Gestores celebram avanços na saúde com Farmácia Popular e mais especialistas

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), realizado em Brasília de 11 a 13 de fevereiro, gestores de diversas regiões do país enfatizaram os progressos e desafios na área da saúde em seus municípios. Eles destacaram a importância dos programas federais na reestruturação dos serviços e na ampliação do acesso à saúde, especialmente em áreas com carência de atendimento.
Leandra Guedes, prefeita de Ituiutaba, Minas Gerais, ressaltou a relevância dos programas Farmácia Popular e Mais Acesso a Especialistas em sua cidade. “A Farmácia Popular faz grande diferença na vida das pessoas, e o que precisamos é que haja mais remédios disponíveis”, observou. Ela enfatizou a adesão ao programa Mais Acesso a Especialistas e a busca por ampliar o leque de medicamentos disponíveis.
Lisiane Franco, prefeita de Colônia do Gurgueia, no Piauí, mencionou a intenção de concluir a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) que estão paralisadas. “Estamos buscando reativar essas construções para melhor atender a população, desenvolvendo ações na atenção básica que possam trazer mais qualidade de vida às pessoas”, afirmou. Ela também destacou a presença de uma Farmácia Popular no município e a atuação de dois profissionais do programa Mais Médicos.
Josimar da Silva Rodrigues, prefeito de Palma, Minas Gerais, destacou a implementação dos programas Mais Médicos e Brasil Sorridente no município. “São políticas públicas eficientes, que realmente mudam a vida das pessoas”, afirmou. Ele mencionou a recente proposta cadastrada no Ministério da Saúde para apoio ao Hospital e Maternidade Maria Loi, visando a instalação de uma sala de estabilização.
Jocivaldo Joci, prefeito de Antônio Cardoso, na Bahia, apontou a necessidade de investimentos para ampliar os repasses destinados à saúde municipal. “Hoje, estamos buscando ampliar os recursos e serviços pra dar conta do tamanho que a saúde do município precisa”, destacou. Ele mencionou a atuação de dois médicos pelo programa Médicos pelo Brasil e a busca por recursos para a construção de uma UBS em uma comunidade distante.
Principais programas procurados no estande da Saúde:
- Mais Médicos: Programa que leva médicos para regiões prioritárias, remotas e de difícil acesso, visando melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
- Farmácia Popular: Iniciativa que facilita o acesso da população a medicamentos essenciais, contribuindo para a continuidade dos tratamentos.
- Mais Acesso a Especialistas: Programa que amplia o acesso a consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos na Atenção Ambulatorial Especializada, reduzindo filas e tempos de espera.
- Brasil Sorridente: Política pública que promove a saúde bucal, oferecendo serviços odontológicos e próteses dentárias à população.
Sobre o encontro
No Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), o Ministério da Saúde promoveu oficinas com temas como políticas de atenção especializada para os municípios; investimentos na Saúde da Família; controle da dengue e transformação digital no SUS. A agenda prevista é toda trabalhada em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Na quinta-feira (13), último dia de atividades, a ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou a total gratuidade do Programa Farmácia Popular, para toda a população brasileira. A partir de agora, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas. A medida deve beneficiar diretamente – e de forma imediata – mais de 1 milhão de pessoas por ano, principalmente idosos, que antes pagavam coparticipação em alguns insumos, mas agora vão retirar tudo gratuitamente. O anúncio se estende a toda a população brasileira, que agora poderá retirar o rol de medicamentos pelo programa.
Além disso, foi realizada uma conferência interministerial envolvendo as áreas de saúde e educação, além de palestras sobre a Política Nacional Integrada para Primeira Infância e diálogo interfederativo.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde


SAÚDE
Encontro promove troca de experiências internacionais no cuidado a pessoas com sífilis

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) promoveu, na terça-feira (11), o webinário Atuação da Enfermagem na Atenção às Pessoas com Sífilis – Relatos de Experiências. O evento, moderado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em cooperação internacional com o Ministério de Saúde e Bem-estar Social do Paraguai, reuniu profissionais e gestores de enfermagem do Brasil e do Paraguai, proporcionando um espaço para a troca de experiências sobre as melhores práticas no tratamento da sífilis.
Durante o evento, a Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis brasileira destacou a relevância da troca de experiências entre os profissionais de Saúde entre os dois países para a atualização das práticas de prevenção e manejo da doença, principalmente em gestantes e populações mais vulnerabilizadas, destacando a participação ativa dos profissionais de enfermagem e a colaboração internacional para fortalecer o combate à sífilis na América Latina.
As representantes do Paraguai, enfermeiras Lucia Belém Martinez Alderete e Alan Nícolas Ascona Gonzales, compartilharam experiências no combate à sífilis congênita, com foco em estratégias de monitoramento e gestão. No Brasil, a enfermeira Ivani Gromann apresentou o trabalho realizado na Atenção Primária à Saúde em Cacoal (Rondônia), enquanto o enfermeiro Erasmo Diógenes discutiu as abordagens no atendimento de pessoas em situação de rua em São José do Rio Preto (São Paulo) e Maria Alix (Ceará) sobre o uso racional da penicilina.
O webinário também destacou os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde – especialmente em relação à interpretação de exames e à avaliação de cicatrizes sorológicas, que podem levar à tratamentos inadequados, principalmente em gestantes.
Outro ponto discutido foi o uso racional da penicilina no tratamento da sífilis, um medicamento regulamentado para prescrição pela enfermagem, mas que ainda enfrenta desafios para garantir que todos os profissionais de saúde estejam qualificados para utilizá-la corretamente.
Em relação ao atendimento a pessoas em situação de rua, foi apresentado o modelo de cuidado desenvolvido em São José do Rio Preto, enfatizando a distribuição de kits de saúde e a realização de exames no local.
Swelen Botaro e João Moraes
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
- 6 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- ESTADO5 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- Acidente2 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro