programa de assistência a cuidadores

Governadoria veta parcialmente programa de assistência a cuidadores

Publicados

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei nº 284/25 que veta parcialmente o autógrafo de lei nº 675 de dezembro de 2024, relativo ao projeto de lei que tramitou na Casa sob o nº 9980/24, de autoria do então deputado estadual Renato de Castro (UB). O projeto tinha por objetivo instituir no Estado de Goiás o Programa de Saúde Cuidando de Quem Cuida, de assistência a cuidadores de pessoas com deficiência ou doenças graves.

O veto ocorre no os artigos 5º e 6º do referido projeto, que trata respectivamente dos direitos dos cuidadores e das estratégias para efetiva implementação da política pública. Em justificativa, o chefe do Poder Executivo apontou que a própria Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou o veto. Segundo a pasta, a medida proposta pelo artigo 5º compromete o princípio da universalidade de atendimento e pontuou que “é essencial que as políticas de saúde garantam o acesso universal paras todos, sem que nenhum deles sejam privilegiados”.

Leia Também:  Governo de Goiás decreta ponto facultativo nesta segunda-feira (23)

Sobre a constitucionalidade, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) declarou que o artigo 6º do projeto contraria dispositivos constitucionais e entendimentos retirados do Supremo Tribunal Federal (STF), ao fixar ações concretas a serem cumpridas pelo Executivo.

O projeto foi lido em plenário e será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para relatoria.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Encerramento das Atividades

Publicados

em

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa, as reuniões, votações e audiências públicas, incluídas ações das Comissões Permanentes, Especiais e do Plenário.

O trabalho da Agência Assembleia é focado no abastecimento dos veículos de comunicação da Capital e do interior, de forma isenta e apartidária, oferecendo aos profissionais de rádio, TV e jornal a síntese dos fatos, com abordagens diretas e sem interpretações.

Notícias em tempo real

Os assuntos do dia, com a síntese veiculada em tempo real.

Destaque

Espaço privilegiado na tela de abertura do portal, evidenciado assunto de relevância.

Outros destaques

Apresentam assuntos importantes do dia a dia no Parlamento.

Programação Cultural

Ações da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, elo entre o Legislativo e os setores cultural e educacional, e outros segmentos sociais.

O Poder Legislativo e Você

Espaço aberto para as opiniões e sugestões da comunidade sobre o Parlamento e iniciativas da Casa.

Agenda

O que acontece no dia a dia das Comissões Técnicas, do Plenário e as atividades externas dos parlamentares e representantes da Casa.

Leia Também:  Juiz goiano é afastado pelo CNJ por ameaçar a realização das eleições

Este site é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação, por meio da Agência Assembleia de Notícias.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA