Maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia é fechada por falta de profissionais

Por falta de profissionais, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia encerra, nesta segunda-feira, 30, todas as atividades da maternidade do hospital. A suspensão dos serviços inclui, além dos partos, todas as consultas ginecológicas e de obstetrícia, como explica a superintendente-geral da unidade, Irani Ribeiro de Moura.
Segundo a gestora, o valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é abaixo do que o mercado oferece aos profissionais, sendo necessário que o hospital arcasse com o contrato de plantonistas, mas o esforço não foi suficiente.
“É uma tabela completamente defasada e, portanto, não há o interesse de profissionais. O profissional recebe muito pouco por esta assistência. O hospital contratou plantonistas, nós pagamos plantonistas. Nem assim vimos fechar a escala”, explicou em entrevista à TV Anhanguera.
Aviso
O anúncio de interrupção dos serviços na maternidade da unidade foi divulgado no último dia 10 de abril e desde então, não houve nenhuma internação de gestantes.
Irani ressalta que apesar do fechamento da neonatologia, os ambulatórios na pediatria ainda continuam em funcionamento, assim como as consultas pediátricas, a internação pediátrica em oncologia e cirurgia pediátrica.
Apesar disso, a gestora afirma que a pediatria clínica também sofre com o desfalque de profissionais e a administração do hospital vem estudando parcerias para solucionar a situação.
Em nota divulgada pela Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, no último dia 10, a unidade afirma que o fechamento da maternidade “irá aprimorar a prestação de serviços de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, vasculares, transplantes, hemodiálise, tratamento de docentes vítimas de infarto e pacientes de oncologia”.
Maternidades
Por causa da suspensão do serviço na Santa Casa, grávidas em trabalho de parto deverão procurar, a partir desta terça-feira, 1º, outras maternidades públicas da capital, são elas:
– Maternidade Nascer Cidadão
Endereço: Avenida Oriente, Área 09, s/n – Jardim Curitiba 03, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3298-1214
– Maternidade Dona Iris
Endereço: Alameda Emílio Póvoa, 151 – Vila Redenção, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3956-8888
– Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Endereço: R. 230, 709 S/N – quadra 709 – Nova Vila, Goiânia – GO
Telefone: (62) 3201-6931


CIDADES
Em Goiás, jogador de 14 anos morre após passar mal enquanto jogava bola com amigos
Zequinha deu seus primeiros passos com a bola aos 6 anos, quando jogava futsal. Atualmente, treinava como ponta-direita no G2 Futebol Clube, de Goiânia. Ele era o irmão mais velho entre os três filhos da família.

Um jogador de futebol identificado como Ezequiel Sena Neres, o Zequinha de 14 anos, morreu após passar mal enquanto jogava bola com amigos, em Goiânia. Ele treinava profissionalmente e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu, informou o pai do adolescente Dione Neres.
O caso aconteceu no último sábado (8), em um condomínio próximo da saída para Senador Canedo. Conforme Dione, o seu filho estava jogando com amigos da igreja que frequenta, quando passou mal. O pai contou que rapidamente levou o filho até um hospital pediátrico, onde foi atendido.
“Ele chegou bem fraco no hospital. Os médicos tentaram restabelecer ele, mas não conseguiram. Ele tinha todos os exames, sendo apto para a atividade”, acrescentou Dione.
Conforme informações da família, o atestado de óbito diz que a causa da morte deverá ser esclarecida por exames complementares.
Orgulho
Zequinha deu seus primeiros passos com a bola aos 6 anos, quando jogava futsal. Atualmente, treinava como ponta-direita no G2 Futebol Clube, de Goiânia. Ele era o irmão mais velho entre os três filhos da família. “Menino de ouro. Craque. Inteligente”, elogiou o Dione.
“Meu garoto de ouro tinha sonho de ser empresário, queria ser bem-sucedido na vida. O desejo dele era já parar de jogar esse ano e focar em estudos. Queria ir morar sozinho cedo”, descreveu o pai.
O clube lamentou a morte do atleta nas redes sociais. “É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do nosso atleta Ezequiel (conhecido como Zequinha). Que Deus te receba com sua alegria. Nossos sentimentos a toda sua família, e pedimos que Deus os conforte nesse momento tão difícil. Família G2 em luto”, disse em nota.
O corpo de Ezequiel foi sepultado nesta segunda-feira (10), no Cemitério Parque de Goiânia.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- 5 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- ESTADO4 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- CIDADES4 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente1 dia atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro
- 6 dias atrás
Polícia encontra jornalista morto e com mãos amarradas e amordoçado