Veja os 5 carros sem IPVA mais vendidos na internet

Publicados


source

As regras para isenção na cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) variam de estado para estado. Em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul, estão livres do pagamento do imposto os carros com mais de 20 anos de fabricação.

Pois a OLX resolveu fazer um levantamento dos modelos de carro com duas ou mais décadas de fabricação que foram os mais vendidos na plataforma em 2020. A lista é encabeçada pelo VW Gol, que apesar de já não liderar o ranking de emplacamentos ainda é o automóvel mais negociado no mercado de usados.

“A possibilidade de isenção do IPVA, que é um imposto de valor considerável, e o alívio nas finanças que isso pode permitir, torna esses modelos atraentes, apesar do tempo de uso. E o fato de o VW Gol ter liderado as vendas de carros novos no país por quase três décadas consecutivas faz dele o líder natural entre os automóveis usados”, analisa Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX. Confira abaixo a relação dos “velhinhos” mais vendidos.

1 – Volkswagen Gol

VW Gol G4: no mercado de usados, o hatch compacto ainda é o campeão de vendas no Brasil hoje em dia
Divulgação

VW Gol G4: no mercado de usados, o hatch compacto ainda é o campeão de vendas no Brasil hoje em dia

Lançado em 1980 e tendo passado pela última grande renovação em 2008, o veterano Volkswagen Gol fechou o ano passado como o modelo mais emplacado da marca alemã no mercado brasileiro. Pois esse apelo se repete no mercado de usados.

Leia Também:  Stellantis quer ter 39 modelos eletrificados até o final de 2021

Dentre os Gol isentos de IPVA, um destaque vai para os modelos “G3”. Lançado em 1999, esta primeira reestilização do Gol “bolinha” trouxe para o compacto um interior mais refinado, com elementos dos Volkswagen importados da época além de equipamentos como o airbag duplo.

2 – Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa é um modelo que também tem boa procura entre os modelos usados no Brasil
Divulgação

Chevrolet Corsa é um modelo que também tem boa procura entre os modelos usados no Brasil

O Chevrolet Corsa foi lançado no Brasil em janeiro de 1994, menos de um ano depois do lançamento europeu. Apesar do apelo popular, era bem mais moderno do que os concorrentes e gerou até filas de espera na época.

Você viu?

Além das versões racionais, como o Wind 1.0 e os GL 1.4 e 1.6, o Corsa brasileiro de 1ª geração tinha a interessante versão esportiva GSi, hatch de duas portas que combinava um kit aerodinâmico exclusivo com um motor 1.6 16V importado de 108 cv.

3 – Fiat Uno

Fiat Uno: outro veterano que ainda faz certo sucesso no mercado de usados no Brasil  durante a pandemia
Divulgação

Fiat Uno: outro veterano que ainda faz certo sucesso no mercado de usados no Brasil durante a pandemia

Outro modelo bastante negociado na OLX é a versão original do Fiat Uno . Produzido no Brasil de 1984 até 2013, ficou conhecido pela combinação de dimensões externas compactas com bom espaço interno e pela robustez mecânica.

Leia Também:  São Paulo registra 5 mil roubos e 13 mil furtos de carros no 1º trimestre

Além do icônico Mille, que foi o primeiro popular 1.0 do Brasil, o Fiat Uno podia ser adquirido nos anos 1990 na sofisticada versão CSL (que trazia luxos raros na época, como o ar-condicionado) e na hoje rara versão esportiva Turbo, que usava um propulsor 1.4 de 118 cv e chegava a 195 km/h.

4 – Fiat Palio

Fiat Palio é outro modelo que saiu de linha no Brasil, mas continua vendendo bem entre os usados
Divulgação/Fiat-Chrysler Automóveis

Fiat Palio é outro modelo que saiu de linha no Brasil, mas continua vendendo bem entre os usados

O Fiat Palio  surgiu em 1996 com a missão de substituir o Uno no mercado brasileiro. Apesar de não ter cumprido com êxito essa atribuição inicial, permaneceu nos anos seguintes como um dos mais fortes concorrentes do Volkswagen Gol na liderança do ranking brasileiro de vendas.

Na primeira leva, uma das variações mais interessantes era a topo de linha 16V. Equipada com um motor 1.6 de 106 cv, que permitia ao hatch atingir 188 km/h, este foi o primeiro compacto nacional a contar com a opção do airbag duplo.

5 – Volkswagen Fusca

VW Fusca, que deixou de ser produzido no Brasil em 1996 ainda aparece entre os cinco carros usados mais vendidos no Brasil
Divulgação

VW Fusca, que deixou de ser produzido no Brasil em 1996 ainda aparece entre os cinco carros usados mais vendidos no Brasil

Em meio a uma série de veículos mais “modernos” e com apelo mais racional, o Volkswagen Fusca surpreende e foi o 5º modelo veterano mais negociado na plataforma em 2020. Uma explicação para isso é que poucos modelos de automóveis se tornaram clássicos sem perder o seu apelo racional.

De manutenção simples e barata, acaba se tornando uma opção interessante para quem busca o seu primeiro antigo. Os últimos VW Fusca brasileiros deixaram a linha de montagem em 1996, ano em que a marca lançou a edição limitada Série Ouro para marcar a despedida do carrinho. Veja abaixo como ficou o ranking dos 10 usados que não pagam IPVA mais vendidos pelo site da OLX.

1 – VW Gol
2 – Chevrolet Corsa
3 – Fiat Uno
4 – Fiat Palio
5 – VW Fusca
6- Ford Escort
7 – VW Kombi
8 – Chevrolet Vectra
9 – VW Parati
10 – Chevrolet Monza

Fonte: IG CARROS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CARROS E MOTOS

Fomos à Serra Gaúcha conferir um Rally de motonetas clássicas

Publicados

em

Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero
Divulgação

Ainda bem cedo, os competidores se dirigem à largada. A temperatura esteve próxima do zero

Neste último fim de semana fui até o Rio Grande do Sul acompanhar a terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica , promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA. A etapa chama-se Rally dos Vinhedos e é organizada pelo Veteran Car Club dos Vinhedos , sediado no município de Bento Gonçalves , na Serra Gaúcha.

Só o fato de estar em uma região tão bela, tão bem dotada pela natureza, já vale qualquer dificuldade em chegar, visto que fica no extremo sul do país, região que é bem conhecida pelas baixas temperaturas , especialmente no inverno. Mas é justamente isso que faz do lugar um destino tão desejado.

O Rally dos Vinhedos está comemorando sua décima edição, reunindo 129 veículos antigos e clássicos para um passeio cronometrado pelas estradas da região, passando por municípios como Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Pinto Bandeira e Santa Tereza. O mais interessante foi a participação de 13 intrépidos pilotos de motonetas clássicas , que enfrentaram a temperatura de quase zero grau no momento da largada.

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso
Divulgação

As motonetas cruzaram alguns centros urbanos durante o percurso

Leia Também:  VW ID.4 chega à linha 2023 com nova versão de entrada

E mais, diferentemente dos automóveis, que têm um piloto e um navegador, que além de lhe fornecer a velocidade ideal para cada trecho também indica o caminho a ser seguido, no scooter o piloto faz sozinho todos os trabalhos.

Claro, sendo um rally de veículos antigos , essas motonetas, que atualmente são conhecidas por scooters , são de época, de um tempo quando ainda não tinham esse apelido.

Dos 13 participantes, 11 deles pilotavam Vespa nacionais dos anos 80, que eram fabricadas em Manaus, AM, pela Piaggio . Os outros dois pilotavam Lambretta Li 150 , fabricadas nos anos 60. Vespa e Lambretta eram (e são) eternos rivais nesse segmento dos veículos de duas rodas.

Um rally de regularidade , que também pode ser chamado de passeio cronometrado, avalia a capacidade do piloto em manter as médias de velocidade pré-estabelecidas, que figuram na planilha com o roteiro. Quanto mais próximo o tempo de passagem pelos vários pontos de controle distribuídos pelo percurso, menos pontos o participante perde. No final, quem perder menos pontos, de acordo com um regulamento complexo, vence a prova.

Leia Também:  KTM lança linha 2023 da agora nacional 250 SX-F voltada ao motocross

Entre as motonetas, o vencedor foi André Sain, de Bento Gonçalves, pilotando (e navegando) a Vespa PX 200 1986 de número 21. André teve 78 pontos perdidos nessa etapa.

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986
Divulgação

O vencedor André Sain, com sua Vespa PX 200 1986

Em segundo lugar chegou Daniel Orso, também de Bento Gonçalves, com a Vespa PX 200 Elestart 1987 de número 24, com 84 pontos perdidos. Em terceiro lugar ficou Rodrigo Nenini, de Garibaldi, com a Vespa PX 200 1986 de número 22, com 123 pontos perdidos.

Fonte: Carros

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA