RG Nacional

Em Goiás, PC entrega primeiros exemplares da nova Carteira de Identidade

O RG Nacional traz mudanças e benefícios aos cidadãos. O novo layout é mais seguro e padronizado, com um mesmo padrão visual a ser seguido por todos os Estados e numeração única e válida em todo o território nacional.

Publicados

A Polícia Civil (PC) através do Instituto de Identificação, começou, nesta terça-feira (20), a entrega dos primeiros 52 exemplares do RG Nacional, confeccionados dentro do novo padrão, definido pelo Governo Federal.

As unidades foram entregues em Cavalcante, que recebeu o ônibus do Programa RG Para Todos Itinerante. O município é o primeiro de Goiás a receber o atendimento móvel e o novo modelo de documento de identificação, que passará a ser padronizado em todo o território nacional.

A gerente do Instituto de Identificação, delegada Caroline Paim, ressalta o objetivo do programa RG Para Todos Itinerante, que é alcançar as comunidades mais remotas do estado.

“A identificação é um direito do cidadão e nosso objetivo é levar esse atendimento e cidadania a todos os pontos de Goiás”, enfatizou Paim.

Na ocasião, os moradores que não possuem o documento puderam fazer o procedimento para adquirir o RG. A estrutura completa de atendimento foi levada à cidade, assim como servidores da instituição.

Leia Também:  Miss juvenil morre após sofrer infarto em Cezarina

Desde agosto, o Instituto de Identificação já recebeu mais de 2 mil solicitações do RG Nacional. A estudante Camila Fernandes Gonçalves, de 17 anos, foi uma das atendidas pelo programa. Com o cartão do RG Nacional em mãos, ela agradeceu pela oportunidade e reforçou a importância do documento.

“Estou muito feliz porque estava precisando muito dessa identidade”, disse.

O Projeto RG para Todos, da PCGO, foi implantado neste ano com o objetivo de tornar viável a emissão de RGs para todos os cidadãos goianos.

O RG Nacional traz mudanças e benefícios aos cidadãos. O novo layout é mais seguro e padronizado, com um mesmo padrão visual a ser seguido por todos os Estados e numeração única e válida em todo o território nacional. A obrigatoriedade do novo modelo começará em 2032, porém, em Goiás, o novo modelo em cartão já começou a ser emitido no mês de agosto.

O novo modelo tem uma ligação direta com o CPF. Assim, a Polícia Civil de Goiás já está com processo de integração dos números de RG com a base de dados da Receita Federal e também com a Identificação Civil Nacional (ICM), que possibilitará o compartilhamento de dados eleitorais e do banco de dados dos órgãos de trânsito (Denatran) para efetuar a verificação biométrica da população e dar mais segurança à nova carteira de identidade.

Leia Também:  Prefeitura de Ceres informa as atividades do Outubro Rosa das ESF's

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,

através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Em Goiás, professora que foi demitida após ter fotos nuas vazadas por alunos diz que foi recontratada

A professora Bruna Flor de Macedo Barcelos ficou mais de 5 meses desempregada. De acordo com ela, o contrato anterior à demissão passará a valer novamente.

Publicados

em

Em Goiás, professora que foi demitida após ter fotos nuas vazadas por alunos diz que foi recontratada. Foto: Arquivo Pessoal/Bruna Flor

A professora de história Bruna Flor de Macedo Barcelos, que havia denunciado sua demissão após ter sido vazadas fotos nuas suas por estudantes, disse que foi recontratada para trabalhar na rede estadual em Goiânia. Bruna ficou mais de 5 meses desempregada.

“Sinto-me feliz. A dignidade da pessoa humana precisa ser assegurada”, comemorou.

De acordo com a professora, o contrato anterior à demissão passará a valer novamente. Ela foi demitida em novembro de 2023.

Através de nota enviada em março, a Seduc alegou que Bruna tinha sido contratada em regime emergencial para suprir uma demanda da unidade escolar e que o desligamento dela ocorreu devido à convocação de novos professores aprovados no concurso público realizado em 2022, que assumiram, de forma efetiva, em 2023, vagas dos contratos especiais na rede pública estadual de ensino.

Um documento elaborado pela Escola Estadual Doutor Gerson de Faria sobre o desligamento citou o vazamento das fotos. Em resposta a um ofício em defesa da professora, a instituição afirmou que o regimento escolar estipula que os professores não podem emprestar seus celulares de uso pessoal aos alunos. A escola também destacou que as decisões foram tomadas em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente, que preconiza a proteção integral das crianças e seus direitos. A instituição também alegou que orientou a professora a procurar a polícia.

Leia Também:  Velório de suplente de Kajuru ocorrerá na segunda-feira

Nota resposta da Secretaria de Estado da Educação de Goiás

Em atenção à solicitação de informações sobre o desligamento da professora Bruna Flor de Macedo Barcelos, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) responde:

– A professora em questão havia sido contratada em regime emergencial para suprir uma demanda da unidade escolar. O desligamento da profissional se deu devido à convocação em 2023 de novos professores aprovados no concurso público realizado em 2022, que assumiram, de forma efetiva, vagas dos contratos especiais na rede pública estadual de ensino;

– Sobre os fatos que envolvem a conduta da professora, a Seduc Goiás esclarece que segue a legislação de proteção à criança e adolescente, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sempre trabalhando com zelo e prezando pela harmonia e respeito entre os servidores e estudantes.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA