Operação Ábdito da PF apura morte de indígenas em Roraima

Publicados


A identificação de envolvidos na morte de dois indígenas em junho deste ano, na Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais que atuariam na região é o objetivo da Operação Ábdito, da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (29).

Na ação, policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em Boa Vista (RR), expedidos pela 1ª Vara Federal de Roraima. A apuração do caso começou imediatamente após terem ocorrido as mortes e diligências foram realizadas pela PF na região do conflito, dentro da Terra Indígena Yanomami.

As investigações indicam que um grupo de indígenas estaria caçando, em região isolada, na mata, quando se depararam com garimpeiros armados, que os perseguiram e atiraram. Somente o corpo de uma das vítimas foi encontrado. No local foram encontrados indícios de atividade de pesquisa para o garimpo ilegal e de um acampamento utilizado pelos garimpeiros, bem como evidências das mortes, como cartuchos de espingardas deflagrados.

Leia Também:  Brasil tem mais de 270 animais exóticos que ameaçam biodiversidade

Em junho a Polícia Federal identificou um dos suspeitos do crime, atualmente foragido, e pediu sua prisão preventiva, os agentes também cumpriram mandados em endereços relacionados ao investigado. Os policiais constataram que o garimpeiro conta com o apoio de uma rede de familiares e amigos que estariam, ativamente, atrapalhando as investigações e teriam possibilitado a sua fuga. Além de buscar a qualificação dos demais garimpeiros, a operação também busca desarticular os “apoiadores” e investigar sua participação em crimes como associação criminosa e favorecimento pessoal.

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Radioagência Nacional vence Prêmio de Jornalismo do Poder Judiciário

Publicados

em

A série de reportagens Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Radioagência Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foi a vencedora na categoria jornalismo de áudio no eixo 3 do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. A premiação foi entregue nesta quarta-feira (24), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília.

De autoria de Eliane Pereira Gonçalves e equipe, a série aborda os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, completados em 2023, e como está sendo aplicada. O prêmio é dividido em cinco eixos, relacionados a diferentes tribunais superiores. O trabalho da Radioagência Nacional foi premiado no eixo 3, do Superior Tribunal de Justiça. 

Na cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou o importante papel dos veículos de comunicação no combate à desinformação, aos discursos de ódio e teorias conspiratórias. “Nós nunca precisamos tanto da imprensa como nós estamos precisando agora”, disse. 

Leia Também:  Brasil tem mais de 270 animais exóticos que ameaçam biodiversidade

A EBC foi finalista em outras categorias, com quatro episódios do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, e um especial da Rádio Nacional de Brasília.

Ao todo, foram 261 trabalhos inscritos nas categorias disponíveis. As comissões julgadoras, constituídas pelos tribunais, foram compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa. 

O prêmio é uma ação conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM) para celebrar o 35º aniversário da Constituição Federal de 1988 (comemorado em 5 de outubro do ano passado) e promover uma reflexão sobre os direitos que ela assegurou.

Fonte: EBC GERAL

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA