Brasil
Golpe do IPVA: cuidado com os boletos falsos e phishing


Os proprietários de veículos sabem que todo início de ano tem a obrigação de pagar o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Se há empresas focadas em facilitar o pagamento do imposto , há também os golpistas , que se apropriam da falta de conhecimento de algumas pessoas para roubar informações e dinheiro .
O tributo pode ser quitado de forma online , em um movimento pensado para facilitar a vida dos contribuintes, mas golpistas se aproveitam dessa possibilidade para realizar golpes de phishing e até emitir boletos falsos .
Nos golpes de Phishing , os golpistas emitem e-mails , SMS ou mensagens de WhatsApp se passando pelo Detran ou algum órgão regulador. Essa mensagem contém um link que redireciona a vítima para uma página falsa , muito parecida com a verdadeira.
Ao pensar que a página é verídica, o usuário insere informações bancárias, dados pessoais ou realiza o pagamento por QR Code ou através de boleto, e dessa forma, os golpistas conseguem acesso à dados sigilosos como logins e senhas , além de números e senhas de cartão de crédito da vítima.
Márcio D’avila, consultor técnico e especialista em segurança digital da CertiSign , explica como se proteger dos golpes envolvendo o IPVA , mas que servem também para evitar cair em golpes de phishing .
“Esse golpe [Phishing] é muito comum, mas fácil de ser evitado. Antes de acessar algum link, é sempre importante verificar se na mensagem há erros de digitação, pontuação e se o domínio do e-mail é realmente da instituição ou empresa. Também é importante antes de navegar e inserir dados em um site confirmar se ele é autêntico e se está seguro. Essa confirmação é feita com um clique no cadeado no navegador, onde é possível ver as informações sobre o site em questão”, explica.
É necessário ficar atento a boletos falsos que podem chegar por Correios ou até mesmo por e-mail , informando sobre uma nova forma de pagamento ou de um eventual erro na transação. Nesses casos, os golpistas simulam o boleto de forma bem fiel ao original, mas com os dados bancários dos golpistas .
“No Estado de São Paulo, por exemplo, o pagamento deve ser feito via rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento. Então, a dica sobre isso é: faça sempre o pagamento diretamente nos sites dos órgãos oficiais e autorizados”, complementa.
Em caso de dúvidas, vale a pena ao usuário se informar nos portais dos governos estaduais e Detrans sobre novas formas oficiais de pagamento, e se houver algum erro no sistema de pagamento do IPVA , as instituições oficiais irão informar em seus perfis e em portais de notícias.
D’avila ainda alerta para tentativa de golpes através das redes sociais e por telefone , e explica como os golpistas utilizam dessas formas de contato para fazer vítimas.
“Criminosos também criam perfis falsos em nome de órgãos oficiais e realizam ligações para tentar capturar dados e estimular o pagamento de boletos falsos. A isca, muitas vezes, são descontos para a quitação de multas e regularização do veículo. A comunicação tem sempre um tom de urgência, com uma vantagem muito boa para a vítima-alvo”.
Vale lembrar que os Detrans e governos estaduais possuem seus perfis nas redes sociais com o selo de verificado . Na dúvida, vá atrás do perfil verdadeiro e compare o link do site, o site falso pode possuir outro nome na URL , assim como no perfil na rede social . Em um site seguro , a url começa sempre com “ https:// ”.
Além disso, o IPVA só possui desconto se pago até a data de vencimento da primeira parcela. Na dúvida, o consumidor pode pesquisar a alíquota do seu estado e o valor de tabela do carro e realizar o cálculo , afinal, todo cuidado é pouco para evitar cair em golpe e além de perder dinheiro, perder informações bancárias valiosas.
Fonte: IG CARROS


CARROS E MOTOS
Diesel para que? Nova Toyota Hilux irá ganhar motorização híbrida


A Toyota é mundialmente famosa por conta de seus veículos robustos , um time que inclui o Corolla , o Prius , o primeiro híbrido comercializado em massa no mundo, e a Hilux , uma das picapes de maior sucesso no mundo, e que irá ganhar uma versão eletrificada, mas só no fim da década.
Segundo o chefe do departamento de marketing e vendas da Toyota australiana, Sean Hanley, a Hilux terá alguma forma de eletrificação no futuro, e a marca estuda motores elétricos , híbridos e até mesmo o uso de hidrogênio , tecnologia que a Toyota também tem contato .
No fim do ano passado, na Tailândia, a Toyota mostrou um conceito de Hilux exclusivamente elétrica , junto com um utilitário menor , e no Reino Unido, foi a vez de um exemplar movido a hidrogênio dar as caras.

As informações da mídia australiana dizem que a fabricante estuda motorizações híbridas com gasolina ou até mesmo diesel, tanto para a Hilux quanto para o Land Cruiser, jipão que é a versão moderna do nosso antigo Bandeirante .
“Consideramos todas as tecnologias para a Hilux. Obviamente a híbrida é a solução mais fácil para nós , pois já trabalhamos com ela em outros carros, mas não descartamos outras opções que podem se encaixar melhor no projeto”, afirmou Hanley.
“Eu não posso confirmar nem negar nada para a atual Hilux, mas eu não posso desconsiderar nenhuma tecnologia para o futuro, já que a eletrificação vem acontecendo rapidamente. Estamos sempre buscando formas de melhorar a Hilux”, concluiu o executivo.
No Brasil, nenhuma picape de volume é oferecida com motorização híbrida , a Maverick deve ser a primeira a chegar com essa motorização, apesar de não concorrer com a Hilux.
A picape GWM Poer deve chegar no Brasil em 2024, mas ainda não tem confirmação de qual motorização será oferecida. Por se tratar de um representante chinês, país onde a eletrificação é muito forte, essa motorização híbrida e até mesmo uma 100% elétrica não é descartada, o que poderia fazer a Toyota acelerar o desenvolvimento de uma Hilux desse tipo.
Fonte: IG CARROS
-
ARTIGO7 dias atrás
Liderança espiritual
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Mandado de prisão expedido pela Justiça apontava que sargento morto era o suspeito de ter assassinado fazendeiro em Anápolis
-
Acidente2 dias atrás
Carro de funerária transportando urnas capota após saída de pista na GO-080 em Petrolina de Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Auditor fiscal e sua genitora foram dopados, mortos e retirados de prédio em cadeira de rodas, diz PC; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Acidente na BR-153 deixa duas pessoas feridas e uma vítima fatal em Rianápolis; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Bombeiros encontram corpo de motociclista levado pela enxurrada em Goiânia
-
GERAL5 dias atrás
Itapaci: Apostador acerta cinco números na Mega-Sena e leva prêmio de 40 mil reais
-
CIDADES5 dias atrás
Veículo de passeio transporta no porta-malas bezerro entre Crixás e Uirapuru; Assista