Saúde

Dr. Fabiano Moura

Publicados

A importância da saúde física e mental e alimentação

Como a alimentação influencia nossa saúde física e mental?  A maneira como a gente se alimenta e a frequência com que a gente se exercita podem influenciar drasticamente nossa saúde mental e física.

 Este artigo vai tratar sobre a importância da combinação entre melhorar a alimentação e prática de exercícios físicos.

A prevenção das doenças e promoção da saúde através de bons hábitos, com certeza é melhor do que adoecer devido a maus hábitos e depois correr atras de tratamento. Gastar com a saúde é barato e gastar com a doença é caro. Tratar a doença é sempre custoso, trabalhoso. Promover saúde é o que é o certo.

Alimentação falha e negligência com o sono são péssimos hábitos.

Cultivar os maus hábitos alimentares desde a infância, é como se a pessoa estivesse durante toda a sua vida se preparando para explodir. Seja através do álcool, refinado, embutidos e industrializados.  Contando com sua saúde e juventude, nosso corpo pode até suportar a sobrecarga tóxica da má alimentação e sedentarismo.  Então, quando chega aos 30 – 40 anos, acumula uma certa toxicidade, vícios alimentares ruins e aí tem um choque pois o organismo começa a falhar e as doenças como infarto, derrame, diabetes, hipertensão, obesidade, dores articulares ocorrem.

Devemos diminuir o uso de alimentos industrializados e utilizar mais alimentos mais naturais. Ter uma qualidade de sono também é importantíssimo. Dormir pelo menos 6 horas por dia e com uma boa respiração noturna. Sem pausas respiratórias (apnéia do sono) ou ronco intenso, pois isso pode causar falta de oxigênio durante o sono.  Sem qualidade de sono, é comum acordar ansioso, agitado e com compulsão alimentar.  Tenha comprometimento do sono. Evite carregar tarefas para casa, dormir tarde.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

A constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. A saúde mental é uma parte integrante e essencial da saúde.

Se um jovem hoje se olha no espelho e não está satisfeito com o seu corpo e fica triste ou chateado, não é feliz com o que está vendo, com certeza nos seus últimos cinco anos ela tem feito escolhas erradas.

Você pode acordar e escolher entre tomar um café da manhã saudável com frutas, castanhas e praticar exercícios, exercer a gratidão e oração, ou tomar um refrigerante, comer frituras (disco ou coxinha) e acender um cigarro. Cada uma dessas escolhas terá uma consequência.

Como corrigir os maus hábitos? Entender o que está errado, fazer novas escolhas. Ter a paciência de colher seu novo eu, não a curto prazo, mas a médio e longo prazo.

Para quem está disposto a sair do sedentarismo, cuidado!!  Ninguém vira atleta de alto nível de um dia para o outro. Cuidado com lesões musculares, das articulações como joelhos, quadris e coluna lombar. Comece com exercícios menos intensos, como uma caminhada de 30 minutos por dia. Com a melhora do condicionamento físico, vai aumentando a intensidade dos exercícios.

Não podemos acreditar que comer rápido é normal. Devemos dar atenção ao prato de comida, saborear cada alimento, mastigar lentamente. Durante a refeição, se desconecte do telefone.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Todo mundo sabe o que tem que ser feito para ter mais saúde. O que falta para colocar em prática?  Motivação, determinação e constância.  Praticar pensamentos positivos e ter gratidão.

Encare a mudança de hábitos, como mudança de vícios. Pense em largar o cigarro e começar um novo vício, porém, saudável, como um determinado esporte. A prática de exercício físico também gera prazer como o cigarro. Aumenta endorfinas e serotoninas que dão sensação de prazer e bem-estar.

Na minha especialidade, a otorrinolaringologia, é fato que quem usa em excesso refrigerantes, suco de caixinha, suco em pó, macarrão instantâneo, ou seja, excesso de produtos industrializados, tem maior incidência de rinites e sinusites. O excesso de cafeína, carboidratos, energéticos causam ou pioram a labirintite e o zumbido. Comidas gordurosas, frituras, alimentos condimentados, bebida alcoólica, derivados do tomate, chocolate, refrigerantes, pioram o refluxo laringo faríngeo, causando tosse, rouquidão e pigarro e desconforto na garganta.

Então, vamos lá! Que tal sair da zona de conforto, focar na alimentação e deixar o sedentarismo! Vamos ganhar mais alguns dias de vida saudável!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp (62) 9962 6052.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

CRV Industrial reforça ações contra queimadas

Usina goiana intensifica ações de combate e prevenção às queimadas, com monitoramento constante, educação ambiental e resposta rápida a emergências.

Publicados

em

CRV Industrial reforça ações contra queimadas. Fotos: CRV Industrial

A CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde no Vale do São Patrício, intensifica suas ações de conscientização para combater as queimadas, tanto entre seus colaboradores quanto na comunidade local. O fogo na vegetação representa um grave risco à vida, além de causar destruição à fauna e flora, gerando prejuízos financeiros e danos irreparáveis ao meio ambiente e à sociedade.

A usina bioenergética adota um robusto plano de prevenção e combate a incêndios, que abrange monitoramento contínuo, treinamentos regulares e uma resposta rápida em casos de emergência. O monitoramento das áreas é realizado por meio de patrulhas frequentes, drones e câmeras de vigilância. A equipe é capacitada para identificar rapidamente sinais de fogo e possíveis atos de vandalismo, e placas de advertência são instaladas em pontos estratégicos para reforçar a proibição das queimadas.

Além disso, a CRV Industrial desenvolveu um plano de manejo integrado, que inclui a criação de aceiros — faixas de proteção no canavial que dificultam a propagação do fogo. A unidade realiza a colheita de cana-de-açúcar de forma mecanizada, sem o uso de queimadas.

Leia Também:  Dr. André Marques

Caso um incêndio seja detectado, a comunicação é feita imediatamente através de canais de emergência, e a brigada interna é acionada sem demora. Equipamentos como extintores, mangueiras e caminhões-pipa estão estrategicamente posicionados para garantir uma resposta ágil. Se necessário, a evacuação das áreas de risco é feita de forma segura. “Ao presenciar fogo nos canaviais, é essencial denunciar imediatamente à Polícia pelo 190, ao Corpo de Bombeiros pelo 193, ou entrar em contato conosco através do 0800 606 6015 ou pelo telefone (62) 3337-7815”, orienta o Gerente Agrícola da CRV Industrial, Carlos Jordão.

Durante o combate ao incêndio, as equipes priorizam a proteção de áreas de maior risco, como residências ou infraestruturas de alto valor, sempre com o objetivo de garantir a segurança dos envolvidos e minimizar os danos ao meio ambiente.

Queimadas ilegais

Em casos de suspeita de queimada ilegal, a CRV Industrial colabora com as autoridades fornecendo registros de vigilância e depoimentos de testemunhas. Além disso, realiza um levantamento detalhado dos danos para acionamento de seguros e eventuais processos judiciais, quando aplicável. Todas as ações legais são formalizadas com o registro de boletins de ocorrência e o acompanhamento jurídico necessário para responsabilizar os envolvidos.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Conscientização e parceria comunitária

Para fortalecer as ações educativas, a CRV Industrial mantém um plano de auxílio mútuo em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros, a fim de apoiar as comunidades vizinhas. A frota da usina foi plotada com materiais da campanha contra queimadas, reforçando a conscientização sobre o tema. Escolas e outras instituições de ensino próximas às unidades da CRV participam de palestras e atividades educativas voltadas à preservação ambiental.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA