Itamaraty confirma novo embaixador do Brasil na Argentina

O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (24) que o embaixador Julio Glinternick Bitelli foi confirmado como o novo embaixador do Brasil na Argentina. Atualmente, ele é embaixador do Brasil no Marrocos.
Bitelli já atuou na embaixada em Buenos Aires em duas ocasiões. Foi conselheiro entre 2003 e 2006, responsável pelo setor político, e ministro-conselheiro, de 2010 a 2013. Entre 2013 e 2015, chefiou a embaixada na Tunísia e, de 2016 a 2019, na Colômbia.
Já foi chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, nos anos 2015 e 2016, ocasião em que o atual ministro Mauro Vieira, também comandou o Itamaraty.
Ao indicar um embaixador, o país solicita formalmente agrément, que é o consentimento do Estado estrangeiro que receberá o diplomata. No caso de Bitelli, o Itamaraty informou que a Argentina concedeu agrément. Agora, a designação será submetida à aprovação do Senado Federal, para que o embaixador assuma oficialmente como representante do Brasil no país.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC Política Nacional


POLÍTICA NACIONAL
Suplentes assumem vagas deixadas por ministros do governo Lula

Os quatro suplentes dos senadores que compõe a equipe ministerial do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já assumiram os mandatos na Casa. Ana Paula Lobato (PSB-MA) entrou no lugar de Flávio Dino (PSB-MA), ministro da Justiça e Segurança Pública; Augusta Brito (PT-CE) substitui Camilo Santana (PT-CE), ministro da Educação; e Fernando Farias (MDB-AL) assume a vaga de Renan Filho (MDB-AL), novo ministro dos Transportes.
A única suplente que não é estreante é Margareth Buzetti (PSD-MT), que assume a vaga do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD-MT). Ela já havia substituído o parlamentar no ano passado e agora reassume com a nomeação de Fávaro para governo Lula.
Bandeiras
Ana Paula Lobato, de 37 anos, é a mais jovem senadora da Casa. Ela pretende dedicar o mandato a causas ligadas às mulheres, à saúde e à educação. Já Augusta Brito, 46 anos, disse que vai trabalhar em conjunto com o governo Lula no combate à pobreza e às desigualdades sociais. Ela destacou a importância da atuação em favor das energias renováveis, como eólica e solar. Enfermeira e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e máquinas para construção, é também vice-prefeita de Pinheiro, município da Baixada Maranhense onde passou sua infância e adolescência. Em janeiro de 2022 , ela assumiu a prefeitura durante o afastamento de Luciano Genésio por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
O empresário Fenando Farias (MDB), 70 anos, nunca ocupou cargo político. Atua no ramo de produção de açúcar, álcool, aguardente e bioeletricidade, gerada a partir da moagem do bagaço de cana. É um dos executivos do Grupo Carlos Lyra, com sede em Maceió, que possui cinco usinas produtoras nos estados de Alagoas, Goiás e São Paulo. Também é proprietário de um shopping center no município de Delmiro Gouveia, no sertão alagoano.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC Política Nacional
-
ARTIGO7 dias atrás
Liderança espiritual
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Mandado de prisão expedido pela Justiça apontava que sargento morto era o suspeito de ter assassinado fazendeiro em Anápolis
-
Acidente2 dias atrás
Carro de funerária transportando urnas capota após saída de pista na GO-080 em Petrolina de Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Auditor fiscal e sua genitora foram dopados, mortos e retirados de prédio em cadeira de rodas, diz PC; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Acidente na BR-153 deixa duas pessoas feridas e uma vítima fatal em Rianápolis; Assista
-
Acidente3 dias atrás
Bombeiros encontram corpo de motociclista levado pela enxurrada em Goiânia
-
GERAL5 dias atrás
Itapaci: Apostador acerta cinco números na Mega-Sena e leva prêmio de 40 mil reais
-
CIDADES5 dias atrás
Veículo de passeio transporta no porta-malas bezerro entre Crixás e Uirapuru; Assista