Jardim Botânico do Rio abre neste domingo Semana do Bioma Amazônia

Publicados

Como são as expedições de pesquisadores à Amazônia, qual a importância do açaí para a região e espécies originárias do bioma amazônico. Estas são algumas atrações da Semana do Bioma Amazônia, que tem início neste domingo (28) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). A programação, que se estenderá até o próximo sábado (3), inclui uma série de atividades temáticas para levar aos visitantes conhecimento sobre o maior bioma do Brasil.

Um dos destaques da programação é a montagem do Acampamento da Pesquisadora na Amazônia, com equipamentos e utensílios usados pelos pesquisadores nas expedições à região. O público poderá conferir como é realizado o trabalho de campo na floresta, como é feita a coleta de amostras de plantas e preparação do material a ser estudado.

A atração Uma aventura na Amazônia, oferecida pelo Centro de Responsabilidade Socioambiental do JBRJ, apresenta uma série atividades que têm como tema o açaí, em seus aspectos social, econômico e cultural. Quatro estandes serão montados com oficinas sobre ciência, jardinagem, contação de histórias e preparação de alimentos.

Leia Também:  Laudo sobre morto em Jacarezinho mostra ferimento à pouca distância

Trilhas guiadas para conhecer espécies originárias do bioma, jogos na Região Amazônica do JBRJ, exposição de vídeos e de artefatos produzidos a partir de plantas amazônicas também estão na programação. O restaurante oferecerá cardápio especial do bioma e, na loja da Associação Amigos do Jardim Botânico, estarão à venda recordações com o tema amazônico.

A Semana do Bioma Amazônia faz parte da ação integrada JBRJ Nacional – Biomas, que busca promover a conscientização ambiental através da divulgação e disseminação de conhecimento. O objetivo é contribuir com a preservação dos biomas brasileiros.

Instituída no ano passado, a ação estabeleceu calendário anual temático-comemorativo de sete dias para os seguintes biomas: Caatinga, Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Pampa e Sistema Costeiro Marinho. Ainda neste ano, os quatro últimos biomas deverão ganhar programação especial. É preciso ter atenção porque algumas das atividades previstas exigem agendamento prévio. A programação completa, horários e contato para agendamento estão na página do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As atividades são gratuitas, com cobrança de ingresso apenas para entrada no Arboreto. As entradas podem ser compradas diretamente na bilheteria (apenas em dinheiro), ou antecipadamente (por meio de pix ou cartão de crédito) neste site.

*Estagiária sob supervisão de Mario Toledo

Leia Também:  Novo modelo da CNH começará a ser emitido a partir de quarta-feira

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Em Goiás, mais de 100 crianças e adolescentes estão à espera de adoção

Conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SN), são apontados 1.058 pretendentes ativos para a adoção em Goiás.

Publicados

em

De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 460 crianças foram adotadas em Goiás desde 2019. Atualmente, em Goiás tem 748 crianças e/ou adolescentes acolhidos e 126 à espera de adoção, além de 83 já em processo de integração à família.

Não bastando os dados, o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SN) aponta que no Estado existem 1.058 pretendentes ativos para a adoção, sendo eles 72,8% casados, 2,8% divorciados, 9,5% solteiros e 14,2% em união estável.

Os dados apontam que a maioria dos pretendentes na fila para adotar uma criança não possuem preferência de gênero. Já 28,5% preferem adotar meninas e 7,3% apenas o sexo masculino.

Dados no Brasil

Segundo as informações do CNJ, no Brasil já são 33.683 crianças e adolescentes acolhidos e 4.995 na fila de espera. Além disso, atualmente 6.029 estão em processo de adoção à família.

Ao todo, mais de 26 mil crianças e adolescentes já foram adotados a partir de 2019. Ainda assim, há um total de aproximadamente 35 mil pretendentes ativos à espera de um filho adotivo no País.

Leia Também:  Campanha tem 150 pontos de coleta de DNA de parentes de desaparecidos

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA