Eclipse da Lua pode ser visto em todo o Brasil nesta sexta-feira (10/2)

Publicados


A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira (10/2), será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte.

O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada.

A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.

Em Brasília e nas demais cidades em que está em vigor o horário de verão, o fenômeno tem início previsto para as 20h34. A fase máxima do eclipse está prevista paras as 22h44 de hoje.

Amanhã (11), será a vez de o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková passar relativamente próximo à Terra. Segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, em Portugal, o cometa percorre uma órbita elítica de período curto, cruzando a órbita da Terra a cada 5,25 anos.

Leia Também:  Armas e peixes apreendidos no Lago das Brisas

Desta vez, ele passará a uma distância de 12.431.583 quilômetros da Terra, ou seja, 32 vezes a distância da Terra à Lua. A passagem do cometa, no entanto, só poderá ser vista por meio de um telescópio.

De acordo com o observatório português, o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková foi descoberto em 5 de dezembro de 1948 por Minoru Honda. Posteriormente, foi detectado por Antonín Mrkos e Ludmila Pajdušáková em placas fotográficas, do Observatório Skalnate Pleso, na Eslováquia.

Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

HDT recebe doação de mudas de Ipê e reforça compromisso com a sustentabilidade

Ação simboliza cuidado com o meio ambiente e deixa um legado verde para as futuras gerações.

Publicados

em

HDT recebe doação de mudas de Ipê e reforça compromisso com a sustentabilidade. Foto Suyanne Dias/HDT ISG

O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), recebeu a doação de mudas de Ipê, árvore símbolo do cerrado brasileiro, pelo médico do trabalho Leonardo Najar Gonzales Costas, que há 31 anos atua no hospital.

O plantio aconteceu no jardim da unidade, com a presença da diretora- executiva interina, Daniela Honorato; da diretora técnica, Vivian Furtado; do Dr. Leonardo Najar; e da bióloga Tatiane de Sousa, responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos. A ação reforça o compromisso do HDT com a sustentabilidade, criando um ambiente mais verde e saudável.

Para Leonardo, a iniciativa vai além de um gesto simbólico, representando um legado de cuidado pela natureza. “Espero que essas árvores tragam sombra, ar puro e beleza para este espaço”, afirmou.

A diretora Daniela Honorato destacou a importância da ação para o futuro do hospital e agradeceu a doação. “A sustentabilidade é essencial na gestão hospitalar moderna, e esta iniciativa inspira mudanças positivas”, ressaltou.

Leia Também:  Conheça o Movimento S.O.S Cerrado

Além de embelezar o hospital, as árvores contribuirão para a melhoria da qualidade do ar, a redução da temperatura e o fortalecimento da biodiversidade local. Com essa ação, o HDT reafirma seu papel na assistência à saúde e na preservação ambiental.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA