Em Goiás, governo e oposição já foram grampeados

Publicados


Em plena ditadura, uma disputa política levou ao rompimento do governador Irapuan Costa Júnior (1975-1978) com o seu secretário de Segurança Pública, Marcus Fleury. O ano era 1977. O general-presidente Ernesto Geisel preparava o seu sucessor, mas estava sob pressão. Internamente, pipocavam manifestações e comitês da Anistia e pela abertura política provocada  após a morte do jornalista Valdmir Herzog nos porões do Doi-Coid de São Paulo. No plano internacional do presidente norte-americano Jimmy Carter manifestava repúdio às torturas no Cone Sul. Geisel foi forçado a preparar a distensão do regime e escolhera como sucessor o general João Baptista Figueiredo, chefe do SNI (Serviço Nacional de Informações). O general Silvio Frota, representante da linha dura (contrário ao fim do regime militar) se opôs e Geisel foi vítima de uma tentativa de golpe.

Em Goiás o capitão Marcus Fleury era aliado de Frota. Irapuan compunha com Geisel. Numa trama que contou com políticos locais, Fleury grampeou o gabinete do governador e outras salas do Palácio das Esmeraldas. A trama foi descoberta. Com apoio de Geisel, o governador exonerou Fleury, que era o principal representante da linha dura em Goiás, como secretário de Segurança e chefe do SNI e Doi-Codi locais.

Leia Também:  Bruno Araújo fará um excelente trabalho no PSDB nacional, diz Talles Barreto

Em 2010, reportagem do jornalista Leandro Fortes, da revista Carta Capital, trouxe à tona a rede de grampos que seria coordenada pelo radialista Luis Gama. Entre outros, foram grampeados o ex-prefeito Nion Albernaz, o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga e outros desafetos do senador Marconi Perillo, a época, candidato ao governo. Perillo negou qualquer envolvimento com o esquema de Gama, que acabou desacreditado. Ainda assim, há denúncias de que a grampolândia campeia solta em terras goianas. Denúncias dão conta de que o sistema Guardião, ferramenta de escuta utilizado principalmente pela Polícia Federal (com autorização legal), teria sido utilizado de maneira indiscriminada por setores do Ministério Público local.

Pelo sim, pelo não, valem as recomendações do analista Edward Snowden: evitar telefones e smartphones e proteger arquivos com criptografia e os emails com o Tor, software de proteção para conversas na internet.

 

Informações DM

Foto: Irapuan Costa Júnior teve o gabinete grampeado por Marcus Fleury

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Governador Caiado recebe profissionais da imprensa no Palácio das Esmeraldas

Governador recebeu representantes de veículos de comunicação para café da manhã de confraternização.

Publicados

em

Reconhecimento: governador Ronaldo Caiado recebe profissionais da imprensa do interior de Goiás para confraternização nos jardins do Palácio das Esmeraldas. Fotos: Wesley Costa e André Saddi

O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta quarta-feira (4), profissionais da imprensa do interior de Goiás para um café da manhã de confraternização no Palácio das Esmeraldas.

Durante o encontro, ele ressaltou o papel essencial das rádios, TVs, portais e jornais impressos na construção de pautas, verificação de fatos e disseminação de informações. “Vocês dão voz ao sentimento da população de cada município”, afirmou o Governador que ressaltou ainda, o jornalismo como fundamental na construção da democracia e de uma sociedade bem informada.

Também participaram do evento, o Vice-Governador Daniel Vilela e o Secretário de Estado da Comunicação, Gean Carvalho. Estiveram no evento mais de 170 profissionais de imprensa de todo o Estado, e como acontece todos os anos, o JORNAL DO VALE marcou presença no prestigiado evento.

O assessor especial da presidência da Agência Brasil Central, Cláudio Vincié, apontou para a boa relação que a estrutura do Estado possui junto a quem leva notícias a todos os cantos de Goiás. “Temos dezenas de sites e rádios que estão, todos os dias, a todo momento, levando ao ar informações sobre o governo que são de interesse público”, pontuou.

Leia Também:  Por unanimidade, TSE aprova flexibilização da propaganda eleitoral

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA