Marconi e Maguito: Dilma ganhou as eleições e tem direito de governar

Publicados


O governador Marconi Perillo (PSDB) e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), saíram em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT). O tucano diz que Dilma Rousseff ganhou as eleições e merece governar. O peemedebista afirma que seu partido deve garantir a governabilidade na presidência das duas Casas do Congresso Nacional.

A declaração do governador foi feita na Europa, onde busca investimentos para o Estado de Goiás. Marconi Perillo divergiu de lideranças de seu próprio partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que pregam abertamente o golpe contra a presidente. Marconi entende que o resultado das urnas deve ser respeitado, pois Dilma foi eleita democraticamente. “Trabalhei para o Aécio, ele teve uma grande votação em Goiás, mas ele perdeu, nós perdemos”, adverte.

A entrevista de Marconi foi feita pela jornalista Cileide Alves, do jornal O Popular, que acompanha o governador no périplo que faz à Europa. A matéria foi reproduzida pelo jornalista Realle Palazzo no site Brasil 247. O governador tucano de Goiás já havia elogiado noutras oportunidades a “integridade, a honestidade e o republicanismo” de Dilma Rousseff. Marconi diz que a presidente petista foi eleita democraticamente e que o resultado das urnas deve ser respeitado; salvo se alguma prova contundente vier à tona, o que, segundo ele, ainda não aconteceu.

Marconi Perillo justifica por que rema contra a maré de setores do tucanato: “Acho que a Dilma precisa ter condições de governabilidade, precisa tomar muitas medidas que só ela pode tomar, mas ela tem o direito de governar. Ela ganhou”, disse.

Essa não é a primeira vez que o tucano defende a presidente petista em momentos de crise. Durante a pré-campanha eleitoral, num ambiente de grave acirramento político, Marconi cobriu a presidente de elogios por seu republicanismo. Foi durante a inauguração do trecho goiano da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis, município distante 150 quilômetros de Brasília. Ao discursar na solenidade, Marconi qualificou Dilma como “íntegra, republicana e honesta” e disse ainda que “não deve satisfações a ninguém”, referindo-se a eventuais cobranças de correligionários. O gesto de Marconi foi de importância tal para a presidente que na noite de 26 de maio o então ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, telefonou ao governador de Goiás em nome da presidente para agradecê-lo.

Leia Também:  Nédio Leite assume a vice-presidência na Alego

O tucano sempre manteve uma relação cordial com o Palácio do Planalto, situação que lhe rendeu fartos recursos federais para investimentos e fontes de financiamento em bancos estatais. A parceria também foi motivo de insatisfação de petistas e aliados de Dilma em Goiás, queixosos da transferência de recursos para o adversário peemedebista. O tucano ainda pondera que nenhuma prova contundente foi trazida à tona contra Dilma. Caso isso ocorra, advoga, seria “uma questão não só de partidos de oposição, mas também a própria sociedade civil exigiria uma providência mais radical. Agora, é claro, o PSDB está na oposição e tem o direito de se manifestar.

Governabilidade

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), também saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT). Durante encontro com cerca de 90 prefeitos, numa reunião preparatória para encontro da Frente Nacional dos Prefeitos, Maguito Vilela fez questão de declarar que seu partido, o PMDB, tem compromisso com a governabilidade, pois comanda as duas casas do Congresso Nacional, tem a segunda maior bancada e tem o vice-presidente. “Nós prefeitos não queremos o quanto melhor, melhor. Quem aposta no quanto pior, melhor aposta contra o país”, atira. “Dilma foi eleita presidente. Ela comanda o País. O PMDB comanda o Congresso e deve ter responsabilidade com aqueles que querem o desenvolvimento do País”, sentencia.

Leia Também:  PTB anuncia apoio a José Eliton em 2018

Maguito ressalta que no governo da presidente Dilma Rousseff Aparecida de Goiânia foi beneficiada com obras importantes, como recursos para pavimentação de mais de 100 bairros, construção de 43 Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil), 32 unidades de saúde, um Hospital Municipal com 220 leitos, a implantação dos campus da UFG (Universidade Federal de Goiás) e do IFG (Instituto Federal de Goiás) em Aparecida e ainda R$ 100 milhões em investimentos para mobilidade urbana que serão aplicados neste ano na melhoria do transporte do município.

Reformas

O peemedebista coordenou na última terça-feira a reunião preparatória dos municípios de Goiás e do Tocantins para o III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), que acontece de 7 a 9 de abril, em Brasília. Cerca de 90 prefeitos de ambos Estados participaram. Maguito diz que o encontro em Brasília terá presença de representantes da ONU (Organização das Nações Unidas), dos presidentes da Câmara e do Senado, da presidente Dilma Rousseff e de prefeitos de todo País. O evento, que tem apoio do Sebrae Nacional, vai ser a oportunidade para debates de temas que têm preocupado os dirigentes municipais como a reforma política, reforma tributária e as PPP’s (Parceria Público-Privadas), necessárias ao desenvolvimento dos municípios. O próprio Maguito põe em prática nos próximos meses uma parceria para que uma empresa especializada em resíduos sólidos monte usina em Aparecida de Goiânia para fazer a reciclagem do lixo.

 

Informações DM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Câmara de Vereadores de Ceres realiza a 5ª Sessão Ordinária do mês de junho

Publicados

em

Na última quarta-feira (29), sob a presidência do Vereador Valdson Roberto da Silva, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de junho de 2022. Na oportunidade foram apreciadas e votadas as seguintes matérias:

Moção de Aplausos ao Pastor Adilson Soares Ferreira

Moção de Pesar a Sra. Divina Lucas Gomes

Moção de Pesar ao Sr. Manoel José Vieira

Moção de Pesar a Sra. Vanderleia Neves Rodrigues de Souza

Moção de Pesar a Sra. Anésia Saluste Cardoso

 

Aprovado em 2ª Votação o Projeto de Lei nº 012/2022, autoria do Poder Executivo que “Dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2023”. 

 

REQUERIMENTOS

Nº. 209/2022

De autoria dos vereadores Reiller Seabra de Brito e Glicério de Moraes Mendes Júnior, requerem ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, o reparo na grelha de escoamento de água pluvial do estacionamento da Escola Municipal Pequeno Príncipe e o calçamento da entrada e saída da referida Escola.

Justificativa: Solicitação de pais e servidores.

Leia Também:  Senadora Lúcia Vânia pode ser candidata ao governo de Goiás em 2018

 

Nº. 210/2022

De autoria dos vereadores Reiller Seabra de Brito e Glicério de Moraes Mendes Júnior, requerem ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Obras, o reparo no meio fio na rua 09, setor Jardim Sorriso II.

Justificativa: Após a intervenção da empresa contratada para a reconstrução asfáltica, houve a retirada do meio fio existente e não fizeram a colocação ou reparo dos já existentes. Uma solicitação dos moradores que durante o período chuvoso poderá danificar calçadas e fossas sépticas.  

 

Nº. 211/2022

De autoria do Vereador Frederico de Oliveira Santos, requer ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte providências para que a Centro Municipal de Educação Infantil Mirma Maria de Moura – CMEI, localizada no Setor Vila Pedrosa, volte com seu funcionamento normal para atender as crianças do referido setor, como também, do setor Aldeia do Vale, Jardim Suíço I e II.

Justificativa: Os CMEIs do nosso município se encontram com superlotação gerando um grande transtorno, e também há uma grande dificuldade no transporte pois não há para todos e alguns pais não tem condições de pagar o transporte para seus filhos, deixando assim crianças sem atendimento.

Leia Também:  PTB anuncia apoio a José Eliton em 2018

 

Ver. VALDSON ROBERTO DA SILVA

Presidente

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA