Criança tem morte por H1N1 confirmada em Silvânia e é 26ª vítima em Goiás

Publicados


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Silvânia divulgou na noite de ontem (25) o resultado do exame que investigou a causa da morte de um menino de 10 anos no município na última sexta (20). A suspeita de contaminação pelo vírus H1N1 foi confirmada pelo laboratório Laboratorio de Saude Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), em Goiânia. Em todo o estado, são agora 26 óbitos causados pela doença.

A criança foi internada na terça-feira (17) no Hospital Nosso Senhor do Bonfim com sintomas de gripe. Com a piora do quadro, foi solicitada a transferência para uma UTI pediátrica na capital, mas só houve vaga disponível na madrugada de quinta-feira (19) em Santa Helena de Goiás, no Hospital de Urgência da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso). 

O médico que fez o atendimento em Silvânia, Dr. Geraldo Santana, disse que o menino apresentava um quadro infeccioso acentuado, que podia indicar desde dengue até leucemia, sendo necessário realizar exames laboratoriais específicos para a detecção da causa dos sintomas. A criança faleceu na sexta-feira de manhã. 

Leia Também:  Estado de Goiás disponibiliza 5 mil bolsas de ensino superior do Programa Universitário do Bem (ProBem)

 

Vacinação

Apesar da confirmação da morte pelo vírus no município, Silvânia não tem mais doses para imunizar a população, informou ainda a SMS. A secretaria também disse, em entevista coletiva, que o prefeito José da Silva Faleiro requisitaria ao Estado novos lotes para que fosse possível prosseguir a campanha de vacinação. A previsão é que as remessas sejam entregues no dia 3 de maio.

Em balanço divulgado nesta quarta, o secretário André Calaça afirma que mais de 70% da pessoas que fazem parte de grupos de risco já foram vacinadas, totalizando 4.516 indivíduos. Os trabalhadores da saúde e mulheres em período pós-parto foram 100% imunizados; ainda restam 2.034 pessoas, das quais 45% são crianças, 46% são gestantes, 26% são idosos e 50% são professores.

Para prevenir a gripe, é importante manter constantes os hábitos de higienização das mãos, usar lenços ao espirrar e evitar ambientes fechados e muito aglomerados. Sintomas como febre, dor de garganta, tosse ou falta de ar devem ser avaliados por um profissional da saúde. 

Leia Também:  Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, libera quase R$ 126 milhões em empréstimos durante pandemia

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

165 municípios goianos não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2024

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública também mostra redução significativa de crimes como roubo a transeuntes, roubos de veículos e roubos a comércio em Goiás.

Publicados

em

Caiado em evento com as forças de segurança: “Nossa polícia é feita para proteger o povo”. Fotos: Secom

Cento e sessenta e cinco municípios goianos não registraram homicídio no primeiro trimestre de 2024, e em todo o estado houve redução de 24% nesta modalidade de crime no período. Os dados foram compilados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Para o governador Ronaldo Caiado, os resultados mostram que as forças policiais goianas estão cumprindo sua missão constitucional. “Hoje 7 milhões de pessoas são as grandes beneficiárias deste trabalho. Nossa polícia é a melhor do país e é feita para proteger o povo”, acrescenta.

Divulgado esta semana, o levantamento da SSP-GO também aponta números positivos em outras modalidades de delitos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, de janeiro a março deste ano houve redução, por exemplo, de 33% nos casos de roubo a transeuntes e 34% em roubos de veículos e roubos a comércio.

Ainda no segmento de crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira. Os crimes não violentos contra o patrimônio seguiram a tendência de queda. Os furtos de veículos recuaram 27%; furtos em comércio, 16%; furtos em residências, 20%; e furtos a transeuntes, 34%.

Leia Também:  Mais 163 mil doses de vacina contra Covid-19 devem chegar a Goiás nesta quarta-feira (30)

A segurança rural foi outra área que obteve resultados positivos, com redução de 20% nos roubos em propriedades rurais e 6% nos furtos de propriedade rural. O investimento em tecnologia e infraestrutura, como o Centro de Comando e Controle Rural, tem contribuído para tornar a segurança no campo em Goiás uma referência para o país, com monitoramento 24 horas e atuação em todos os municípios goianos.

Comparação com 2018

Em relação ao primeiro trimestre de 2018, os resultados alcançados pelas forças de segurança estaduais de janeiro a março de 2024 são ainda mais expressivos. Para citar alguns exemplos entre os crimes de naturezas prioritárias, os homicídios dolosos caíram 61% na comparação entre os dois períodos; latrocínios, 83%; roubos a transeuntes, 88%; roubos em comércios, 89%; roubos de veículos, 94%; roubos de cargas, 99%. Já os roubos a instituições financeiras foram zerados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA