Agronegócio
Araras-azuis chegam ao Brasil sob fiscalização do Mapa para reintrodução da espécie
Na última terça-feira (28), 41 araras-azuis repatriadas da Alemanha ao Brasil desembarcaram no aeroporto de Petrolina, em Pernambuco. As aves foram recebidas por equipe do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária. A ação faz parte do Projeto de Reintrodução das Ararinhas-Azuis (Cyanopsitta spixii), que tem como objetivo devolver a espécie ao seu habitat natural, na região de Curaçá, na Bahia.
O trabalho do Mapa é fundamental no processo de importação de aves. O Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) é responsável por garantir que a importação de animais não traga riscos sanitários, como a introdução de doenças exóticas no Brasil, especialmente a Gripe Aviária”, destacou o coordenador-geral do Vigiagro, Cleverson Freitas.
As aves foram encaminhadas para o quarentenário, onde passaram por um processo de microchipagem, a fim de garantir a correlação com o Certificado Veterinário Internacional (CVI). No desembarque, foram adotadas medidas rigorosas de fiscalização, incluindo a verificação da documentação, a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), a inspeção de bagagens e o recolhimento dos resíduos da aeronave.
Esse processo foi realizado pelo Vigiagro em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), responsáveis pela preparação da quarentena e a incineração dos resíduos.
Em 2020, o Brasil já havia repatriado 52 ararinhas-azuis, com o objetivo de serem reintroduzidas na natureza em uma área protegida na Bahia, criada especialmente para esta finalidade. Assim como no passado, o processo atual visa a reprodução e a soltura das araras, assegurando que a espécie Cyanopsitta spixii permaneça fora do risco de extinção.
As aves que estão agora na Bahia, nasceram em cativeiro na Europa, parte da parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP).
Informação à imprensa
imprensa@agro.gov.br
Agronegócio
Abertura de mercado no Quênia
O governo brasileiro informa, com satisfação, que a autoridade sanitária do Quênia aprovou o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para exportação de carne bovina, produtos cárneos e miúdos de bovinos do Brasil.
Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 41 milhões em bens agrícolas para o Quênia. Essa abertura de mercado deverá aumentar o fluxo de comércio entre os dois países. Para o Brasil, trata-se de oportunidade de diversificar parcerias comerciais e fortalecer o setor produtivo nacional. Por sua vez, o Quênia, cuja população é de 55 milhões de habitantes, passará a ter acesso a carnes com qualidade reconhecida internacionalmente, atendendo à crescente demanda naquele país por proteína animal.
De modo a dar início ao comércio de carne bovina e seus derivados, os importadores locais deverão obter licenças de importação e será necessário realizar avaliação de risco para cada estabelecimento brasileiro interessado em exportar.
Com esses anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 321 novas oportunidades de negócio desde o início de 2023.
Tais resultados são fruto do trabalho conjunto entre Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br
- CIDADES6 dias atrás
Depósito da Só Colchões desaba após temporal em Uruaçu; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Técnico contábil é morto a tiros em frente à advogada que estava com bebê, em Goiás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
PMGO prende homem com drogas e munições após fuga e colisão na BR-153
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PC cumpre mandados em desfavor de suspeito de invasão de dispositivo informático
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Suspeito de matar casal de ruralistas em São Félix do Araguaia é preso pela PRF, em Porangatu; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, servidor do Detran é alvo de operação contra fraudes no órgão