Agenda do governador para quinta-feira

Publicados

O governador Ronaldo Caiado anuncia, nesta quinta-feira (20/3), às 14h30, a criação do Fundo de Estabilização Econômica de Goiás (FEG), uma espécie de poupança para guardar recursos públicos estaduais, que poderão ser utilizados em momentos de crise econômica para resguardar despesas básicas.

A medida representa um avanço importante nas finanças do estado, que até 2018 não contava com nenhum tipo de reserva e acumulava R$ 7,6 bilhões em dívidas imediatas com fornecedores, o que levou a um quadro de atrasos salariais e prejuízo na oferta de serviços à população.

O novo fundo será equivalente a um percentual do Produto Interno Bruto (PIB) a ser regulamentado por lei complementar. As retiradas serão permitidas para prevenir cortes no orçamento da saúde, educação e segurança, no caso de saldo negativo nas contas públicas. Mas também permitirão investimentos, quando houver sobra.

Os detalhes serão apresentados à imprensa por Caiado em entrevista coletiva no salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas. Ainda participarão da agenda o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, e o diretor-executivo do Instituto Mauro Borges (IMB), Erik Alencar, dentre outras autoridades.

Leia Também:  PRF: Operação registra aumento de mortos e feridos em acidentes em julho, em Goiás

Outras agendas do governador

Também nesta quinta-feira (20), o governador participa da abertura do Goiás Social Mulher, em Aparecida de Goiânia. O evento será realizado às 9 horas, no Setor Garavelo Residencial Park, com a presença da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

Na sequência, às 11 horas, em Goiânia, Caiado prestigia o Integra Saúde Goiás, encontro em que o Estado vai apresentar sua estrutura de apoio técnico na área da saúde a prefeitos eleitos e secretários nomeados para os próximos anos de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), nos 246 municípios goianos.

Serviço

Programação
9h: Abertura do Goiás Social – Mulher
Onde: Rua 9 E, Qd. 44, Lt. 20, Setor Garavelo Residencial Park, Aparecida de Goiânia (GO)

11h30: Integra Saúde Goiás
Onde: Centro de Convenções, Rua 4, nº 1.400, Centro, Goiânia (GO)

14h30: Anúncio da criação do Fundo de Estabilização Fiscal
Onde: Salão Dona Gercina Borges, Palácio das Esmeraldas, Praça Cívica, Goiânia (GO)

Fonte: Governo de Goiás

Leia Também:  Estado reduz valor de IPVA de veículos de locadoras

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Inaugurada nova sede da Delegacia da Mulher de Aparecida de Goiânia

Publicados

em

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, inaugurou, nesta quarta-feira (19/03), a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia, localizada no Parque Veiga Jardim. Durante a cerimônia, Gracinha também entregou uma nova viatura para reforçar o trabalho da unidade especializada, totalizando seis veículos.

“Desde o primeiro momento do governo, trabalhamos arduamente para combater o feminicídio e a violência contra as mulheres. A Deam é uma ferramenta extremamente importante para que elas tenham proteção e cuidado em um momento tão delicado como o de vir prestar queixa em uma situação de agressão”, ressaltou Gracinha.

“Vamos trabalhar todos os dias para apoiar a mulher em todas as ocasiões, dando oportunidades e ferramentas para que elas possam mudar o curso de sua vida”, completou.

Delegacia da Mulher de Aparecida

A Deam de Aparecida soma-se a outras 26 unidades do gênero espalhadas pelo estado, com a função principal de atendimento e acolhimento às mulheres vítimas de violência. O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, explicou que as equipes utilizam uma nova ferramenta de inteligência artificial para filtragem dos casos.

“Isso permite o ranqueamento da gravidade da situação dessas mulheres e, assim, temos condições de acompanhar cada uma de forma mais pontual e certeira”, disse.

A titular da Deam de Aparecida de Goiânia será a delegada Bruna Coelho Soares.

Delegacia da Mulher de Aparecida
Deam de Aparecida soma-se a outras 26 unidades do gênero espalhadas pelo estado (Foto: Romullo Carvalho)

Adicionalmente, o espaço onde funcionava a antiga delegacia da mulher, na Vila Brasília, está fechado para reforma e, em breve, a unidade deverá retomar os atendimentos, funcionando 24 horas.

Leia Também:  Inauguradas novas instalações do Batalhão da Rotam

Durante o evento, Gracinha Caiado anunciou ainda que todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) do estado passarão por reforma e reestruturação para garantir um acolhimento mais digno e humanizado às vítimas.

Investimentos na proteção às mulheres

A nova delegacia amplia os esforços do Governo de Goiás no combate à violência contra as mulheres. Em 2020, foi criado o Batalhão Maria da Penha, alcançando 16 municípios com equipes especializadas. Em 2023, o Estado criou o Aplicativo Mulher Segura, que permite às mulheres pedirem auxílio policial de maneira rápida em situações de violência.

No ano passado, a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), em Goiânia, foi ampliada e revitalizada, além de receber novas viaturas, armas e coletes balísticos.

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA