Líderes Europeus Alertam para Impactos de Possível Guerra Comercial com os EUA
Líderes europeus manifestaram preocupação, nesta segunda-feira, com a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ampliar tarifas sobre produtos da União Europeia. A medida, segundo autoridades do bloco, poderia desencadear uma guerra comercial de consequências econômicas severas para ambos os lados do Atlântico.
A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, destacou que um conflito comercial entre os EUA e a Europa beneficiaria outras potências, em especial a China. “Estamos profundamente interligados. Precisamos da América, assim como a América precisa de nós”, afirmou, antes de uma reunião informal de líderes da União Europeia em Bruxelas.
Trump advertiu os 27 países do bloco europeu de que poderiam ser os próximos alvos de suas políticas tarifárias, após sua decisão de impor sanções comerciais abrangentes contra México, Canadá e China.
“Com certeza isso acontecerá com a União Europeia. Posso dizer isso porque eles realmente se aproveitaram de nós”, declarou o presidente norte-americano no domingo, reiterando sua insatisfação com o déficit comercial entre os dois lados. “Eles não aceitam nossos carros, não aceitam nossos produtos agrícolas. Eles não compram quase nada, enquanto nós adquirimos tudo deles.”
Apelo à Cooperação
O chanceler alemão, Olaf Scholz, adotou um tom mais cauteloso, enfatizando a necessidade de diálogo e cooperação entre a União Europeia e os Estados Unidos. “Está claro que, como uma potência econômica, podemos definir nosso próprio futuro e reagir às políticas tarifárias. No entanto, a perspectiva e o objetivo devem ser a busca pela cooperação”, afirmou.
Efeito Reverso?
O líder da oposição conservadora na Alemanha, Friedrich Merz, alertou para os riscos de um efeito adverso das tarifas impostas por Trump. “Ele perceberá que as tarifas não serão pagas pelos países exportadores, mas pelos consumidores norte-americanos”, disse Merz, que desponta como forte candidato à liderança alemã nas eleições deste mês.
Já o presidente do Banco Central da França, François Villeroy de Galhau, classificou as medidas como “excessivamente brutais”, alertando que o setor automotivo seria um dos mais afetados. “Todos saem perdendo com esse tipo de guerra comercial protecionista”, afirmou em entrevista à rádio France Info.
As preocupações com o impacto das tarifas refletiram no mercado financeiro. Na segunda-feira, as ações das montadoras europeias registraram queda significativa, diante do temor de novas barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
Agronegócio
Ministro Fávaro se reúne com diretoria da FPA para diálogo sobre a COP30
Nesta segunda-feira (3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para dialogar sobre as pautas do setor que serão apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).
“O Ministério da Agricultura é a casa da agropecuária brasileira. Hoje, realizamos uma reunião fundamental com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para alinhar estratégias e posicionamentos em relação à COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará. É essencial que o agro esteja unido e preparado para mostrar ao mundo as conquistas e boas práticas da agropecuária brasileira. Temos muito a contribuir e a apresentar com orgulho”, destacou Fávaro.
Na ocasião, foram debatidas a participação do setor e a abrangência dos temas que serão abordados: agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares. Também foi discutido o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que tem o potencial de dobrar a produção agrícola nacional sem desmatamento. Além disso, foram analisadas as possibilidades de contribuição da Embrapa, especialmente no que diz respeito à aplicação de tecnologia e inovação no campo.
Participaram da reunião o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto; o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; o assessor especial do ministro, Carlos Augustin; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Representando a diretoria da FPA, estiveram presentes o presidente, Pedro Lupion; os senadores Tereza Cristina e Jaime Bagattoli; e os deputados federais Arnaldo Jardim, Marussa Boldrin, Ana Paula Leão, Coronel Meira, Vicentinho Junior, Domingos Sávio, Pezenti, Zé Vitor e Zequinha Marinho.
COP30
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), mais conhecida como COP30, é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações no combate às mudanças climáticas. É considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo.
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br
- CIDADES6 dias atrás
Depósito da Só Colchões desaba após temporal em Uruaçu; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Técnico contábil é morto a tiros em frente à advogada que estava com bebê, em Goiás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PC cumpre mandados em desfavor de suspeito de invasão de dispositivo informático
- CIDADES3 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, servidor do Detran é alvo de operação contra fraudes no órgão