O corpo de Santa Teresa de Jesus está sendo exibido ao público pela primeira vez em 111 anos na Basílica de Alba de Tormes, em Salamanca, na Espanha.
A exposição acontece de 11 a 25 de maio de 2025 e atrai milhares de fiéis. Esta é apenas a terceira vez, desde sua morte em 1582, que o sepulcro da santa é aberto — as anteriores foram em 1760 e 1914.
Santa Teresa, também conhecida como Teresa de Ávila, foi uma freira carmelita, escritora, mística e reformadora religiosa espanhola. Ela nasceu em 1515 e morreu aos 67 anos, vítima de uma grave doença. Fundou a Ordem dos Carmelitas Descalços ao lado de São João da Cruz e teve papel fundamental na renovação espiritual da Igreja Católica. Em 1970, foi proclamada Doutora da Igreja, sendo a primeira mulher a receber esse título.
A iniciativa partiu da Ordem dos Carmelitas Descalços, fundada pela própria santa no século XVI. A abertura do sepulcro e a exibição do corpo fazem parte das celebrações pelo Centenário do Patronato de Santa Teresa sobre as missões da Espanha, declarado em 1922.
O objetivo da exposição é promover a devoção, a memória e o legado espiritual da santa, além de atrair fiéis e peregrinos de todo o mundo.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192