Região metropolitana de SP precisa de doações de sangue

Publicados


Os bancos de sangue que abastecem a região metropolitana de São Paulo estão em estado crítico e precisam de doações, informou a prefeitura da capital e a Fundação Pró-Sangue. A ação solidária consiste em doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos, intervenções médicas, feridos e pacientes de doenças crônicas graves. 

Os tipos sanguíneos O-, O+, A-, A+ e B- estão com volume em estado crítico. A quantidade é suficiente para suprir o abastecimento por apenas 1 dia.

Bancos de sangue estão seguros

Para garantir a segurança dos doadores, os bancos de sangue adotaram medidas contra o coronavírus. Com a finalidade de evitar aglomerações, os atendimentos são feitos com hora marcada. Além disso, locais como salas de espera e de coleta foram redimensionados para evitar o contato próximo entre as pessoas.

Vacina e doação

As pessoas que foram vacinadas contra Covid-19 devem esperar um curto prazo para doar. No caso de quem tomou a CoronaVac, o prazo é de 48h. Para quem foi imunizado com a vacina da AstraZeneca/Oxford, a espera deve ser de 7 dias após cada dose.

Leia Também:  Rio: situação melhora, mas há regiões com risco alto para covid-19

Importância da doação

Por mês, cerca de 20 mil pessoas recebem as bolsas de sangue da Fundação Pró-Sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. A entidade destaca que o sangue é insubstituível e, por isso, é importante manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar.

Para doar sangue procurar um banco de sangue a agendar o atendimento. Clique aqui e confira os locais de doação na cidade de São Paulo. 

No estado de São Paulo, as doações podem ser feitas nos seguintes hemonúcleos:

Hemonúcleos no estado de São Paulo:

Hemonúcleo de Araçatuba
Av. Arthur Ferreira da Costa, 330 – Aviação
Araçatuba
Hemonúcleo de Araraquara
Rua Expedicionários do Brasil, 1.621 – Centro
Araraquara
Hemonúcleo de Barretos
Rua Antenor Duarte Villela, 1.331 Dr. Paulo Prata
Barretos
Hemonúcleo de Bauru
Rua Monsenhor Claro, 888 – Centro
Bauru
Hemonúcleo de Catanduva
Rua 13 de Maio, 974
Centro, Catanduva
Hemonúcleo de Hematologia e Hemoterapia de Piracicaba
Rua 13 de Maio, 974 – Centro
Catanduva
Leia Também:  Reajustes de planos de saúde voltam a ser pagos em janeiro
Hemonúcleo de Hematologia e Hemoterapia de Santos
Rua Osvaldo Cruz, 197 – Boqueirão
Santos
Hemonúcleo de Taubaté
Av. Inglaterra, 190 – Jardim das Nações
Taubaté
Hemonúcleo de Hemoterapia de Fernandópolis
Rua Simão dos Santos Gomes, 266
Fernandópolis
Hemonúcleo de Hemoterapia de Franca
Av. Dr. Hélio Palermo, 4.181 – Vila Santa Eugênia
Franca
Hemonúcleo de Hemoterapia de Presidente Prudente
Rua Wenceslau Bras, 5 – entrada pela Av. Cel. Marcondes, embaixo da 2ª rampa do Pronto Socorro da Santa Casa
Presidente Prudente

Mais informações no site www.prosangue.sp.gov.br ou no Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.

Edição: Claudia Felczak

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Parceria entre Google e Ministério da Saúde deve melhorar acesso a UBS

Publicados

em

O Ministério da Saúde firmou parceria com a empresa Google para aprimorar o acesso a informações sobre as unidades básicas de saúde (UBS). A parceria, anunciada nesta quinta-feira (18), inclui a difusão de informações sobre localização, contato e horário de funcionamento, além do calendário de vacinação. 

Segundo a pasta, o trabalho envolve a atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo ministério.

A partir de agora, também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.

“Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, ‘vacinação perto de mim’, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização”, informou o Ministério da Saúde.

De acordo com o ministério, a iniciativa vai contribuir para reforçar junto à população a necessidade de aderir às campanhas de vacinação, tendo em vista a queda de cobertura vacinal verificada nos últimos anos.

Leia Também:  Rio: situação melhora, mas há regiões com risco alto para covid-19

Segundo o Google Trends, ferramenta que mostra quais são as palavras-chave e os assuntos mais pesquisados pelas pessoas na internet, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros na classificação mundial. 

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA