DF começa a vacinar pessoas com 62 e 63 anos de idade no sábado

Publicados


O Distrito Federal começa neste sábado (24) a vacinar pessoas na faixa de 62 a 63 anos de idade contra a covid-19. Pelos cálculos do Governo do Distrito Federal, cerca de 45 mil pessoas estão nesta faixa etária.

O GDF informou que há estoques suficientes para atender todas as pessoas nessa faixa etária na capital do país.

“O DF recebeu 31,2 mil doses. Mas tínhamos doses de reserva técnica e também outras quantidades que não foram utilizadas no momento dessas vacinações que temos realizado desde o fim do mês de janeiro. O quantitativo é suficiente tanto para D1 quanto para D2”, disse o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Ontem (21), o governador Ibaneis Rocha havia anunciado 80 mil novas doses. Contudo, o quantitativo efetivo ficou menor do que o informado.

De acordo com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, foram montados mais pontos de vacinação do que os utilizados no último fim de semana. Parte desses postos será apenas para ida de carro (drive thru), as demais a pé e de caráter misto.

Leia Também:  Covid-19: Brasil tem 16,1 milhões de casos e 449,8 mil mortes

O secretário Osnei Okumoto disse que a partir de sexta-feira (23) 34 mil pessoas de outros grupos prioritários estarão aptas a receber a segunda dose da vacina.

Vacinas

O Distrito Federal já recebeu 712.310 doses de vacinas, sendo 536.560 da CoronaVac e 175.750 da Oxford/AstraZeneca. Até hoje, foram aplicadas 549.269 doses, sendo 371.394 da primeira dose e 177.875 da segunda dose.

Edição: Fernando Fraga

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Publicados

em

O Boletim InfoGripe, divulgado nesta semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chama atenção para alta das internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causadas principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e a influenza A, o vírus da gripe. O boletim aponta ainda para queda dos casos de covid-19, com alguns estados em estabilidade.

Nas últimas quatro semanas, do total de casos de síndromes respiratórias, 54,9% foram por vírus sincicial e 20,8% por influenza A. Entre as mortes, os dois vírus são os mais presentes. Conforme o boletim, as mortes associadas ao vírus da gripe estão se aproximando das mortes em função da Covid-19, “por conta da diferença do quadro de diminuição da Covid-19 e aumento de casos de influenza”.

Desde o início de 2024, foram registrados 2.322 óbitos por síndrome respiratória grave no país. 

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, alerta para a importância da vacinação contra a gripe, em andamento no país, como forma de evitar as formas graves da doença. “A vacina da gripe, como a vacina da covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode resultar numa internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental”, alerta, conforme publicação da Fiocruz.

Leia Também:  Anvisa prorroga prazo para Butantan apresentar estudos sobre Coronavac

De acordo com o levantamento, 20 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de aumento de SRAG no longo prazo: Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA