“Pensar Agro” debate projeto de inteligência artificial para controle de ervas daninhas

Publicados

No podcast “Pensar Agro” desta semana, Isan Rezende entrevista duas autoridades no campo da agricultura: o professor Edilson de Souza Bias, da Universidade de Brasília, e Omar Roberto da Silva, engenheiro agrônomo e chefe da Regional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no município de Sorriso/MT.

O tema central da conversa é um inovador projeto de inteligência artificial em desenvolvimento, financiado pelo Governo do Distrito Federal, destinado ao controle e prevenção da erva daninha Amaranthus Palmari, vulgarmente conhecida como caruru.

Durante a entrevista, Edilson destaca que a plataforma de inteligência artificial, assim que estiver pronta, será de uso livre para os produtores rurais. O agricultor poderá fazer o levantamento da área de plantio utilizando filmagens por meio de drones. 

Já Omar ressalta a importância desse projeto para o agronegócio, dado o impacto negativo da Amaranthus Palmari em algumas áreas dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde causa sérios prejuízos às lavouras de soja e algodão. 

Leia Também:  Anec diz que exportações de fevereiro vão atingir 8,5 milhões de toneladas

O episódio do podcast “Pensar Agro” está disponível no link a seguir:

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Plantio ainda está no início, mas colheita já tem data para começar

Publicados

em

O plantio da safra de soja 2024/25 no Brasil nem bem começou, e a data da colheita já está definida para o dia 7 de fevereiro de 2025, em Sinop, Mato Grosso. Com 18% da área estimada semeada, um avanço em relação aos 8% da semana anterior, a expectativa é que o ritmo de plantio se acelere nas próximas semanas, impulsionado pela melhora das chuvas em diversas regiões do país. Contudo, o índice ainda está abaixo dos 30% registrados no mesmo período do ano passado, refletindo um dos menores níveis de plantio desde a safra 2020/21.

Enquanto isso, estados como Paraná e Mato Grosso do Sul apresentam um desempenho mais robusto, com índices de plantio mais altos que os observados em anos anteriores. A AgRural indica que, apesar dos desafios no Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste, as condições climáticas devem facilitar o avanço do plantio na segunda quinzena de outubro. No Sul, embora as chuvas tenham limitado o progresso no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a janela de plantio mais longa permite que o atraso não seja considerado crítico.

Leia Também:  Pará investe pesado para tornar o principal corredor de exportação do Brasil

As expectativas para a colheita são promissoras, com projeções apontando para uma produção de 44 milhões de toneladas, representando um crescimento de 12,8% em relação à safra anterior. Além disso, a área cultivada deve aumentar para 57,9 milhões de hectares, sinalizando um futuro otimista para o agronegócio brasileiro.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA