Covid-19: estado do Rio vai distribuir 57 mil doses de vacina Pfizer

Publicados


A Secretaria de Saúde do estado do Rio distribuirá 57.330 doses da vacina Pfizer contra a covid-19 para 19 municípios fluminenses. As cidades escolhidas são aquelas com mais de 150 mil habitantes, com exceção da capital. Os imunizantes foram recebidos ontem (19) e a distribuição será feita até a próxima terça-feira.

A decisão de distribuir essas doses para as cidades maiores foi tomada devido à logística de transporte e armazenamento ser mais complicada, uma vez que a vacina precisa ser acondicionada em uma temperatura entre -15°C a -25°C, por um período máximo de 14 dias. 

Se elas forem mantidas entre 2°C e 8°C, como ocorre nas unidades de saúde, a validade máxima é de cinco dias.

Os municípios que receberão as doses são: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaboraí, Macaé, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis e Volta Redonda.

Leia Também:  Brasil recebe novo carregamento de 2,5 milhões de vacinas pediátricas

Edição: Kleber Sampaio

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Publicados

em

O Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe. O boletim aponta ainda para queda dos casos de covid-19, com alguns estados em estabilidade.

Nas últimas quatro semanas, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A. Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, “por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza”.

Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país. 

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de evitar as formas graves da doença. “A vacina da gripe, como a vacina da covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode resultar numa internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental”, alerta, conforme publicação da Fiocruz.

Leia Também:  RJ distribui 427 mil doses de vacina contra covid-19 aos municípios

De acordo com o levantamento, 20 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de SRAG no longo prazo: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA