Votação foi unânime

Alego aprova PEC que cria Polícia Penal

Publicados

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de nº 3647/2020, de autoria da Governadoria, que institui a Polícia Penal no Estado, foi aprovada nesta segunda-feira (28), pela Assembleia Legislativa. A matéria teve votação unânime entre os 34 deputados presentes na sessão. O objetivo do Governo do Estado é fortalecer a gestão do sistema penitenciário estadual, valorizar o servidor de carreira da instituição, intensificar o combate ao crime e, ao mesmo tempo, adequar a Constituição do Estado à nova redação da Constituição Federal.
A concretização da proposta não vai gerar impacto financeiro imediato aos cofres públicos estaduais. “A estruturação organizacional da Polícia Penal vai se operar a partir da transformação dos cargos de provimento em comissão da atual Diretoria-Geral de Administração Penitenciária”, cita a justificativa da matéria encaminhada à Assembleia Legislativa.

A PEC altera o artigo 121, da Constituição do Estado de Goiás, que dispõe sobre Segurança Pública, e acrescenta a Polícia Penal aos órgãos já constituídos da Segurança Pública – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Com a aprovação da emenda, um novo projeto de lei, de iniciativa privativa do governador do Estado, deve ser encaminhado à Assembleia para definir a organização e a estruturação da nova polícia.

Leia Também:  Goiás é primeiro lugar no Ideb, com 4,8 pontos no ensino médio

A criação da polícia penal, nos âmbitos distrital, estadual e federal, foi uma proposta discutida nos últimos anos dentro do Congresso Nacional. Promulgada em dezembro do ano passado, a emenda constitucional atribui aos servidores da carreira de agentes de segurança prisional a natureza policial do cargo e os direitos inerentes à carreira policial.

Enquanto senador, o governador Ronaldo Caiado foi um dos defensores da Emenda Constitucional nº 104, que alterou o inciso XIV do artigo 21, parágrafo 4º do artigo 32 e o artigo 144 da Constituição Federal, para criar as polícias penais federal, estaduais e distrital. Além do status de polícia, observou o governador, a matéria confere à categoria um reconhecimento pelos serviços prestados. “Essa mesma regra será respeitada no Estado de Goiás”, garante Caiado.

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Detran-GO realiza leilão de quase dois mil veículos no próximo dia 29

O Detran-GO para prevenir golpes, orienta que os interessados consultem apenas os canais oficiais.

Publicados

em

Detran-GO realiza leilão de quase dois mil veículos no próximo dia 29. Foto: Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detra-GO) vai leiloar 1.930 veículos no próximo dia 29 de abril. Conforme o órgão, a partir desta quarta-feira (24), os lotes estão abertos para visitação no pátio do Grupo Leilo, onde estão expostos os veículos.

O presidente da autarquia, Delegado Waldir, adiantou que serão leiloadas sucatas aproveitáveis com motor inservível.

Para prevenir golpes, o órgão orienta que os interessados consultem apenas os canais oficiais que, neste leilão, são os sites do Detran-GO (http://goias.gov.br/detran) e do Grupo Leilo (http://www.grupoleilo.com.br).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Força-tarefa do Governo de Goiás continua trabalho no Norte, Nordeste e Noroeste do Estado para atender comunidades afetadas e minimizar impactos das chuvas intensas na região
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA