Covid-19: Brasil passa dos 5 milhões de casos acumulados

Publicados


O Brasil passou dos cinco milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 31.553 novos diagnósticos da doença, totalizando 5.000.694. Até ontem, o sistema de dados sobre o novo coronavírus marcava 4.969.141.

As informações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em sua atualização diária, divulgada na noite desta quarta-feira (7).

O número de mortes desde o começo da pandemia alcançou 148.228. Entre ontem e hoje, as secretarias estaduais acrescentaram 734 óbitos causados por covid-19. Até ontem, o sistema do Ministério da Saúde trazia 147.494 mortes. Ainda há 2.482 falecimentos em investigação.

O balanço do Ministério da Saúde apontou 461.042 casos que ainda estão em acompanhamento. Ate´o momento, 4.391.424 pessoas já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes:

São Paulo (36.669),

Rio de Janeiro (18.969)

Ceará (9.094),

Pernambuco (8.379)

Minas Gerais (7.811)

As Unidades da Federação com menos óbitos:

Roraima (666)

Leia Também:  Ministro da Saúde diz que plataformas de dados serão legado do governo

Acre (668)

Amapá (722)

Tocantins (985)

Mato Grosso do Sul (1.385)

Edição: Liliane Farias

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Vacina tetravalente contra a gripe do Butantan terá verbas do BNDES

Publicados

em

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) liberou R$ 45,4 milhões para que o Instituto Butantan, em São Paulo, realize os ensaios clínicos necessários ao desenvolvimento de uma vacina tetravalente de influenza, o vírus causador da gripe. A expectativa é que os resultados dos testes da nova vacina sejam submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2024, com previsão de emissão do registro do imunizante no segundo semestre de 2025.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o apoio do banco possibilita o adensamento da pesquisa e inovação para o desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, parte importante da Nova Política Industrial do governo Lula. 

“O acesso a vacinas é um direito do povo brasileiro, assegurado pelo SUS [Sistema Único de Saúde] por meio do Programa Nacional de Imunização. Ao aumentar a efetividade da vacina contra a gripe utilizada nas campanhas do Ministério da Saúde, o projeto contribui para a melhoria do nosso sistema de saúde, por meio da queda dos números de hospitalizações, complicações e mortes causadas pela doença”, afirmou.

Leia Também:  Ministro da Saúde diz que plataformas de dados serão legado do governo

Eficácia

A atual vacina contra a gripe produzida pelo Butantan protege contra os três tipos de vírus influenza mais prevalentes e sua composição é atualizada anualmente, devido à alta taxa de mutação do vírus. A nova vacina tetravalente ampliará a eficácia do imunizante, além de facilitar a incorporação de outras linhagens do vírus que futuramente passem a ser relevantes.

Serão realizados dois ensaios clínicos. Um deles englobará participantes acima de 3 anos de idade e o outro em crianças de 6 a 35 meses. Os estudos clínicos são gerenciados pelo Butantan e conduzidos por mais de vinte centros de pesquisa distribuídos pelas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. 

“A autorização deste recurso do BNDES chega em momento oportuno, mostrando o comprometimento do banco em contribuir para que o Brasil possa fortalecer sua autonomia no setor de imunobiológicos”, diz o diretor executivo da Fundação Butantan, Saulo Nacif.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA