Projeção de Produção de Trigo no Brasil para a Safra 2025/26 Deve Alcançar 8,975 Milhões de Toneladas

Publicados

A StoneX divulgou sua primeira estimativa para a safra 2025/26 de trigo no Brasil, apontando para um aumento de 17,3% na produção, que deve alcançar 8,975 milhões de toneladas. Embora a previsão seja positiva no que tange à produção, o levantamento indica uma redução na área destinada ao cultivo do cereal em comparação com a safra anterior.

A principal razão para a diminuição da área plantada está relacionada às preocupações com as condições climáticas, dificuldades no acesso ao crédito e frustrações decorrentes das safras passadas. Embora os incentivos de preços mais altos não tenham sido suficientes para compensar as dificuldades enfrentadas pelos produtores, a expectativa é de que a área nacional sofra uma redução de cerca de 5%, impulsionada pela queda nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.

Entretanto, há um cenário positivo para outros estados, como Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás, que devem apresentar aumento na área cultivada, compensando parcialmente as perdas nas principais regiões produtoras. Além disso, espera-se uma recuperação na produtividade do trigo, após um ciclo marcado por secas prolongadas, chuvas e geadas no sul do Brasil em 2024.

Leia Também:  Índice CEAGESP Registra Queda de 5,52% em Janeiro, com Destaque para o Setor de Frutas

No que diz respeito ao mercado nacional, a possível elevação na produção deve reduzir significativamente a necessidade de importações, com os volumes previstos ficando abaixo das 6 milhões de toneladas. No entanto, a moagem deve seguir um ritmo mais lento no início de 2025, refletindo uma menor demanda interna por trigo, com uma expectativa de queda de 1,5% nas aquisições em relação ao ano anterior.

As exportações, por outro lado, devem ser favorecidas pela maior produção, com o Rio Grande do Sul se destacando no aumento de sua capacidade exportadora. A recuperação das atividades no terminal portuário afetado pelas enchentes em maio de 2024 permitirá uma ampliação nas remessas ao exterior. O cenário cambial também se apresenta favorável, com perspectivas de alta no valor do dólar, o que torna o trigo brasileiro mais competitivo no mercado internacional.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

China Desenvolve Batatas Adaptadas ao Clima Quente

Publicados

em

Com o aquecimento global ameaçando a produtividade agrícola, cientistas chineses estão empenhados no desenvolvimento de variedades de batata capazes de prosperar em temperaturas elevadas. O projeto visa mitigar os impactos climáticos sobre a agricultura e garantir a segurança alimentar em um cenário de crise, onde as mudanças climáticas ameaçam afetar a produção de alimentos essenciais.

A pesquisa está sendo conduzida em uma instalação no noroeste de Pequim, onde as plantas são cultivadas sob temperaturas simuladas, três graus acima da média das principais regiões produtoras de batata da China, como Hebei e Mongólia Interior. Os primeiros resultados indicam que o calor acelera o crescimento das batatas em até 10 dias, mas, ao mesmo tempo, pode reduzir consideravelmente sua produtividade, o que exige o desenvolvimento de novas estratégias para garantir a viabilidade da cultura.

O projeto faz parte de um esforço global e conta com a colaboração do Centro Internacional da Batata (CIP), no Peru, além do apoio do governo chinês. Os pesquisadores não apenas buscam variedades mais resistentes ao calor, mas também investigam formas de adaptação agrícola para enfrentar eventos climáticos extremos, como secas e inundações, com o objetivo de assegurar a continuidade da produção.

Leia Também:  Inflação projetada para 2025 sobe pela 17ª vez e atinge 5,58%, aponta Boletim Focus

Diante dos desafios impostos pela crise climática, a China, maior produtora mundial de batatas, aposta na inovação científica para enfrentar os efeitos do aquecimento global. Este esforço evidencia a crescente necessidade de investimentos em tecnologia agrícola para proteger cultivos essenciais à segurança alimentar mundial. As informações foram divulgadas pelo portal Brasil Amazônia Agora, em uma publicação no LinkedIn.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA