Encerrada 2ª sessão extraordinária hibrida

Publicados

O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), encerrou a segunda sessão extraordinária híbrida desta segunda-feira, 3 e convocou, para amanhã, reunião das Comissões Mista e Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) a partir das 10 horas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vereador Paulinelly Carneiro recebe comenda do Mérito Anhanguera durante solenidade na cidade de Goiás
Propaganda

POLÍTICA

Estímulo ao esporte

Publicados

em

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) incentiva o futebol estadual pelo segundo ano consecutivo com a transmissão do Campeonato Goiano de Futebol, em parceria com a TV Brasil Central (TBC). E o apoio da Casa de Leis ao esporte vai além: o tema é foco de leis recentemente sancionadas, de projetos em tramitação e de ações dos deputados da 20ª Legislatura.

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte e ex-atleta, o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) defende a importância de incluir a pauta no dia a dia da Alego. “O esporte faz parte da cultura do brasileiro, nós somos um povo que ama e pratica todos os tipos de modalidades. Então, o Parlamento tem essa responsabilidade”, afirma.

O legislador promete que o ano de 2025 será muito ativo na frente parlamentar. Entre as atividades previstas para os próximos meses estão eventos, debates e fóruns esportivos, especialmente no Entorno do Distrito Federal e Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, adianta Quirino, visitas a arenas, quadras e locais de treinamento.

Novidades legislativas

Algumas das sugestões feitas pelos parlamentares goianos desde o início da atual Legislatura já se transformaram em legislação estadual. Assinada por Wagner Camargo Neto (Solidariedade), a Lei nº 23.155/2024 institui a Política de Incentivo à Prática de Esportes Olímpicos e Paralímpicos. A norma foca em promover, por exemplo, a formação de atletas de alto rendimento, o esporte como forma de inclusão social, e a construção e manutenção de infraestrutura adequada para diferentes práticas esportivas.

A Política Estadual de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte, Lei nº 22.663/2024, é iniciativa conjunta de Gustavo Sebba (PSDB) e Dr. George Morais (PDT) e visa a fomentar o acesso igualitário à prática esportiva. De acordo com Sebba, “A criação de políticas públicas é passo essencial para que garanta não apenas a equidade, como também, o respeito”.

Outra ideia de Morais que alcançou o status de lei é a instituição do Dia do Esporte nas escolas da rede pública estadual de ensino (nº 22.916/2024). A data especial para integrar e comprometer a comunidade escolar a partir da prática de atividades esportivas diversas deve ser realizada bimestralmente.

Leia Também:  Termina hoje prazo para Dilma apresentar defesa de contas de 2015 ao TCU

A Lei nº 22.668/2024, de Virmondes Cruvinel (UB), cria diretrizes de estímulo às entidades que desenvolvem o esporte amador em Goiás. As medidas são voltadas a grupos sem fins lucrativos e em funcionamento regular no Estado. É necessário comprovar as ações relacionadas às atividades esportivas amadoras e apresentar projeto que demonstre o alcance social e o impacto positivo das propostas na comunidade local.

Por fim, são de Ricardo Quirino a lei que acabou com o limite de idade para participar do Programa de Incentivo ao Atleta de Rendimento (Pró-Atleta)(nº 22.826/2024) e a que instituiu 21 de dezembro como Dia Estadual do Atleta (nº 22.396/2023).

Em trâmite na Casa

Vários projetos de lei que ainda tramitam na Casa de Leis também tratam do tema. Três matérias aguardam apenas inclusão na Ordem do Dia para serem votadas em primeira fase pelo Plenário. A protocolada sob o nº 1593/23 busca criar uma política estadual destinada a promover o desenvolvimento integral de crianças e jovens por meio da inclusão do esporte e da arte nos programas educacionais de Goiás. A outra, nº 7729/23, aposta no estímulo de parcerias entre organizações sem fins lucrativos e instituições esportivas e culturais para promover atividades para jovens em áreas carentes. Ambas têm assinatura de Virmondes Cruvinel.

A criação do Campeonato Goiano de Futebol de Várzea, proposta por Mauro Rubem (PT), objetiva valorizar o esporte amador e integrar as comunidades locais. Caso convertida em lei, a competição deverá ser realizada anualmente, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

Há, ainda, proposições sendo analisadas pelas comissões temáticas da Alego. A maioria delas tem como foco a relação entre o esporte e a inclusão social. O deputado André do Premium (Avante) pretende impulsionar a prática esportiva para as pessoas com deficiência (PCD) nas escolas da rede pública e privada de ensino. O processo nº 2249/23 passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) com parecer favorável, relatório que precisa ser validado em Plenário antes do texto seguir sua tramitação.

Leia Também:  Daniel Vilela é homenageado com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera

Premium também quer instituir uma campanha de conscientização permanente sobre a integração de pessoas com síndrome de Down e transtorno do espectro autista (TEA) no esporte. O projeto nº 7398/24 aguarda distribuição para análise na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Enquanto isso, o petista Mauro Rubem pleiteia instigar a prática de esportes de rua, isto é, os realizados em espaços públicos, urbanos ou rurais, caracterizados por sua acessibilidade, informalidade e inclusão social. Manutenção de locais adequados e realização de eventos e cursos são exemplos de ações previstas. Na CCJ, a matéria nº 13086/24 aguarda relatório do Coronel Adailton (Solidariedade).

Também espera análise na CCJ o projeto de Rosângela Rezende (Agir) para criar uma política de fomento ao esporte para menores em situação de vulnerabilidade social (nº 8132/24). O público-alvo é composto por crianças e adolescentes oriundos de abrigos municipais e/ou estaduais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e assistidas e/ou indicadas pelo Conselho Tutelar municipal.

Por outra perspectiva, Amauri Ribeiro (UB) é responsável pelo pedido de reconhecimento para que a marcha equina e de muares seja reconhecida como esporte de competição e, ainda, de relevância cultural para o Estado. O texto nº 19157/24 está em exame na CCJ.

Goianão 2025

Os torcedores podem acompanhar os jogos do campeonato tanto pela TV Assembleia Legislativa quanto pelo aplicativo Deputados Aqui. As transmissões começam uma hora antes das partidas, com informações sobre os bastidores, escalações e análises. Após os jogos, a programação continua com comentários e análise dos melhores momentos.

Presidente da Alego, o deputado Bruno Peixoto (UB) afirma que a iniciativa é de extrema importância para a população goiana e lembra que o evento também incrementa a economia do Estado. A transmissão do Goianão 2025 reafirma o compromisso da Alego em integrar tecnologia, esporte e engajamento popular, destacando a relevância do Legislativo na vida dos goianos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA