Presidente do Senado felicita Moraes por assumir comando do TSE

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, esteve com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, na tarde de hoje (22). O encontro ocorreu no TSE e foi, segundo Pacheco, para felicitar o magistrado pelo novo período como presidente da Corte. Ao final, em conversa com jornalistas, Pacheco foi perguntado sobre o processo eleitoral e disse não admitir qualquer coisa diferente de uma “normalidade democrática”.
“É muito bom vermos os debates, as ideias, as entrevistas, para saber o que cada candidato tem como proposta. E que prevaleça essa forma de fazer política, com proposta, com ideia, com diálogo, com respeito à divergência, isso é fundamental para a democracia, de modo que eu não quero admitir nenhuma outra possibilidade que não seja essa da normalidade democrática”.
O presidente do Senado e do Congresso também reforçou o papel dos candidatos em contribuir com um ambiente de pacificação e democracia plena, sem questionamento dos resultados que saírem das urnas. “O papel dos candidatos de ter esse comportamento, essa postura que busque essa pacificação é muito importante porque é a melhor forma de exercermos essa democracia”, disse. “Tenho confiança de que os eleitores exercerão sua vontade no dia 2 de outubro e que o resultado será absolutamente respeitado por todos, partidos e candidatos”, completou.
A propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio começam na próxima sexta-feira (26). O primeiro turno será no dia 2 de outubro.
Edição: Aline Leal
Fonte: EBC Política Nacional


POLÍTICA NACIONAL
CI analisa na terça renda de loteria para Fundo de Calamidades

A Comissão de Infraestrutura (CI) analisa na terça-feira (18) projeto de lei que destina, a cada ano, a renda de um concurso das loterias ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap). A reunião está prevista para ter início às 9h.
O projeto (PL 2.688/2024) é senador Fernando Dueire (MDB-PE). Ele defende, na sua justificativa, que a infraestrutura urbana tem que se tornar resiliente às novas condições climáticas, com um foco na proteção da vida e especialmente da população carente. O senador ressalta que eventos climáticos extremos não são mais casos esporádicos e tendem a se repetir periodicamente. Um exemplo são as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.
O relator, senador Fernando Farias (MDB-AL), deu parecer favorável, com uma emenda: ele inclui entre as competências do Funcap o apoio a medidas para adaptação das cidades às mudanças climáticas. Depois da análise da CI, o projeto vai para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a palavra final.
Créditos ambientais
Outro projeto na pauta da CI pretende estimular o financiamento de empresas de infraestrutura que promovam inovações tecnológicas sustentáveis. Ele regula a venda de Certificados de Recebíveis Ambientais, que são títulos de crédito emitidos pelas empresas. Esse processo é conhecido como securitização de ativos ambientais. A proposta (PL 3.433/2024) também é de Fernando Dueire com relatório de Fernando Farias.
De acordo com o texto, poderão ser objeto de financiamento, por meio da emissão e negociação dos certificados, projetos que atendam a critérios de sustentabilidade, com foco em reflorestamento, energia renovável e manejo sustentável de recursos naturais. As empresas interessadas em securitizar créditos ativos deverão criar uma sociedade de propósito específico (SPE), que será a titular dos ativos e responsável pela emissão dos títulos.
Audiência
Após a reunião deliberativa, a CI promove audiência pública com representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para esclarecer novas cobranças de tarifas nos aeroportos de Viracopos e de Guarulhos, ambos no estado de São Paulo. Segundo o senador Esperidião Amin (PP-SC), autor do pedido, a medida aumentou o custo de armazenagem das cargas que chegam à cidade de Joinville (SC).
Os representantes da Anac também devem explicar os motivos que ocasionaram a suspensão dos voos da empresa Voepass na última terça-feira (11). Esse tema foi um pedido do senador Sergio Moro (União-PR).
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Agência Senado
- 6 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- ESTADO5 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- POLÍTICA NACIONAL2 dias atrás
Proposta mantém condições do contrato de crédito rural em caso de prorrogação ou renegociação
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- CIDADES5 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente2 dias atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO5 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro