FACTA dá início a 2025 com novas diretrizes e reforço na diversificação do setor agropecuário

Publicados

A FACTA (Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal) iniciou 2025 com a apresentação de suas novas diretrizes e um foco ainda mais ampliado na diversificação de sua atuação. O evento KICK-OFF FACTA 2025, realizado em Campinas (SP), reuniu lideranças do setor agropecuário para refletir sobre as conquistas de 2024 e traçar perspectivas para o ano em curso. Durante a abertura, o presidente da FACTA, Ariel Mendes, destacou o crescimento da fundação e o fortalecimento das parcerias estratégicas no ano anterior.

Mendes anunciou, ainda, a recente alteração no estatuto da instituição, que passou a se chamar Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal, com o objetivo de abranger outras cadeias produtivas além da avicultura. Essa reformulação, finalizada em outubro de 2024, reflete a diversificação das agroindústrias, que agora incluem não apenas aves e suínos, mas também a produção de tilápia e bovinos. O presidente da FACTA enfatizou que a mudança está alinhada à expansão do setor, com eventos que já incorporam temas de segmentos como o da bovinocultura.

A integração da carne bovina à pauta da FACTA é justificada pela alta demanda do mercado, especialmente no contexto do “boi China”, que exige um ciclo de produção mais curto e tecnologias avançadas. Mendes ressaltou que, ao contrário da avicultura e suinocultura, a produção de carne bovina enfrenta desafios específicos, exigindo mais informações sobre sustentabilidade e competitividade.

Leia Também:  Expodireto Cotrijal 2025 celebra 25 anos como referência em inovação no agronegócio
FACTA: 35 anos de inovação

Fundada em 1989, a FACTA consolidou-se como uma referência na difusão do conhecimento científico e tecnológico para o setor avícola. Ao longo de sua trajetória, a fundação inovou com a criação do prêmio Lamas da Silva (1993) e a fundação da Revista Brasileira de Ciência Avícola, que, em 2003, tornou-se o Brazilian Journal of Poultry Science. Até 2024, a FACTA promoveu mais de 90 eventos, com a participação de mais de 12.900 pessoas e o apoio de 520 patrocinadores. A fundação também se destacou pela criação do programa FACTA na Estrada, que percorreu diversas regiões brasileiras com o intuito de democratizar o acesso ao conhecimento técnico.

Para 2025, a FACTA anunciou mudanças no Conselho Curador, que agora conta com 11 membros, incluindo representantes de empresas e organizações chave do setor agropecuário. Essa alteração visa tornar a fundação mais ágil e alinhada com as novas demandas do mercado.

Desafios sanitários, regulatórios e de sustentabilidade

O evento também promoveu debates sobre os principais desafios do setor agropecuário, com foco em questões sanitárias, regulatórias e de sustentabilidade. No painel “Desafios Sanitários, Regulatórios e de Sustentabilidade”, o vice-presidente da Cobb Latam, Bernardo Gallo, ressaltou a importância de melhorias no manejo e na infraestrutura das granjas para garantir a qualidade e a sustentabilidade da produção.

Jônatas Wolf, presidente da Câmara de Sanidade e Produção da ABPA, abordou os riscos sanitários, destacando a necessidade de planos de prevenção para doenças emergenciais e exóticas. Ele também discutiu os desafios regulatórios, como a escassez de profissionais qualificados, e enfatizou a relevância de práticas sustentáveis que transcendam o aspecto ambiental.

Leia Também:  Consumo de Café Cresce no Brasil e Alcança 40,4% da Safra Nacional

O secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Allan Alvarenga, reforçou a importância da parceria público-privada para enfrentar os desafios da resistência microbiana e melhorar a sanidade animal no Brasil.

Oportunidades de mercado e a evolução da avicultura

No painel “Oportunidades de Mercado”, o gerente de Mercados da ABPA, Gabriel Morelli, apresentou dados sobre o setor de proteína animal no Brasil, destacando o país como o segundo maior produtor de frango e o principal exportador global. Morelli também abordou a importância de explorar novos mercados, especialmente em regiões como o Caribe, África e Sudeste Asiático, dado o declínio das exportações para a China.

Ivan Lauandos, presidente da Aviagen América Latina, destacou a evolução positiva do setor em 2024, com a valorização das exportações e o impacto favorável dos preços do milho e farelo. No entanto, alertou para a necessidade de melhorar a produtividade das matrizes no Brasil, a fim de recuperar a competitividade frente a outros produtores.

Por fim, Erico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), analisou o desempenho da avicultura de postura comercial e os desafios enfrentados pelo setor em 2023. Ele também falou sobre a modernização da avicultura de corte, especialmente nas regiões sul, Paraná, Goiás e Mato Grosso, onde a infraestrutura das granjas tem melhorado significativamente.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Bolsas da China fecham em alta com expectativa de novos estímulos ao consumo

Publicados

em

As bolsas chinesas encerraram a semana em alta nesta sexta-feira (XX), impulsionadas pelo setor de consumo, após uma cidade do norte do país anunciar incentivos financeiros para estimular a natalidade. Além disso, os investidores aguardam uma conferência de imprensa na próxima semana, que deve detalhar novas medidas para fomentar o consumo doméstico.

No fechamento do pregão, o índice de Xangai avançou 1,81%, enquanto o CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,43%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou alta de 2,12%.

A cidade de Hohhot, na região da Mongólia Interior, anunciou na quinta-feira (XX) que oferecerá subsídios em dinheiro para casais que tenham filhos, em um esforço para reverter o declínio da taxa de natalidade na China, conforme divulgado pela mídia estatal. A notícia gerou otimismo entre investidores, que agora aguardam iniciativas semelhantes de outras cidades e províncias.

O setor de bens de consumo básicos foi um dos mais beneficiados, com avanço de 3,9%. A gigante do setor lácteo Yili registrou alta de 8,6%, enquanto a Mengniu Dairy disparou 9% na bolsa de Hong Kong. O segmento de bebidas alcoólicas também apresentou ganhos expressivos, com a icônica Kweichow Moutai valorizando-se 5,9%.

Leia Também:  Produção de grãos cresce e consolida o estado como destaque no agronegócio nacional

No acumulado da semana, o índice CSI300 registrou alta de 1,6%, enquanto o Hang Seng caiu 1,1%.

Desempenho dos mercados asiáticos:

  • Tóquio: Nikkei avançou 0,72%, a 37.053 pontos.
  • Hong Kong: Hang Seng subiu 2,12%, a 23.959 pontos.
  • Xangai: SSEC registrou alta de 1,81%, a 3.419 pontos.
  • Shenzhen: CSI300 ganhou 2,43%, a 4.006 pontos.
  • Seul: Kospi teve leve queda de 0,28%, a 2.566 pontos.
  • Taiwan: Taiex fechou em alta de 0,03%, a 21.968 pontos.
  • Cingapura: Straits Times recuou 0,04%, a 3.836 pontos.
  • Sydney: S&P/ASX 200 subiu 0,52%, a 7.789 pontos.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA