Em projeto especial, vacinação em Serrana atingiu 23% do público

A vacinação contra a covid-19 em Serrana, no interior paulista, atingiu neste domingo (21) 6.568 pessoas, ou 23,1% do público-alvo, de 28,4 mil habitantes. A imunização no município, iniciada no último dia 17, faz parte do Projeto S, liderado pelo Instituto Butantan, que pretende estudar o comportamento da pandemia de coronavírus em uma população inteira vacinada.
O município de Serrana foi escolhido para o projeto por apresentar alto índice de casos de covid-19 e ter população reduzida. A vacina aplicada é a CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan. A iniciativa é inédita no mundo.
A vacina será aplicada somente em moradores voluntários, com intervalo de quatro semanas entre as duas doses. Os resultados da pesquisa clínica deverão ser divulgados em maio.
Somente moradores de Serrana devidamente cadastrados participam da pesquisa. Menores de 18 anos, mulheres grávidas, ou que estejam amamentando, e pessoas que tiveram febre nas 72 horas anteriores não irão receber a vacina.
Edição: Nádia Franco


SAÚDE
Consórcio para compra de vacinas tem adesão de 649 prefeituras

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada hoje (3) pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP). A iniciativa foi lançada na segunda-feira (1º) em uma reunião com cerca de 300 prefeitos.
As administrações municipais podem assinar o termo de intenção do consórcio até sexta-feira (5). A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Deve ser ainda elaborado um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais para que as cidades participem das compras.
A ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda. “O consórcio não é para comprar imediatamente, mas para termos segurança jurídica no caso de o PNI não dar conta de suprir toda a população. Nesse caso, os prefeitos já teriam alternativa para isso”, explicou o presidente da FNP, Jonas Donizette, durante a reunião de lançamento da iniciativa.
Estão sendo avaliadas formas de financiar a aquisição dos imunizantes. Há três possibilidades principais: recursos do governo federal; financiamento por organismos internacionais e doações de investidores privados brasileiros.
A lista de prefeituras que demonstraram intenção de aderir ao consórcio está disponível na página da FNP.
Edição: Fernando Fraga
-
ESTADO4 meses atrás
Candidato a vereador de é flagrado cometendo zoofilia
-
GAROTA DO MÊS5 meses atrás
Veja a Garota do Mês do JORNAL DO VALE
-
PLANTÃO POLICIAL4 meses atrás
Pesquisas fraudadas: Veja os municípios de Goiás e quantas rodadas foram realizadas em cada um
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO4 meses atrás
Candidato a prefeito de Goianésia é beneficiário dos R$ 600 de auxílio emergencial
-
POLÍTICA5 meses atrás
Veja aqui todos os candidatos a vereador por Ceres
-
GERAL5 meses atrás
Motorista descarrega 5,5 mil tijolos com ajudante e deixa caminhão “preso”; Veja vídeo
-
ENTRETENIMENTO5 meses atrás
Andressa Suita sobre fim com Gusttavo Lima e diz: “O que me restou foi aceitar”
-
GAROTA DO MÊS4 meses atrás
Veja a Garota do Mês do JORNAL DO VALE