Segurança Pública

Goiás registra queda de até 97,6% na criminalidade em seis anos

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que a maior redução foi no número de roubos de carga; balanço é referente ao primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018.

Publicados

Curva descendente: governador Ronaldo Caiado comemora redução continuada dos índices de criminalidade desde 2018. Foto: Secom

A violência em Goiás registrou queda de até 97,6% entre os anos de 2018 e 2024, conforme balanço apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) nesta segunda-feira (8), em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado. Além da diminuição nos índices de todas as modalidades criminosas pesquisadas, houve aumento na produtividade da polícia. “De todas as áreas, a segurança pública é a que mais avançou no meu governo”, afirma o chefe do Executivo, que está em seu segundo mandato.

No caso do roubo de cargas, o número caiu de 248 casos no primeiro semestre de 2018 para 6 no mesmo período deste ano. Na sequência estão roubo de veículos, com queda de 93,7%, roubo a transeunte (88,5%), roubo a comércio (88,3%) e latrocínio, cujo índice caiu 84,7%. Em relação ao homicídio doloso, a redução foi de 57,2%. Mais da metade dos municípios goianos, 128, não registraram nenhum assassinato em 2024. Os dados estão disponíveis no site https://goias.gov.br/seguranca/

Para Caiado, o resultado é um reflexo direto da política de responsabilidade fiscal, que permite o pagamento em dia dos servidores, assim como a garantia de isonomia e evolução na carreira, além da compra de equipamentos e armamentos. “Já investimos mais de R$ 17 bilhões em segurança”, ressalta. Por isso, acredita que a corporação demonstra “motivação, garra e determinação para trabalhar”. “Cada vez mais, tenho que reconhecer a eficiência das nossas forças”, complementa.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros são acionados para atender vítima de queda em cisterna em Trindade

Como exemplo de combate ao crime, o Governo de Goiás apresentou os resultados do policiamento realizado durante a Romaria do Divino Pai Eterno, em Trindade, durante a qual não houve registro de ocorrências de vulto. Já o vice-governador, Daniel Vilela, lembrou que, em 2018, o estado tinha média de mil veículos roubados por mês. “Com trabalho inteligente e competente, conseguimos diminuir isso e hoje os seguros de carro são mais baixos”, acrescentou.

Avaliações

À frente da apresentação dos dados, o titular da Secretaria de Segurança Pública, Renato Brum, enfatiza que o controle da violência é “algo real, efetivo e pleno”. Entre os pontos de destaque, ele detalha o trabalho contra os feminicídios, que caíram 37,5% no estado, na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o mesmo período de 2023. “Nós praticamente triplicamos o acompanhamento das medidas protetivas. Um trabalho de prevenção muito bom que alcançou esse resultado”.

O combate a crimes em propriedades rurais também apresentou resposta positiva: -78,2% em roubo e -36,9% em furtos. A atuação envolve um trabalho inédito para cadastrar mais de 100 mil propriedades, efetuar prisões, recuperar bens furtados, entre outros. Comandante da Polícia Militar, o coronel Marcelo Granja avalia o cenário como um avanço. “O governo realiza investimentos principalmente na parte de inteligência e na integração das polícias. Esse é o segredo do sucesso de Goiás”.

Leia Também:  Com o estoque de O- crítico, Hugol precisa com urgência de doadores desse tipo sanguíneo

Confira as maiores reduções de criminalidade em Goiás:

Roubo de Carga -97,6%

Roubo de Veículos -93,7%

Roubo a Transeunte -88,5%

Roubo em Comércio -88,3%

Latrocínio -84,7%

Roubo em Propriedade Rural -78,2%

Homicídio doloso -57,2%

Lesão seguida de morte -45,8%

Furto em Propriedade Rural -36,9%

Fonte: SSP-GO (1º semestre 2018 / 1º semestre 2024)

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Veja as imagens realizadas pelo leitor do Jornal do Vale da ponte que liga Rialma ao distrito de Jardim Paulista em Nova Glória; Assista

Publicados

em

Veja as imagens realizadas pelo leitor do Jornal do Vale da ponte que liga Rialma ao distrito de Jardim Paulista em Nova Glória. Foto: Corpo de Bombeiros

O médico Dr. Ricardo Zaibak, leitor do Jornal do Vale, enviou as imagens de um vídeo realizado neste sábado (28) de canoa no Rio da Almas. Através das imagens é possível visualizar que a ponte que liga Rialma ao distrito de Jardim Paulista em Nova Glória no Vale do São Patrício possui rachaduras.

Corpo de Bombeiros de Ceres realizam vistoria na ponte

A 18ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Ceres realizou na sexta-feira (27), uma inspeção técnica na ponte sobre o Rio das Almas, que fica na rodovia BR-153 em Nova Glória.

A ação veio em resposta a uma análise de um engenheiro civil e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Rodrigo Carvalho, alertando sobre possíveis patologias que poderiam comprometer a segurança da estrutura.

Conforme a corporação, a vistoria revelou a presença de fissuras nas cabeceiras e na parte central da ponte, especificamente junto à junta de dilatação. Segundo o comandante, Major Almeida, após uma análise preliminar, as fissuras encontradas não representam um risco imediato à segurança da ponte.

Leia Também:  Policiais penais realizam manifestação reivindicando reajuste de salário e nomeações de aprovados em concurso público de 2019

Almeida informou que o relatório da inspeção será encaminhado ao Comando de Operações de Defesa Civil e à concessionária ECOVIAS, responsável pela administração do trecho. O Major ressaltou que a própria ECOVIAS já havia informado sobre a realização de uma vistoria anterior, que concluiu que a ponte está em condições adequadas para o tráfego, sem riscos evidentes.

Entretanto, Almeida anunciou que vai cobrar da concessionária um novo relatório técnico para garantir a segurança dos usuários. A preocupação com a segurança das pontes na região ganhou destaque após o vídeo gravado pelo professor, que alertou para possíveis problemas estruturais semelhantes aos que levaram ao colapso de uma ponte entre o Tocantins e o Maranhão.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA