Registro Civil

Reconhecimento de paternidade pode ser feito direto em Cartórios de Registro Civil

O índice de crianças sem o nome do pai no registro de nascimento aumenta a cada ano; Arpen Goiás julga necessária uma avaliação deste dado.

Publicados

Atualmente, para realizar o reconhecimento de paternidade, qualquer pai interessado deve comparecer a um Cartório de Registro Civil. O processo pode ser feito sem burocracia e independente de onde o filho foi registrado quando nasceu. Quanto aos documentos necessários e aos requisitos para o reconhecimento, eles variam de acordo com a idade do filho a ser conhecido e se o pai é biológico ou socioafetivo.

Apesar de ser um processo simples, o índice de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento cresceu pelo quarto ano consecutivo no Brasil. São quase 100 mil crianças nascidas, em 2021, que não têm o nome do pai no registro civil, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). “Nesse contexto, é importante destacar que o reconhecimento voluntário de paternidade pode ser feito a qualquer momento, diretamente em Cartório de Registro Civil, sem qualquer burocracia”, informa Bruno Quintiliano, presidente da Arpen Goiás.

 

Reconhecimento biológico e socioafetivo

Leia Também:  Temer admite que votação da reforma da Previdência pode ficar para fevereiro

Os pais de origem biológica com filho menor de idade precisam que a mãe esteja de acordo com o ato. Em casos assim, a mãe deve ainda acompanhar o pai na ida ao cartório, sendo que os dois devem apresentar seus documentos pessoais originais, como RG e CPF, e a certidão de nascimento original do filho. Caso o filho já tenha atingido a maioridade, é necessário que ele esteja de acordo com o ato e acompanhe o pai na ida ao cartório e os dois devem apresentar os mesmos documentos pessoais originais, segundo Bruno Quintiliano.

No caso do reconhecimento socioafeitvo, o presidente da Arpen Goiás revela a necessidade de cumprir alguns requisitos. Para este pai, o registro civil só pode ser realizado em casos de crianças com mais de 12 anos. “O filho deve consentir, assim como os pais biológicos, pessoalmente. Para crianças com idade inferior a 12 anos, o ato só pode ser feito por via judicial”. O reconhecimento entre irmãos deve haver uma diferença de, pelo menos, 16 anos de idade, informou também.

Leia Também:  Ligação para prevenção ao suicídio se torna gratuita em todo o país

Para solicitar o reconhecimento socioafetivo, o pai deve comparecer a um Cartório de Registro Civil acompanhado do filho ou dos pais biológicos, e preencher um requerimento afirmando o interesse, além de apresentar seus documentos pessoais originais com foto, a certidão de nascimento original e atualizada do filho e outros documentos que ajudem a comprovar o vínculo socioafetivo entre as partes. Após receber os documentos, o oficial do cartório irá iniciar o procedimento de investigação para atestar a existência do vínculo.

Em caso de dúvida ou suspeita de fraudes, o oficial do cartório poderá exigir outros documentos ou até negar a ação. “Na ausência de suspeitas, o reconhecimento é enviado para consulta ao Ministério Público e, após isso, o novo registro é feito no próprio cartório”, finaliza Bruno.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Troque sua parabólica e não perca nenhum lance decisivo dos campeonatos de futebol

Com qualidade superior de som e imagem, a nova parabólica digital oferece acesso gratuito a diversos canais com programação esportiva.

Publicados

em

Nos últimos meses do ano, os canais de TV ficam repletos de campeonatos de futebol com jogos decisivos. Antigamente, as opções eram restritas a poucos canais. Atualmente, pelo menos quatro emissoras de canal aberto e gratuito estão disputando a atenção dos boleiros de sofá. Quem ainda assiste TV pela parabólica antiga, está perdendo tempo e, possivelmente, algumas belas jogadas.

A Siga Antenado, entidade não-governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, alerta toda a população brasileira – e boleira – que faça a substituição da parabólica antiga pela nova parabólica digital o mais rápido possível. A nova tecnologia conta com mais de 80 canais gratuitos e imagem e som perfeitos. Você ouve o apito, a torcida e vê até a bola rolando na grama verdinha com perfeição.

Programe-se

  • Brasileirão: Globo (canal 5)
  • Série B: TV Brasil (canal 44) e Band (canal 13)
  • Champions League: SBT (canal 4)
  • Liga Europa: SBT (canal 4) e TV Cultura (canal 2)
  • Copa do Brasil: TV Globo (canal 5)
  • Libertadores: TV Globo (canal 5)
  • Eliminatórias da Copa do Mundo: Globo (canal 5)
Leia Também:  Hoje é Dia: combate à discriminação racial é destaque na semana

A Siga Antenado já fez a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital na residência de mais de 3,9 milhões de famílias. Quem tem direito ao benefício são as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal e que assistem TV pela parabólica tradicional.

Para saber se você também tem direito à instalação do kit gratuito, precisa entrar em contato com a entidade pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA