Detran intensifica blitze da Lei Seca em Goiás

Publicados


O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está intensificando desde a última semana as blitize do programa Balada Responsável. O objetivo é fiscalizar e punir motoristas que fazem uso de bebidas alcoólicas antes de dirigir. A ação é realizada em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

A operação levou blitzes a várias regiões de Goiânia desde terça-feira (23). Durante as blitzes, até o último domimgo (28), foram abordados 1.288 veículos e 1.654 pessoas em Goiânia. Também foram lavrados 424 autos de infração de trânsito, recolhidas 118 CNH’s e aplicados 1.549 testes de etilômetro.

O Balada Responsável flagrou 305 condutores dirigindo sob influência de bebidas alcoólicas na última semana. Desses, 303 foram autuados e outros 2 presos, pois os índices registrados pelo bafômetro estavam acima dos 0,34 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado (0,34 mg/L).

De acordo com o Detran-GO, durante todo o ano de 2017, a operação conseguiu identificar 1.627 motoristas dirigindo alcoolizadas no Estado. No entanto, 7.238 se negaram a passar pelo teste do bafômetro.

Leia Também:  Uma menina, de oito meses, morreu após levar choque elétrico enquanto a mãe fazia chapinha

O condutor flagrado nas blitze de fiscalização dirigindo sob influência de álcool é autuado, conforme determinação do artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele deverá pagar multa, terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de até 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro), ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista deve ser enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de 6 meses a três anos de detenção.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás

A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Publicados

em

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás. Fotos: Divulgação

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá

A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Leia Também:  Em Crixás, mais de 40 vacas morrem após queda de raio em fazenda; Assista

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA