MJ transfere 23 presos de penitenciárias federais
A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, remanejou 23 detentos do sistema penitenciário federal, incluindo Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Segundo o ministério, a transferência de parte dos presos que cumprem pena em um dos cinco presídios de segurança máxima – Brasília, Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN) e Porto Velho (RO) -, coordenados pela Senappen, é uma medida de segurança, realizada periodicamente.
“O remanejamento de presos no âmbito do sistema penitenciário federal é uma medida importante para seu perfeito funcionamento, pois visa impedir articulações das organizações criminosas dentro dos estabelecimentos de segurança máxima, além de enfraquecer e dificultar vínculos nas regiões onde se encontram as penitenciárias federais”, informou o Ministério da Justiça, em nota.
Os presos foram remanejados entres as penitenciárias federais entre a última sexta-feira (1º) e domingo (3). A medida, contudo, só foi divulgada hoje (4), sem mais detalhes. Por segurança, o ministério não informou quem são os demais presos transferidos, nem para quais unidades eles foram levados.
Beira-Mar
Beira-Mar, um dos transferidos, segundo o site G1, cumpria pena no presídio federal de Mossoró (RN), o mesmo de onde dois detentos fugiram em 14 de fevereiro deste ano. A fuga de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento foi a primeira registrada no sistema penitenciário federal desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.
A unidade potiguar estava passando por uma reforma. Investigações preliminares indicam que Mendonça e Nascimento usaram ferramentas que encontraram largadas dentro do presídio para abrir o buraco por onde fugiram de suas celas individuais, no último dia 14. Além disso, já foram identificadas várias falhas nos equipamentos de segurança, como no sistema de monitoramento.
Um processo administrativo e um inquérito da Polícia Federal foram instaurados para apurar as circunstâncias e responsabilidades pela fuga.
Fonte: EBC GERAL
GERAL
Um em cada 4 brasileiros caiu em golpe digital nos últimos 12 meses
Olhando o grau de escolaridade, os que têm ensino médio completo lideram a lista das vítimas, com 35% dos casos. Na sequência, ensinos superior, fundamental incompleto e fundamental completo.
Um em cada quatro brasileiros já perdeu dinheiro em algum golpe digital nos últimos 12 meses. E das vítimas, nove em cada dez moram em áreas urbanas. É o que revela uma pesquisa feita pelo DataSenado, um instituto do Senado Federal. O estudo avalia se as pessoas perderam dinheiro em três tipos de golpe: clonagem de cartão, invasão de contas bancárias e fraudes na internet.
As maiores vítimas desses crimes têm de16 a 29 anos, com 27% dos casos; já os que menos caem, têm de 50 a 59 anos, com 14%. E de forma contrária ao senso comum, apenas 16% dos idosos foram vítimas desses crimes. No recorte por gênero, homens e mulheres foram igualmente vulneráveis. Mas, se o critério é cor/raça, pretos, pardos e indígenas caíram mais em golpes do que brancos e amarelos: 57%.
Olhando o grau de escolaridade, os que têm ensino médio completo lideram a lista das vítimas, com 35% dos casos. Na sequência, ensinos superior, fundamental incompleto e fundamental completo.
Trinta e quatro por cento dos que caíram em golpes são desocupados ou estão fora da força de trabalho. E a maioria das vítimas ganha até dois salários-mínimos. Agência Brasil
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Acidente5 dias atrás
Em Ceres, acidente no centro da cidade deixa três feridos
- Acidente6 dias atrás
Acidente tira vida de jovem próximo de Itaguari
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, homem é morto na frente da filha durante briga em rodeio
- VALE DO SÃO PATRÍCIO2 dias atrás
Última Pesquisa eleitoral antes das eleições aponta vitória de Edmario em Ceres
- CIDADES4 dias atrás
Em Goiás, tempestades, granizo e rajadas de vento já tem previsão para atingir cidades
- Acidente3 dias atrás
Em Jaraguá, mãe morre após ser atingida por carro com filha na garupa de moto
- SAÚDE5 dias atrás
Parceiros na recuperação e alegria dos pacientes do HDT
- CIDADES5 dias atrás
Incêndio atinge 163 veículos no pátio da SMM em Goiânia; Assista