Petrópolis amplia imunização bivalente contra covid-19

A Prefeitura de Petrópolis decidiu ampliar o esquema de vacinação contra a covid-19. A partir deste sábado, gestantes e puérperas poderão receber doses da vacina ambivalente da Pfizer. Na próxima segunda-feira, o grupo prioritário é o de trabalhadores da área da saúde e pessoas com deficiência. A Secretaria de Saúde do município disse que o novo esquema de vacinação segue nota técnica do Ministério da Saúde.
Nem todos os postos de saúde vão ter as doses disponíveis em um primeiro momento. Quem se encaixa nos grupos prioritários deve estar atento aos locais específicos de vacinação. No sábado, ela acontece apenas no Centro de Saúde do Itamarati, das 8h30 às 16h30, ou na Academia da Saúde, no Parque Cremerie, de 12h às 16h30. Na segunda-feira, a vacina vai estar disponível em nove postos do município.
“Recebemos, nesta terça-feira, um lote com 11.220 doses, que vão abastecer esses nove postos. É fundamental que as pessoas compareçam para receber o imunizante e completar o esquema vacinal. Temos percebido uma baixa procura. A previsão é de imunizar 32.609 pessoas nesta primeira fase e, até este momento, 8.142 pessoas já tomaram esse reforço”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
A vacinação da Pfizer bivalente começou no dia 27 de fevereiro em Petrópolis. Para receber as doses, não é necessário agendar, mas a pessoa deve ter recebido as duas primeiras doses da vacina contra covid-19, há 4 meses ou mais. A previsão é que, a partir de 17 de abril, os próximos grupos a receberem a vacina sejam trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), população encarcerada (a partir de 18 anos), adolescentes que cumprem medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema carcerário.
Edição: Kelly Oliveira
Fonte: EBC Saúde


SAÚDE
Encontro promove troca de experiências internacionais no cuidado a pessoas com sífilis

O Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) promoveu, na terça-feira (11), o webinário Atuação da Enfermagem na Atenção às Pessoas com Sífilis – Relatos de Experiências. O evento, moderado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em cooperação internacional com o Ministério de Saúde e Bem-estar Social do Paraguai, reuniu profissionais e gestores de enfermagem do Brasil e do Paraguai, proporcionando um espaço para a troca de experiências sobre as melhores práticas no tratamento da sífilis.
Durante o evento, a Coordenação-Geral de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis brasileira destacou a relevância da troca de experiências entre os profissionais de Saúde entre os dois países para a atualização das práticas de prevenção e manejo da doença, principalmente em gestantes e populações mais vulnerabilizadas, destacando a participação ativa dos profissionais de enfermagem e a colaboração internacional para fortalecer o combate à sífilis na América Latina.
As representantes do Paraguai, enfermeiras Lucia Belém Martinez Alderete e Alan Nícolas Ascona Gonzales, compartilharam experiências no combate à sífilis congênita, com foco em estratégias de monitoramento e gestão. No Brasil, a enfermeira Ivani Gromann apresentou o trabalho realizado na Atenção Primária à Saúde em Cacoal (Rondônia), enquanto o enfermeiro Erasmo Diógenes discutiu as abordagens no atendimento de pessoas em situação de rua em São José do Rio Preto (São Paulo) e Maria Alix (Ceará) sobre o uso racional da penicilina.
O webinário também destacou os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde – especialmente em relação à interpretação de exames e à avaliação de cicatrizes sorológicas, que podem levar à tratamentos inadequados, principalmente em gestantes.
Outro ponto discutido foi o uso racional da penicilina no tratamento da sífilis, um medicamento regulamentado para prescrição pela enfermagem, mas que ainda enfrenta desafios para garantir que todos os profissionais de saúde estejam qualificados para utilizá-la corretamente.
Em relação ao atendimento a pessoas em situação de rua, foi apresentado o modelo de cuidado desenvolvido em São José do Rio Preto, enfatizando a distribuição de kits de saúde e a realização de exames no local.
Swelen Botaro e João Moraes
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde
- 7 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- ESTADO6 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- Acidente3 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro