos cuidados maternos, como toda criança, e participar da condição dos pobres, nascendo numa gruta.
Quisestes ser perseguido pelo poderoso Herodes e viver exilado no Egito. A tudo Vos submetestes para aproximar-Vos de nós, para serdes um dos nossos e ensinar-nos o caminho para o Pai. Dai-nos seguir Vossos passos. Que também nós saibamos aproximar-nos de todos, especialmente dos pobres, humildes e das crianças com nossas palavras e nossos exemplos. Ó Jesus, que jamais sejamos ocasião de escândalo para os humildes e pequenos, pois deles é o Reino dos Céus.
3. Oração para um Natal próspero
Pai amoroso, ajuda-nos a recordar o nascimento de Jesus, para que possamos partilhar a canção dos anjos, a alegria dos pastores e a adoração dos sábios, fechar a porta do ódio e abrir a porta do amor em todo o mundo. Que a bondade venha com cada presente e bons desejos em cada saudação.
Livrai-nos do mal pela bênção que Cristo traz e nos ensina a ser alegres com o coração limpo. Que a manhã de Natal nos faça felizes por sermos Teus filhos, e a noite de Natal nos leve para as nossas camas com pensamentos de gratidão, perdoando e perdoado, pelo amor de Jesus. Amém.
4. Oração para a ceia de Natal
Deus do Natal e de todos os dias, doador de todos os dons, nós Te agradecemos pelas muitas maneiras com que nos abençoas e por cada pessoa reunida ao redor desta mesa. Abençoa-nos, Senhor, a nós, à nossa comida e à nossa companhia. Abençoa, Senhor, aqueles que amamos e que não estão aqui conosco. Recordamos, com gratidão e amor, o Teu humilde nascimento nas nossas vidas e oramos pelos que não têm comida, nem família, nem amizade neste momento.
Recordamos o estábulo em que Tu nasceste e oramos por quem não tem onde viver. Recordamos a Tua fuga para o Egito e rezamos pelos perseguidos e refugiados. Juntamente com os Teus anjos, damos glória a Deus nas alturas e rezamos pela paz e pela boa vontade entre os homens na terra. Ajuda-nos a ver o que realmente importa e a responder com fé, esperança e amor. Faz do nosso coração um presépio para o Menino Jesus. Mantém-nos seguros e perto de Ti neste ano que está a chegar. Porque Tu és nosso Senhor, no Natal e sempre. Amém.
5. Oração pedindo por paz e fraternidade
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
Bendito sejas, Deus nosso Pai, porque na alegria do Teu amor nos dás Jesus, feito Menino.
Na sua pobreza, encontramos a nossa maior riqueza. Na sua fragilidade, vemos a nossa força. Na sua fraternidade, somos renovados.
Todos amados inesperadamente nos sentimos animados no caminho, dando passos de fraternidade.
O Teu amor encontrou tantos homens e mulheres que agora nos inspiram uma fraternidade que alegra, cura e salva.
No meio de nós, presides a esta fraternidade, abençoando a nossa mesa e abrindo os nossos olhos e ouvidos aos presépios dos nossos dias, às fomes de paz e de amor de tantos irmãos nossos.
Nesta noite santa, pedimos o dom da paz e da fraternidade que curam as feridas da humanidade. Bendito sejas, Deus nosso Pai, agora e para sempre.
Amém. Bendigamos ao Senhor! Graças a Deus!
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Agronegócio4 dias atrás
Mercado bilionário de cálculos bovinos atrai criminosos e exige maior segurança
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Nota de falecimento – SD Hugo Leonardo Ferreira de Souza
- BRASIL6 dias atrás
PRF intensifica fiscalização em todo o Brasil
- ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Paolla Oliveira encanta seguidores com ensaio deslumbrantes: ‘Maravilhosa!’
- VALE DO SÃO PATRÍCIO2 dias atrás
Caminhão quebrado causa lentidão no trânsito na BR-153 próximo ao distrito de Jardim Paulista, em Nova Glória; Assista
- ARTIGO7 dias atrás
Proteger infraestruturas críticas nunca foi tão urgente
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Operação integrada DOF/MS, COD/GO E FICCO/GO resulta em apreensão de grande quantidade de maconha
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de funcionário suspeito de desviar R$ 3 milhões da empresa onde trabalhava; Assista