Consórcio dos aterros sanitários é discutido entre prefeitos
Os prefeitos de Jaraguá (Ival Avelar), São Francisco (Luiz Antônio) e Jesúpolis (Wygnerley Morais), participaram na quarta-feira, 25, de uma reunião no Palácio do Sol, sede da Prefeitura de Jaraguá, para discutir o futuro do CORSAP (Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e Águas Pluviais da região do Vale do São Patrício), responsável por encontrar uma solução para o problema dos aterros sanitários. Hoje mais de 60% dos municípios brasileiros estão irregulares e não conseguiram atender a Lei de Resíduos Sólidos.
Durante a reunião, ficou acertada uma força tarefa dos municípios, na atuação conjunta de um plano de metas. De acordo com Gilmar Mauricio, Assessor de Planejamento de Jaraguá, a situação que já era complicada se agravou ainda mais este ano, porque nenhum deputado federal destinou recursos em suas emendas parlamentares para ajudar os municípios. “Sem dinheiro, qualquer solução é inviável” ponderou.
Para atender a Lei de Resíduos Sólidos, e as constantes notificações do Ministério Público e do Poder Judiciários, os municípios que já carregam diversas obrigações empurradas a eles pelo Estado e a União, precisam agora encontrar uma fonte de financiamento para construir os aterros sanitários.
O assessor de planejamento de Jaraguá, disse que esses mesmos órgãos de fiscalização podem ajudar os municípios. “Uma das propostas que vamos discutir é pedir a ajuda do Ministério Público para quer reverta ao consórcio os recursos de multas alternativas para que possamos tocar os projetos. Pelo menos até que o Governo Federal e Estadual priorize essa questão e ajude as prefeituras” disse Gilmar.
Além da questão ambiental, o problema para construção dos aterros sanitários também passam agora para a responsabilidade da Saúde e do Desenvolvimento Urbano.
A Lei que punia os prefeitos no caso lixões “aterros”, não foi prorrogada, mas diante da falta de soluções e recursos, o Tribunal de Contas dos Municípios, TCM, baixou uma instrução normativa (0002/2015), suspendendo as multas aos prefeitos por tempo indeterminado. “A questão dos aterros é um problema nacional, e as multas são altíssimas. É preciso compreensão, porque se não tem de fechar as prefeituras” frisou o assessor.
Em Jaraguá, chegou-se a ter início o processo de desapropriação de uma área nas imediações da GO-427, para a construção de um aterro sanitário, porém, uma ação judicial dos fazendeiros da região paralisou os trabalhos. De acordo com Gilmar Maurício, quando houver a liberação de recursos, o consorcio é quem vai avaliar a área de construção do aterro.
Com informações da Folha de Jaraguá
VALE SÃO PATRÍCIO
Realizada 5ª Sessão Ordinária de novembro na Câmara de Vereadores de Ceres
Na última terça-feira, dia 27, foi realizada a 5ª Sessão Ordinária do mês de novembro de 2024. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Francisco de Assis Gomes da Silva – Tidão.
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Sebastião Cândido da Silva.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Gasparina Peixoto da Silva.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Maria Rosalina de Jesus.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 033/2024 de autoria do Poder Legislativo, institui o “Setembro Amarelo” no calendário oficial do município de Ceres, dedicado à realização de ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental, e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 035/2024 de autoria do Poder Legislativo “Dispõe sobre o direito de toda mulher a ter direito a acompanhante, pessoa de sua livre escolha, durante as consultas e exames, inclusive os ginecológicos, outros procedimentos médicos nos estabelecimentos públicos e privados de saúde no âmbito do município de Ceres/GO.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 037/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Adote um Campo para Captação de Parcerias para a Implantação, Reforma e Manutenção de Campos Públicos de Futebol Municipais de Ceres/GO e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 038/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o Programa Permanente de Inspeção de Pontes e Mata-Burros no Município de Ceres/GO, e dá outras providências”.
Aprovado em segunda o Projeto de Lei Nº 039/2024 de autoria do Poder Legislativo “Institui o ‘Dia Municipal de Acolhimento do Paciente Oncológico no município de Ceres/GO e dá outras providências”.
Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS
– Presidente da Câmara Municipal –
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza prisão de suspeito de estelionato, em Porangatu
- Acidente5 dias atrás
Acidente na BR-153 mata duas crianças e deixa pai em estado grave
- Acidente5 dias atrás
Acidente na GO-164 tira vida de duas pessoas
- Acidente4 dias atrás
Jovem que residia em Rialma e envolveu em acidente na GO-480 em Goianésia, não resiste e morre
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Homem é preso em flagrante suspeito de violência doméstica, em Crixás
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
PRF apreende carregamento de droga é apreendido pela polícia com nota fiscal de móveis planejados; Assista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Goiás registra a 59ª vítima de feminicídio
- Acidente4 dias atrás
Em Goiás, motorista provoca acidente, mata motociclista e foge do local