Ministra da Saúde inaugura centro de hidratação para pacientes com dengue em São José do Rio Preto (SP)

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa nesta quinta-feira (20) da inauguração do centro de hidratação para pacientes com dengue em São José do Rio Preto (SP). A iniciativa conjunta do Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde municipal faz parte das estratégias para fortalecer a resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) às arboviroses e ampliar a rede de atendimento no município. Inicialmente, o serviço contará com o apoio da Força Nacional do SUS (FN-SUS), que já está no município desde o dia 6 de fevereiro, com 27 profissionais em atuação.
Os próximos profissionais da Força chegam em até 15 dias. Serão 10 médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e 4 farmacêuticos. Equipes de voluntários serão escaladas para períodos de 15 dias. O trabalho da Força inclui diagnóstico situacional, reorganização dos fluxos de atendimento e plano de ação.
A inauguração do centro de hidratação integra a agenda da ministra, que tem percorrido diversas cidades desde o início do ano para acompanhar de perto as ações de vigilância e assistência no enfrentamento das arboviroses.
O Ministério da Saúde também vai destinar recursos para incremento financeiro emergencial de custeio de resposta a emergências em saúde. Os recursos são para vigilância, atenção primária e média e alta complexidade.
Como parte do plano para redução das arboviroses no país, o Ministério da Saúde vem adotando as estações disseminadoras de larvicida (EDL). A armadilha consiste em um pote com água, recoberto com um tecido preto e impregnado com larvicida em pó. Ao pousar na EDL, o pó adere ao corpo do mosquito. Como as fêmeas visitam muitos criadouros para colocar poucos ovos em cada um, elas disseminam o larvicida em um raio que pode variar de 3 a 400 metros. Como parte da estratégia, o Ministério da Saúde destinou 3 mil EDLs para São José do Rio Preto.
Atendimento ampliado e estrutura reforçada
O centro de hidratação foi instalado no Complexo Swift, no Núcleo de Urgência e Emergência (NEU), localizado na Avenida Duque de Caxias, 3.900 – Jardim dos Seixas. A unidade funcionará 24 horas por dia e contará com 100 leitos para garantir atendimento contínuo à população.
A equipe será composta por 54 profissionais de saúde, incluindo dez médicos, 22 enfermeiros, 18 técnicos de enfermagem e quatro farmacêuticos. O atendimento será exclusivo para moradores de São José do Rio Preto a partir de cinco anos de idade que apresentem sintomas de dengue.
Com a abertura do novo centro, os atendimentos para casos da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São Deocleciano, Estoril e Solo Sagrado serão gradativamente reorganizados. A orientação é que, a partir desta quinta-feira, os munícipes com sintomas de dengue procurem, preferencialmente, o centro de hidratação.
Até o momento, a cidade registrou 29.435 casos prováveis de dengue e 10 óbitos caudados pela doença. Há 23 óbitos em investigação.
O estado de São Paulo decretou emergência para dengue. O decreto permite que os gestores públicos destinem recursos para conter a doença com maior celeridade.
Vacinas
Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 32.424 doses de vacinas para o município paulista. Este ano já foram enviadas 36.664 doses de imunizante.
Compromisso com o fortalecimento do SUS
A ampliação da assistência faz parte do compromisso do Ministério da Saúde com a reconstrução e o fortalecimento do SUS. A atuação integrada com estados e municípios tem sido fundamental para garantir atendimento de qualidade e ampliar a capacidade de resposta diante do aumento de casos de dengue e outras arboviroses.
Além da nova unidade, o governo federal segue investindo na distribuição de insumos, ampliação da testagem, envio de equipes especializadas da Força Nacional do SUS e na qualificação dos serviços para assegurar que a população tenha acesso rápido e adequado ao atendimento
Durante a visita ao município paulista, Nísia Trindade também vai à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tangará, ao Hospital de Base de São José do Rio Preto – Fundação Faculdade Regional de Medicina de SJRP (FUNFARME) e à UBS Estoril.
Agenda da ministra em São José do Rio Preto
- 11h – Inauguração do Centro de Hidratação no Complexo Swift – FN-SUS em parceria com a Prefeitura Municipal
- 14h – Visita à UPA Tangará
- 15h – Visita ao Hospital de Base de São José do Rio Preto – FUNFARME
- 17h – Visita à UBS Estoril
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde


SAÚDE
“Considero o Conselho a maior barreira para o negacionismo nesse país”, afirma Padilha durante reunião do CNS

Nesta quinta (13), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, marcou presença na 364ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília. A agenda recordou os cinco anos da pandemia de Covid-19, além de abordar a participação social na garantia da equidade dos direitos das mulheres e as ações do Programa Brasil Saudável. O atendimento da população em situação de rua na atenção primária também foi uma das pautas.
Esta foi a primeira participação de Padilha em uma reunião do Conselho, desde que reassumiu a pasta na última segunda (10). Durante a plenária, ele falou das suas expectativas para os próximos dois anos e agradeceu o trabalho do CNS na luta pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Alguns sentimentos me movem ao voltar para o Ministério da Saúde e um deles é consolidar a pasta com gestores municipais e estaduais. Como um espaço de controle social, o Conselho Nacional de Saúde é a maior barreira para o negacionismo nesse país e isso nos impulsiona para ser uma referência mundial”, declarou o ministro.
A presidente do CNS, Fernanda Magano, agradeceu a presença de Padilha na reunião. “É muito importante esse diálogo e os compromissos aqui estabelecidos na defesa do nosso Sistema Único de Saúde. Esperamos que essa reconstrução seja muito proveitosa para as entregas necessárias pela democracia e garantia da vida no nosso país”, declarou.
- 364ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na sede do Ministério da Saúde, em Brasília (Foto: Taysa Barros/MS)
Para o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), José Ramix, é urgente a participação e valorização da diversidade na saúde: “Precisamos estimular estratégias que fortaleçam o controle social e a gestão participativa, além de reconhecer o protagonismo dos territórios e das diversas populações dos municípios brasileiros”, observou.
Durante sua fala, o ministro reforçou o pedido de Ramix e destacou, mais uma vez, a urgência da entrega e a obsessão pela redução no tempo de espera pelos atendimentos especializados. “Só vamos conseguir fazer isso acontecer com uma atenção primária fortalecida, valorizada e equilibrada, além de reorganizar as redes de média e alta complexidade”, pontuou.
Ana Freire
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
- 6 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- ESTADO5 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente2 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro