Ministro do STF decide colocar em julgamento abertura de impeachment contra Temer

Publicados


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou a ação apresentada por um advogado com pedido de abertura do processo de impeachment contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) à disposição do plenário da Corte para ser julgado. Com a decisão de Marco Aurélio na segunda-feira (16), cabe agora ao presidente do STF, o ministro Ricardo Lewandowski, definir a data do julgamento.

Em abril, Marco Aurélio havia concedido liminar que determinava o andamento do processo de impeachment pelo então presidente da Câmara, o agora deputado federal suspenso Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ministro também determinou no mês passado que Cunha criasse uma Comissão Especial que analisasse o pedido de impedimento de Temer na Casa.

A liminar foi concedida em ação proposta pelo advogado Mariel Marley Marra contra Eduardo Cunha, que tinha negado o prosseguimento do processo de impeachment contra o também peemedebista Michel Temer quando ainda era apenas vice-presidente.

Leia Também:  Disputa no PSDB goiano

O pedido da ação foi protocolado em 29 de março no STF com a justificativa de que Temer deveria ser julgado no mesmo processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) por indícios de que o agora presidente interino também teria cometido crimes de responsabilidade.

Já o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao STF em 10 de maio que a liminar concedida por Marco Aurélio fosse cassada porque o advogado autor da ação pedia a suspensão do processo de impeachment contra Dilma até que Temer fosse incluído nele.

Marco Aurélio negou o pedido de suspensão apresentado por Janot e determinou que o pedido de impeachment contra Temer tivesse andamento da Câmara. O procurador-geral da República entendeu que a medida extrapola o pedido na ação apresentada pelo advogado.

Da Redação com informações da Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Encerramento das Atividades

Publicados

em

A Agência Assembleia de Notícias divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa, as reuniões, votações e audiências públicas, incluídas ações das Comissões Permanentes, Especiais e do Plenário.

O trabalho da Agência Assembleia é focado no abastecimento dos veículos de comunicação da Capital e do interior, de forma isenta e apartidária, oferecendo aos profissionais de rádio, TV e jornal a síntese dos fatos, com abordagens diretas e sem interpretações.

Notícias em tempo real

Os assuntos do dia, com a síntese veiculada em tempo real.

Destaque

Espaço privilegiado na tela de abertura do portal, evidenciado assunto de relevância.

Outros destaques

Apresentam assuntos importantes do dia a dia no Parlamento.

Programação Cultural

Ações da Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, elo entre o Legislativo e os setores cultural e educacional, e outros segmentos sociais.

O Poder Legislativo e Você

Espaço aberto para as opiniões e sugestões da comunidade sobre o Parlamento e iniciativas da Casa.

Agenda

O que acontece no dia a dia das Comissões Técnicas, do Plenário e as atividades externas dos parlamentares e representantes da Casa.

Leia Também:  Vereador denuncia venda irregular de casas em Goiânia

Este site é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação, por meio da Agência Assembleia de Notícias.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA