Mercados Asiáticos Encerram o Dia em Alta, Impulsionados pelo Setor de Tecnologia

As ações de Hong Kong atingiram nesta quinta-feira a maior alta em três anos, impulsionadas pelo desempenho do setor tecnológico. Investidores continuaram a apostar nas ações de inteligência artificial, além de reagirem de forma positiva às recentes medidas de apoio econômico implementadas pelas autoridades chinesas.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, registrou um avanço de 3,29%, alcançando o nível mais alto desde fevereiro de 2022. O subíndice tecnológico do Hang Seng teve um crescimento expressivo de 5,4%, marcando seu ponto mais elevado desde o final de 2021. Destaque para o Alibaba, que disparou 8,4%, atingindo seu melhor desempenho desde o final daquele ano, após o lançamento de um novo modelo de inteligência artificial, comparado ao R1 da DeepSeek, amplamente reconhecido no cenário global.
Os ganhos continuaram após uma coletiva de imprensa realizada pelas principais autoridades do banco central da China e reguladores de mercado, durante a qual foi anunciado o compromisso com novas ações de suporte à economia e aos mercados.
Na China continental, o índice de Xangai avançou 1,17%, enquanto o índice CSI300, que engloba as maiores empresas listadas nas bolsas de Xangai e Shenzhen, subiu 1,38%. O setor de semicondutores liderou os ganhos no mercado onshore, com uma alta de 4%, seguido pelo setor de bens de consumo básicos, que teve um aumento de 1,9%.
Apesar de um pacote fiscal moderado apresentado no Congresso Nacional do Povo, a reunião parlamentar anual da China, a ênfase dada ao estímulo à inovação tecnológica e ao consumo foi vista como um fator positivo, sustentando a confiança dos investidores. Laura Wang, estrategista do Morgan Stanley, destacou que a mensagem de apoio à inovação deve ajudar a manter o ímpeto do mercado.
Outros mercados asiáticos também registraram resultados mistos. Em Tóquio, o índice Nikkei avançou 0,77%, a 37.704 pontos. Em Seul, o índice Kospi valorizou 0,70%, a 2.576 pontos. Já em Taiwan, o índice Taiex teve uma queda de 0,68%, fechando a 22.715 pontos. Em Singapura, o índice Straits Times subiu 0,48%, a 3.917 pontos. Por outro lado, o índice S&P/ASX 200, de Sydney, recuou 0,57%, a 8.094 pontos.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio


Agronegócio
Expodireto 2025: Estratégias para Maximizar a Rentabilidade da Produção de Erva-Mate

Durante a Expodireto Cotrijal 2025, o 17º Fórum Florestal trouxe à tona debates sobre como valorizar a erva-mate do Rio Grande do Sul e explorar o potencial da geração de créditos de carbono. O evento destacou, ainda, a realização de um concurso para premiar a maior árvore da espécie no estado.
Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal, sublinhou a importância da preservação ambiental e os impactos positivos da iniciativa. “O Fórum Florestal é fundamental porque aborda questões essenciais para a nossa vida, como a necessidade de preservarmos as florestas e a natureza. É um espaço de reconhecimento para aqueles que, muitas vezes sem visibilidade, fazem uma enorme diferença”, afirmou.
Selia Felizari, coordenadora do Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho e presidente da Apromate, anunciou a concessão do Registro de Indicação Geográfica “Erva-mate Região de Machadinho”, conferido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 4 de fevereiro. “Este registro é um marco na valorização da erva-mate e no reconhecimento da história da colonização da região, com imigrantes italianos que chegaram em busca do ‘ouro-verde’, a erva-mate nativa”, explicou.
Os estudos para essa certificação começaram em 2014 e resultaram no registro da cultivar Cambona 4 no Ministério da Agricultura e Pecuária. A iniciativa visa conciliar produção e sustentabilidade, com práticas que incorporam espécies nativas nas áreas de cultivo. Segundo Selia, a erva-mate, quando bem manejada, oferece maior rentabilidade do que culturas como a soja. “Plantamos erva-mate junto a outras espécies nativas, e a produtividade é excelente, já que essas terras são de fácil manejo”, afirmou.
A Apromate, que reúne 591 produtores, espera que a certificação contribua para valorizar ainda mais o produto, além de incentivar o turismo e ampliar os mercados. Entre os principais importadores da erva-mate gaúcha estão Uruguai, Síria, Estados Unidos e países europeus.
Outro ponto importante abordado no fórum foi a geração de créditos de carbono por meio do cultivo de erva-mate. Gabriel Dedini, engenheiro agrônomo da Fundação Solidaridad, apresentou um projeto que visa conectar a produção agrícola ao sequestro de carbono. “Estamos trabalhando com a cultura da erva-mate no Sul do Brasil desde 2014, desenvolvendo modelos agrícolas de baixo carbono com assistência técnica responsável”, explicou Dedini.
O projeto busca criar uma rede de produção sustentável e promover a erva-mate no mercado internacional, além de gerar pagamentos por serviços ambientais. Dedini mencionou que investimentos de milhões de euros estão sendo considerados para implementar o projeto em três polos ervateiros do estado.
No encerramento do evento, foi lançado o concurso “Árvores Gigantes do Rio Grande do Sul – 2025: o ano da erva-mate”. Jaime Martinez, professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), explicou que o concurso visa identificar a maior árvore da espécie Ilex paraguariensis do estado. “Queremos despertar nos proprietários rurais o interesse pelas árvores de suas propriedades, valorizando as árvores mais antigas e geneticamente resistentes”, disse.
As inscrições para o concurso serão realizadas nos escritórios da Emater/RS, com o resultado sendo anunciado no Dia da Árvore, em 21 de setembro de 2025. O concurso será coordenado pelo Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVis) da UPF, com apoio da Emater/RS e participação de entidades do setor ervateiro.
O Fórum Florestal contou com a promoção da Emater/RS, Cotrijal, Programa Gaúcho para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Embrapa Florestas, Sindimate/RS, Sindimadeira/RS, Ageflor, Ibramate e Apromate.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio
- 6 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- ESTADO5 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente2 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro