Senadora Lúcia Vânia pode ser candidata ao governo de Goiás em 2018
O PSB não descarta lançar a candidatura da senadora Lucia Vânia ao governo nas eleições de 2018. Essa possibilidade é cogitada pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, que participou no dia 15 em Goiânia do 1º Congresso Nacional realizado do Parque Agropecuário.
“A senadora Lucia Vânia é uma mulher experiente, e de política honrada, que pode disputar qualquer cargo, tanto ao senado quanto ao governo”, disse Siqueira. Para ele, uma eventual candidatura dela à sucessão estadual seria importante para a legenda e para o Estado. “Nós vamos conversar com ela e vamos chegar a uma conclusão num momento oportuno”, finalizou.
O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso, que preside o diretório metropolitano pessebista, também defendeu a possibilidade da senadora ser candidata ao governo. Vanderlan já disputou o governo de Goiás duas vezes, em 2010 e 2014, disse que a bola da vez esta com Lucia Vânia. “Senadora, olha a responsabilidade que a senhora tem. Se os nossos companheiros assim quiserem, nós teremos a próxima senadora”.
Lúcia Vânia que continuará no comando do diretório estadual por mais três anos, evitou falar do seu projeto político, delegando ao partido essa decisão.
A senadora classificou como precipitada qualquer formação da composição da chapa governista ao Senado, praticamente fechada com nomes de Marconi Perillo e o senador Wilder morais (PP).
“Isso é uma opção do próprio partido e a gente tem que respeitar”, avaliou. Porém, manifestou sua posição pessoal. “Eu acredito que o ideal seria retardar essa formação da chapa em função de que nós vivemos num cenário totalmente complicado, difícil de vislumbrar o futuro”.
Em seu discurso, a senadora historiou sua vida pública, salientando que esta nela desde os seus 28 anos de idade e que nela continua com a mesma vibração, coragem e determinação e sem ter medo de mudar.
Vanderlan Cardoso reaproxima Lúcia Vânia com Marconi
O empresário Vanderlan Cardoso (PSB), sempre ponderado e aberto ao diálogo, é um dos principais responsáveis pela reaproximação entre a senadora Lúcia Vânia (PSB) e o governador Marconi Perillo (PSDB) e o vice-governador José Eliton (PSDB). Tanto ela pode disputar a reeleição quanto Vanderlan pode ser o vice na chapa governista. O quadro da aliança não está inteiramente fechado, mas caminha para este desfecho.
POLÍTICA
Karlos Cabral requer mudanças na política de compra de alimentos da agricultura familiar
Com o intuito de instituir a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou um projeto para alterar a Lei n° 19.767, de 18 de julho de 2017. A propositura, de n° 2674/24, recebeu voto em separado, apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo líder do Governo, Talles Barreto (UB), em que requereu diligência para colher o parecer das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Relações Institucionais sobre o tema. A matéria já retornou à CCJ, com os devidos documentos oriundos da diligância. Com isso, tão logo os trabalhos da comissão sejam retomados, após o dia 17 de fevereiro, o projeto deverá entrar em pauta de votação.
O objetivo da iniciativa é aprimorar a política existente com o intuito de fomentar o setor, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, simultaneamente, impulsionar o fornecimento de alimentos para o Governo, em especial para a educação pública.
As alterações propostas incluem aumentar de 30% para 40% o porcentual obrigatório de aquisição direta da produção dos agricultores familiares pelo Governo do Estado. O projeto prevê que, quando comprados de família rural individual, será feita no nome da mulher, em no mínimo 50% do valor adquirido.
Além disso, a proposta visa a fomentar ainda mais as ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás, por meio do aumento da aquisição direta de alimentos pelo Governo para abastecer diferentes áreas, como educação (merenda escolar), sistema carcerário e outros.
Cabral enfatiza que, de acordo com os dados da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), cerca de dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura, em todo o País, são cultivados pelos agricultores e empreendedores familiares. “Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, os órgãos públicos garantem qualidade nutricional e frescor, uma vez que esses alimentos chegam às mesas dos cidadãos logo após a colheita. Essa prática contribui para a redução de defensivos agrícolas, reduz o desperdício alimentar, promove a diversificação da produção, fortalece as comunidades rurais economicamente e socialmente. Valorizar o trabalho árduo dos agricultores e garantir um abastecimento responsável são metas essenciais nesse processo.”
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO5 dias atrás
Disputa de herança
- VALE DO SÃO PATRÍCIO1 dia atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente2 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte