Agronegócio

Araras-azuis chegam ao Brasil sob fiscalização do Mapa para reintrodução da espécie

Publicados

Na última terça-feira (28), 41 araras-azuis repatriadas da Alemanha ao Brasil desembarcaram no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco. As aves foram recebidas por equipe do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária. A ação faz parte do Projeto de Reintrodução das Ararinhas-Azuis (Cyanopsitta spixii), que tem como objetivo devolver a espécie ao seu habitat natural, na região de Curaçá, na Bahia.

O trabalho do Mapa é fundamental no processo de importação de aves. O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) é responsável por garantir que a importação de animais não traga riscos sanitários, como a introdução de doenças exóticas no Brasil, especialmente a Gripe Aviária”, destacou o coordenador-geral do Vigiagro, Cleverson Freitas.

As aves foram encaminhadas para o quarentenário, onde passaram por um processo de microchipagem, a fim de garantir a correlação com o Certificado Veterinário Internacional (CVI). No desembarque, foram adotadas medidas rigorosas de fiscalização, incluindo a verificação da documentação, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a inspeção de bagagens e o recolhimento dos resíduos da aeronave.

Leia Também:  Conab refaz previsões e diz que safra 23/24 será de 298,6 milhões de toneladas

Esse processo foi realizado pelo Vigiagro em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), responsáveis pela preparação da quarentena e a incineração dos resíduos.

Em 2020, o Brasil já havia repatriado 52 ararinhas-azuis, com o objetivo de serem reintroduzidas na natureza em uma área protegida na Bahia, criada especialmente para esta finalidade. Assim como no passado, o processo atual visa a reprodução e a soltura das araras, assegurando que a espécie Cyanopsitta spixii permaneça fora do risco de extinção.

As aves que estão agora na Bahia, nasceram em cativeiro na Europa, parte da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP).

Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Ministro Fávaro se reúne com diretoria da FPA para diálogo sobre a COP30

Publicados

em

Nesta segunda-feira (3), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com a diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para dialogar sobre as pautas do setor que serão apresentadas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

“O Ministério da Agricultura é a casa da agropecuária brasileira. Hoje, realizamos uma reunião fundamental com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para alinhar estratégias e posicionamentos em relação à COP30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará. É essencial que o agro esteja unido e preparado para mostrar ao mundo as conquistas e boas práticas da agropecuária brasileira. Temos muito a contribuir e a apresentar com orgulho”, destacou Fávaro.

Na ocasião, foram debatidas a participação do setor e a abrangência dos temas que serão abordados: agricultura, pecuária, floresta e sistemas alimentares. Também foi discutido o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD), que tem o potencial de dobrar a produção agrícola nacional sem desmatamento. Além disso, foram analisadas as possibilidades de contribuição da Embrapa, especialmente no que diz respeito à aplicação de tecnologia e inovação no campo.

Leia Também:  Produção mundial de soja deve atingir 428,7 milhões de toneladas em 24/25, diz Datagro

Participaram da reunião o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto; o secretário-executivo adjunto, Cleber Soares; o assessor especial do ministro, Carlos Augustin; e a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Representando a diretoria da FPA, estiveram presentes o presidente, Pedro Lupion; os senadores Tereza Cristina e Jaime Bagattoli; e os deputados federais Arnaldo Jardim, Marussa Boldrin, Ana Paula Leão, Coronel Meira, Vicentinho Junior, Domingos Sávio, Pezenti, Zé Vitor e Zequinha Marinho.

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), mais conhecida como COP30, é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações no combate às mudanças climáticas. É considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA