Há 13 anos, Sonia Abrão causou polêmica ao entrevistar sequestrador de Eloá

Publicados


source
Sonia Abrão entrevistou ao vivo o sequestrador de Eloá Pimentel
Reprodução/RedeTV!

Sonia Abrão entrevistou ao vivo o sequestrador de Eloá Pimentel

Em 13 de outubro de 2008, teve início um dos sequestros mais longos da história brasileira. Inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg Alves, então com 22 anos, sequestrou a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, de 15, e três amigos da jovem. Na mesma ocasião, se deu um dos casos mais controversos do jornalismo brasileiro, quando Sonia Abrão entrevistou o sequestrador ao vivo no “A Tarde é Sua”, programa apresentado pela jornalista até hoje na RedeTV!.

O sequestro de Eloá durou mais de 100 horas e contou com uma longa negociação com a polícia. Em um dos momentos mais críticos, no dia 15 de outubro, Lindemberg pediu para falar ao vivo com Sonia, após já ter concedido uma entrevista para a equipe da apresentadora.

“Nossa equipe estava atrás do telefone da casa da Eloá. Ligamos e ele atendeu. Aceitou falar e o repórter Luiz Guerra gravou a matéria. O Lindemberg assistiu ao programa e, quando nossa repórter ligou novamente, disse que queria falar ao vivo porque estava preocupado, não queria que o Brasil pensasse que ele era bandido. Estava apresentando o programa quando o diretor me avisou que o Lindemberg estava na linha. Com minha experiência jornalística, conversei com ele. E falei com a Eloá também. No meio da conversa, ele cortou e desligou. Todo mundo me assistiu, a polícia, a imprensa, o público”, relembrou a jornalista em uma entrevista ao UOL.

Leia Também:  Billie Eilish entra em polêmica de racismo e fãs reagem nas redes

Na época, a Sonia Abrão foi muito criticada pela maneira como cobriu o caso. Ela foi acusada de promover sensacionalismo, agir de maneira irresponsável e atrapalhar as negociações com a polícia, pois a equipe policial não conseguia ter contato com o sequestrador enquanto ele conversava com a apresentadora.

Apesar de todas as críticas e polêmicas envolvendo a entrevista, a jornalista não se arrepende do que fez. “De jeito nenhum [me arrependi], fiz uma cobertura perfeita, isso que as pessoas não aceitam”, disse ela durante uma participação no programa “Morning Show”, da rádio Jovem Pan.

Por conta da entrevista, os advogados de Lindemberg chegaram a convocar Sonia Abrão para depor no julgamento, que aconteceu em fevereiro de 2012. Na ocasião, a funcionária da RedeTV! disse que não iria comparecer ao Tribunal, pois não havia recebido uma intimação. Ela também criticou a estratégia da defesa do sequestrador de dizer que o crime só durou tantas horas por conta da extensa cobertura midiática do caso.

Leia Também

Leia Também

Dois anos depois do julgamento, a apresentadora do “A Tarde É Sua” se orgulhou de ter a entrevista citada no Tribunal. “Na época muita gente falou mal, mas muita gente me elogiou porque foi um furo de reportagem. No julgamento [em 2012], nossa matéria esteve entre os autos, e o Lindemberg chegou a dizer que só pensou em se entregar quando deu entrevista para mim”, disse ao Uol.

Leia Também:  Após saída da RedeTV!, Faa Morena investe em conteúdo para canal do YouTube

O caso Eloá

Lindemberg Alves invadiu o apartamento de Eloá Pimentel, no município de Santo André, na Grande São Paulo, no dia 13 de outubro de 2008. Ele, com 22 anos, estava inconformado com o fim do relacionamento com a adolescente, de 15 anos, e manteve a ex-namorada e três amigos que estavam com ela no apartamento fazendo um trabalho de escola em cárcere privado.

Ao todo, o sequestro durou mais de 100 horas. Os amigos de Eloá foram todos libertados por Lindemberg, mas no dia 15 de outubro a polícia pediu para Nayara voltar ao lugar do crime para ajudar nas negociações. Ela acabou sendo mantida em cativeiro novamente e só conseguiu ser libertada dois dias depois, quando o sequestro chegou ao fim.

Policiais militares do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) invadiram o apartamento afirmando terem ouvido um estampido no local. Após a invasão, ouve uma troca de tiros e dois deles atingiram Eloá, um na cabeça e outro na virilha, causando a morte da jovem horas depois. Um disparo também o nariz de Nayara, mas a adolescente sobreviveu.

Foi confirmado que as balas que atingiram Eloá foram disparadas por Lindemberg. O caso foi a juri popular em fevereiro de 2012 e ele fo considerado culpado pelos 12 crimes dos quais foi acusado. A juíza Milena Dias o condenou a 98 anos e 10 meses de prisão, mas a pena máxima no Brasil é de 40 anos. Em junho de 2013, Lindemberg conseguiu uma redução em sua pena para 39 anos e 3 meses de prisão.

Fonte: IG GENTE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Vera Viel se pronuncia sobre polêmica com comentário de 2015

Publicados

em


source
Vera Viel se pronuncia sobre polêmica com comentário de 2015
Instagram

Vera Viel se pronuncia sobre polêmica com comentário de 2015


A ex-modelo Vera Viel se pronunciou nesta segunda-feira (18) após ser duramente criticada por um comentário de 2015 no Instagram de uma jovem.


A história veio a tona após Duda, dona do perfil, fazer um vídeo no TikTok com os prints. Ela costumava compartilhar fotos de quando criança e marcar famosos para ajudarem no seu sonho de ser modelo. Em um dos posts feito pela Duda, Vera comentou: “Precisa ser magra para ser modelo, fofa”.

Após a história viralizar, a esposa do apresentador Rodrigo Faro se desculpou no Instagram. “Estou sendo duramente criticada por um comentário que fiz na foto de uma criança em seu perfil do Instagram no ano de 2015. Eu gostaria de publicamente me desculpar com todos que sesentiram ofendidos. Fui modelo por mais de 20 anos e em uma época onde seexigia um padrão de magreza cruel e nada saudável. Sofri muito com dietas e regimes para me enquadrar em talpadrão, senão não teria trabalho”, iniciou.

Leia Também:  Grávida, Kamilla Salgado exibe barrigão em viagem romântica a Campos do Jordão

Leia Também

“Esse texto não é para discutir os padrões estéticos da modade alguns anos atrás e tampouco para iustilicar aquilo que para muitos pode parecer ofensivo e até proposital. Minha resposta está lá e não fujo às minhas responsabilidades e atitudes.De fato endossei que precisava ser magra para se entrar na indústria da moda pois era assim que o mercado funcionava”, continuou.

Em seguida, Vera se dirigiu a jovem do atacada pelo comentário. “Duda, eu jamais quis dar a entender que fosse gorda ou fosse magra demais seus sonhos seriam tolhidos. Eu respondiao comentário dizendo sim, você está magra e para ser modelo precisa ser magra! O mundo era assim e fazíamos parte disso. Que pensamento idiota e irresponsável, eu uma mulher que viveu esse mundo cruel de ter que se encaixar em um padrão, mãe de três filhas concordando com isso? Sim, todos nós erramos, mas nem todos conseguem enxergar que reconhecer erros e atitudes e aprender sempre fazem a gente amadurecer e ser melhor a cada dia. Que bom que o mundo mudou ou está mudando e que sortea minha poder aprender com meus erros e sobretudo com a sabedoria de minhas Filhas. A falta de empatia e sororidade tem gerado sérios problemas de aceitação, inclusão, autoestima e distúrbios alimentares, às vezes com proporções irreversíveis. Um padrão só não nos representa como mulheres, mas sim a diversidade de biotipos, corpos, cabelos. .. é essa pluralidade que nos define e só aprenderemos partindo do principio do respeito e da desconstrução desses paradigmas”, afirmou.

Leia Também:  Billie Eilish entra em polêmica de racismo e fãs reagem nas redes

“Independente do julgamento alheio o que me preocupa é a minha consciência. Saber que tal frase não foi escrita com a intenção com que foi divulgada. Entretanto, só de imaginar que, (mesmo sem intenção) possa ter sido a responsável porpodar o sonho de uma criança, fico triste e com o desejo de me reparar. Tantos anos se passaram e eu não consigo imaginar o tamanho da sua dor e decepção. Que o tempo tenha curado qualquer tipo de mágoa e que de verdade você seja uma mulher feliz e realizada, sendo quem você quiser ser, o que você quiser ser e como quiser ser. Com muito respeito e aprendizado, Vera Viel Faro”, finalizou.

Confira:


Fonte: IG GENTE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA