Seca no Amazonas cria dificuldades para deslocamento de ribeirinhos
A situação crítica do Rio Negro, no Amazonas, tem afetado a vida da população ribeirinha local que enfrenta problemas de acessibilidade para sair e voltar às suas comunidades. Na Marina do Davi, principal terminal público de Manaus para deslocamento a comunidades ribeirinhas, – a exemplo de Igarapé, Tarumã Mirim, Praia da Lua e Praia do Tupé -, o cenário é de muita dificuldade para a população que precisa chegar a diferentes locais.
Na Marina, após descer uma ladeira, os passageiros têm de caminhar quase um quilômetro atravessando lama, bancos de areia, pontes precárias de madeira, em um percurso arriscado, até chegar ao local onde aguardam os pequenos barcos que ainda conseguem fazer a travessia. É o caso da dona de casa Madalena Soares Fernandes, de 73 anos, que toda vez que precisa se deslocar enfrenta essa saga. Moradora de Tarumã, dona Madalena reclamou à Agência Brasil sobre a dificuldade de caminhar para chegar até o local de embarque.
“É muita dificuldade, com muita areia. Está difícil de chegar em casa, está horrível. Vamos esperar, não é?”, disse a dona de casa referindo-se à volta do período de chuva.
Segundo dona Madalena, já são quase três meses enfrentando essa situação. Ela relatou ainda ter vivido uma seca similar, em 2010, mas de curta duração. “Em 2010 deu, mas não foi tanto quanto neste [período], entendeu? Foi uma seca grande, mas rápida. Essa aqui não, está sendo demorada”, disse.
Entre as compras que tenta levar para casa está um garrafão de água. Para auxiliar no transporte, ela contratou uma pessoa para carregar o saco com ração para as galinhas que cria. Entre sorrisos, dona Madalena contou que após o desembarque em Tarumã precisaria caminhar cerca de três horas para chegar em casa, já que, com o rio seco, o barco não consegue entrar na comunidade. No caminho, não contará com o auxílio do filho que mora com ela, para transportar as compras.
“Quando está cheio, o barco vai até perto de casa e agora acho que demora umas três horas para chegar”, afirmou. “E ele [o filho] nem está aqui, só vamos eu e Deus”, completou,
O cenário desafiador também gera oportunidades diversas para os moradores locais, que encontram na dificuldade vivenciada por uns a oportunidade de gerar renda. É o caso de Leandro da Silva, de 27 anos, que trabalha na Marina carregando mercadorias de quem quer atravessar para as comunidades. Ele foi contratado para transportar a ração das aves de dona Madalena.
“A gente carrega tudo, tanto variedades quanto mudanças e dá para fazer uma moeda”, disse Leandro à Agência Brasil. Segundo o jovem, o expediente começa bem cedo e acaba, em geral, por volta das 17h, em razão das dificuldades para voltar à comunidade.
Na volta, ele segue um caminho similar ao traçado por dona Madalena. “A maior dificuldade é na comunidade – o que era feito em 15 minutos você faz em uma hora de perna, areia, praia, lama”, observou Leandro, refletindo sobre a situação vivenciada na marina. “A seca quebra as pernas de todo mundo, tem gente que sobrevive de flutuante e pode ver, tudo parado. As lanchas não passam, agora só as rabetinhas (tipo de embarcação), ainda encalhando porque está seco”, resumiu.
A situação dos flutuantes, encalhados na Marina do Davi desde outubro, também é preocupante. Localizada no bairro Ponta Negra, às margens do Igarapé do Gigante, a marina também é utilizada para passeios turísticos no Rio Negro.
Um grupo de 56 barqueiros, organizados em torno da Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf), presta tanto serviços para as comunidades, quanto realiza passeios turísticos na região.
Um dos cooperativados, João da Rocha Lopes, 52 anos, também disse à Agência Brasil que só tinha visto uma seca similar em 2010, mas com impacto muito menor. Parado desde outubro, ele contou que está sobrevivendo como pode.
“A gente se vira com o que tem, com o que conseguiu ganhar e guardar um pouquinho, não é? Vai se virando, afirmou. “Perdeu o comércio, perderam muitas áreas”. Por exemplo, o Uber parou o movimento. Alguns colegas nossos ainda estão trabalhando na rabeta. A gente trabalha com sete comunidades e os transportes estão sendo feitos por meio de rabetinhas, que andam praticamente na lama. E eles [os moradores] têm necessidade de ir e vir, porque precisam comprar alimentos, remédios, precisam fazer essa locomoção”.
Seca
Após a volta de nuvens de fumaça em pontos de Manaus durante o fim de semana, o Instituto Nacional de Meteorologia lançou alerta de perigo para a possibilidade de chuvas intensas na capital amazonense. O alerta, divulgado nessa segunda-feira (20), vale até esta terça (21) e também abrange regiões dos estados do Acre, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e Roraima.
Segundo o Inmet, o alerta vale para as regiões do vale do Acre, leste rondoniense, centro amazonense, sudoeste amazonense, norte mato-grossense, sul amazonense, norte amazonense, madeira-guaporé, sul de Roraima, vale do Juruá,e sudoeste paraense.
Em Manaus, a nuvem de fumaça que deixou o céu cinzento voltou no sábado (18) e pôde ser observada até a manhã de ontem. No início da tarde, a cidade registrou chuva em pontos isolados. Segundo o monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas, a qualidade do ar em boa parte da capital ficou moderada.
O estado do Amazonas enfrenta seca severa, com o Rio Negro alcançando o pior marca em 121 anos, quando começaram as medições. No dia 26 de outubro, a cota do rio chegou ao nível mais baixo registrado, ficando em 12,7 metros. No início de novembro começou a subir, ficando novamente acima dos 13 metros. A última medição registrada pelo Porto de Manaus, no dia 17 deste mês, mostrou recuo no volume, com a calha do Rio Negro ficando em 12,96 metros.
De acordo com o mais recente boletim divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, todos os 62 municípios do estado permanecem em situação de emergência. São 598 mil pessoas e 150 mil famílias afetadas.
Fonte: EBC GERAL
Cultura
Veja cinco orações para a noite de Natal
Pensando nisso, confira algumas orações que podem deixar esse momento ainda mais cheio de emoção e significado. Para fazer em família ou em silêncio, elas são perfeitas para trazer boas energias e fortalecer o espírito natalino!
A noite de Natal é sinônimo de renovação e espiritualidade, além de uma oportunidade para celebrar a vida e estar com quem amamos. Nesse clima de amor e fraternidade, nos reunimos para agradecer as conquistas, pedir proteção e reafirmar nossos desejos de paz e harmonia.
Pensando nisso, confira algumas orações que podem deixar esse momento ainda mais cheio de emoção e significado. Para fazer em família ou em silêncio, elas são perfeitas para trazer boas energias e fortalecer o espírito natalino!
1. Oração para pedido especial no Natal
Ó, Doce Criança de Belém, permiti-nos compartilhar os nossos corações neste profundo mistério de Natal. Coloque nos corações dos homens e das mulheres essa paz que eles procuram, por vezes tão desesperadamente, e que apenas Vós podeis dar a eles. Ajude-os a conhecer melhor um ao outro, e a viver como irmãos e irmãs, filhos do mesmo Pai. Revelai também Vossa beleza, santidade e pureza. Despertai, em seus corações, o amor e a gratidão por Sua infinita bondade. Reúna todos no Vosso amor e dai-nos a Vossa paz celestial. Amém.
2. Oração para o tempo de Natal
Ó, Jesus, nascido em Belém, quisestes aparecer neste mundo despojado de Vossa divindade e de toda a grandeza humana. Não permitiste que os esplendores da divindade resplandecessem em Vossa humanidade como no Monte Tabor, mas em tudo Fostes igual a nós, exceto no pecado. Nós Vos vimos submetido aos limites da natureza humana sofredora. Quisestes necessitar dos cuidados maternos, como toda criança, e participar da condição dos pobres, nascendo numa gruta.
Quisestes ser perseguido pelo poderoso Herodes e viver exilado no Egito. A tudo Vos submetestes para aproximar-Vos de nós, para serdes um dos nossos e ensinar-nos o caminho para o Pai. Dai-nos seguir Vossos passos. Que também nós saibamos aproximar-nos de todos, especialmente dos pobres, humildes e das crianças com nossas palavras e nossos exemplos. Ó Jesus, que jamais sejamos ocasião de escândalo para os humildes e pequenos, pois deles é o Reino dos Céus.
3. Oração para um Natal próspero
Pai amoroso, ajuda-nos a recordar o nascimento de Jesus, para que possamos partilhar a canção dos anjos, a alegria dos pastores e a adoração dos sábios, fechar a porta do ódio e abrir a porta do amor em todo o mundo. Que a bondade venha com cada presente e bons desejos em cada saudação.
Livrai-nos do mal pela bênção que Cristo traz e nos ensina a ser alegres com o coração limpo. Que a manhã de Natal nos faça felizes por sermos Teus filhos, e a noite de Natal nos leve para as nossas camas com pensamentos de gratidão, perdoando e perdoado, pelo amor de Jesus. Amém.
4. Oração para a ceia de Natal
Deus do Natal e de todos os dias, doador de todos os dons, nós Te agradecemos pelas muitas maneiras com que nos abençoas e por cada pessoa reunida ao redor desta mesa. Abençoa-nos, Senhor, a nós, à nossa comida e à nossa companhia. Abençoa, Senhor, aqueles que amamos e que não estão aqui conosco. Recordamos, com gratidão e amor, o Teu humilde nascimento nas nossas vidas e oramos pelos que não têm comida, nem família, nem amizade neste momento.
Recordamos o estábulo em que Tu nasceste e oramos por quem não tem onde viver. Recordamos a Tua fuga para o Egito e rezamos pelos perseguidos e refugiados. Juntamente com os Teus anjos, damos glória a Deus nas alturas e rezamos pela paz e pela boa vontade entre os homens na terra. Ajuda-nos a ver o que realmente importa e a responder com fé, esperança e amor. Faz do nosso coração um presépio para o Menino Jesus. Mantém-nos seguros e perto de Ti neste ano que está a chegar. Porque Tu és nosso Senhor, no Natal e sempre. Amém.
5. Oração pedindo por paz e fraternidade
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo!
Bendito sejas, Deus nosso Pai, porque na alegria do Teu amor nos dás Jesus, feito Menino.
Na sua pobreza, encontramos a nossa maior riqueza. Na sua fragilidade, vemos a nossa força. Na sua fraternidade, somos renovados.
Todos amados inesperadamente nos sentimos animados no caminho, dando passos de fraternidade.
O Teu amor encontrou tantos homens e mulheres que agora nos inspiram uma fraternidade que alegra, cura e salva.
No meio de nós, presides a esta fraternidade, abençoando a nossa mesa e abrindo os nossos olhos e ouvidos aos presépios dos nossos dias, às fomes de paz e de amor de tantos irmãos nossos.
Nesta noite santa, pedimos o dom da paz e da fraternidade que curam as feridas da humanidade. Bendito sejas, Deus nosso Pai, agora e para sempre.
Amém. Bendigamos ao Senhor! Graças a Deus!
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Agronegócio3 dias atrás
Mercado bilionário de cálculos bovinos atrai criminosos e exige maior segurança
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Nota de falecimento – SD Hugo Leonardo Ferreira de Souza
- BRASIL6 dias atrás
PRF intensifica fiscalização em todo o Brasil
- ARTIGO7 dias atrás
Proteger infraestruturas críticas nunca foi tão urgente
- ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Paolla Oliveira encanta seguidores com ensaio deslumbrantes: ‘Maravilhosa!’
- VALE DO SÃO PATRÍCIO2 dias atrás
Caminhão quebrado causa lentidão no trânsito na BR-153 próximo ao distrito de Jardim Paulista, em Nova Glória; Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de funcionário suspeito de desviar R$ 3 milhões da empresa onde trabalhava; Assista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Operação integrada DOF/MS, COD/GO E FICCO/GO resulta em apreensão de grande quantidade de maconha