Eleições
Abin renova contrato com TSE sobre segurança das urnas eletrônicas
Os dois órgãos mantêm uma parceria que já dura 23 anos.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ligada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI), renovou um contrato no valor de R$ 2.455.140,00 com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cuidar da segurança das urnas eletrônicas.
Dessa forma, os dois órgãos mantêm uma parceria que já dura 23 anos. Apesar disso, o presidente da Abin, Alexandre Ramagem, já questionou em público o atual modelo de votação.
Ligado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Ramagem é um defensor do voto impresso auditável, classificado por ele como “uma evolução das urnas eletrônicas”.
“Assegura integridade e transparência aos resultados do sufrágio universal. Compromisso com a representatividade popular e a democracia”, escreveu Ramagem no Twitter no início de agosto.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
POLÍTICA NACIONAL
Comissão aprova medidas para garantir cobertura mais abrangente de delegacias de atendimento à mulher
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou proposta prevendo que o Poder Público promoverá estudos técnicos de avaliação para ampliar o número de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) em regiões estratégicas, visando garantir uma cobertura abrangente.
Em caso de identificação da necessidade de uma maior presença, deverá estabelecer postos avançados em localidades de maior vulnerabilidade ou realizar parcerias com outras instituições que possam contribuir para a promoção do atendimento especializado.
Além disso, o governo incentivará a cooperação interestadual para compartilhar boas práticas, experiências e recursos relacionados ao funcionamento das delegacias. Para isso, criará um fórum de troca de informações.
A proposta altera a lei 14.541/23, que garantiu o funcionamento 24 horas de delegacias de mulheres, inclusive em feriados e finais de semana.
Texto aprovado
Foi aprovado o substitutivo da relatora, deputada Juliana Cardoso (PT-SP), ao Projeto de Lei 108/24, do deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).
“As iniciativas previstas pelo Projeto de Lei 108/24 irão contribuir para aperfeiçoar e ampliar a rede de proteção das mulheres, considerando-se que o nosso país conta com 5.700 municípios, espalhados num extenso território de mais de 8 milhões de quilômetros quadrados”, avaliou a relatora.
Relatórios anuais
A proposta também determina que as delegacias apresentem relatórios anuais detalhando suas atividades, desempenho, desafios e propostas de melhorias. Os relatórios serão enviados aos órgãos competentes e disponibilizados ao público, para promover a transparência e a prestação de contas.
Próximos passos
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Lara Haje
Edição – Ana Chalub
Fonte: Câmara dos Deputados
- VALE DO SÃO PATRÍCIO4 dias atrás
Ceres: Falece Vera Lucia Freire Seabra
- Acidente6 dias atrás
Corpo é encontrado debaixo de carro em precipício de 100 metros na GO-446; Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Jaraguá: Jovem é morto a tiros em residência
- Acidente1 dia atrás
Pai e filho morrem após batida entre carro, caminhão e ônibus
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Morrinhos, homem internado em UTI sobre surto psicótico e mantém enfermeira refém; Assista
- VALE DO SÃO PATRÍCIO3 dias atrás
Morre ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Fernando Soares aos 75 anos
- PLANTÃO POLICIAL1 dia atrás
PC cumpre mandado de prisão em desfavor de suspeito de roubo, em Ceres; Assista
- Acidente2 dias atrás
Motociclista morre após ser atropelado por caminhão na BR-153; Assista