Festa Literária de Pirenópolis homenageia poetas

Publicados


Começou hoje (23) a Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri). O evento é um importante espaço de debate e divulgação da literatura da região. Um dos mais procurados destinos turísticos de Goiás, Pirenópolis fica a cerca de 130 quilômetros da capital do estado, Goiânia, e é tombada como patrimônio nacional.

Esta é a 11ª edição da festa literária, cujas atividades têm entrada gratuita e ocorrem em distintos pontos da cidade até sábado (25). O tema escolhido para o ano é E o Mundo não Acabou, dialogando com o atual cenário de pandemia de covid-19.

Neste ano,os homenageados são o poeta, compositor, cantor e jornalista Vinícius de Moraes e o poeta, cronista e jornalista Afonso Félix.

A Festa Literária de Pirenópolis tem uma programação com diversos tipos de atividades. Há saraus e atividades sobre literatura, como rodas de conversa, em diferentes locais, entre os quais vinícolas, igrejas, escolas, praças e cinemas.

Estão previstos lançamentos de livros e sessões de autógrafos de autores com diferentes trajetórias e de escritores com editoras das mais conhecidas às mais independentes, incluindo aqueles de Pirenópolis.

Leia Também:  Festival de Cinema de Brasília começa hoje em formato virtual

O evento também traz um conjunto de palestras e oficinas sobre temas como contação de históricas, cuidado na educação, redação, diversidade, sustentabilidade e ações para a promoção da leitura.

Uma das ações será a programação itinerante, na qual autores vão circular por diversos pontos da cidade para conversar com a comunidade, passando por escolas em distintas localidades e povoados.

Na programação, também foram incluídos eventos musicais e peças teatrais. Entre as apresentações e shows estão escalados artistas como o cantor e compositor Toquinho. 

Confira a programação completa no site da Flipiri.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Ministro diz que governo atendeu reivindicação do MST em Pernambuco

Publicados

em

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta segunda-feira (15) que o governo deu andamento às reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco. Na madrugada de ontem (14), integrantes do movimento ocuparam duas áreas da Embrapa em Petrolina, no interior pernambucano.

Uma das áreas ocupadas pelo movimento, de acordo com a Embrapa, faz parte do Campo Experimental de Caatinga e é destinado aos rebanhos de criação extensiva. No entanto, o MST alega que o terreno de 1,5 mil hectares é improdutivo. É a terceira vez que o MST ocupa uma área da Embrapa Seminário, unidade com sede em Petrolina.

“Sobre a Embrapa de Petrolina, nós vamos assinar essa semana uma transferência de recurso para que a empresa possa produzir sementes para agricultores familiares daquela região, que é uma das reivindicações [do MST]. Uma segunda reivindicação é o assentamento no perímetro irrigado. E a terceira reivindicação é sobre a abertura de um escritório do Incra, que fica a 600 quilômetros [de Recife]. Essas três já estão em andamento no âmbito do Incra. Assim, entendemos que atendemos às reinvindicações e o protesto já está atendido”, afirmou Teixeira, durante coletiva de imprensa para detalhar o lançamento do programa Terra da Gente, que pretende retomar a destinação de terras para a reforma agrária.

Leia Também:  Bienal do Livro, 40 anos: evento terá Conceição Evaristo e Julia Quinn

As ocupações do MST fazem parte do Abril Vermelho, uma série de ações realizadas neste mês para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, em 1996, quando 21 trabalhadores foram executados por policiais militares durante uma marcha por reforma agrária. A jornada de lutas começou no fim de semana e prossegue até a próxima sexta-feira (19). Segundo o MST, foram realizadas, até o momento, cerca de 30 ações, incluindo 24 ocupações de terras em 11 estados.    

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA