Governo prepara hospital de campanha para atender índios yanomami

Publicados

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a montar, em Boa Vista, o primeiro dos hospitais de campanha que o governo federal planeja utilizar para atender índios da etnia yanomami.

Segundo o secretário nacional de Saúde Indígena, Ricardo Weibe Tapeba, mais de mil pessoas com graves problemas de saúde já foram transferidas da Terra Indígena Yanomami, perto da fronteira com a Venezuela, para a capital de Roraima – uma viagem que, em aviões de médio porte, dura, em média, duas horas.

“Pudemos presenciar o estado de calamidade em que o território [yanomami] está. É um cenário de guerra. Nossa unidade de saúde indígena, em Surucucu, assim como a nossa Casai [Casa de Apoio à Saúde Indígena] aqui, em Boa Vista, são praticamente campos de concentração”, declarou o secretário, hoje (24), ao conversar com jornalistas, na capital roraimense.

Conforme a Agência Brasil apurou, ontem (23), havia 583 pessoas alojadas na unidade de saúde de Boa Vista, para onde parte dos yanomami doentes está sendo transferida para receber tratamento médico adequado. Do total, 271 indígenas eram pacientes; 257 acompanhantes e 55 índios que já receberam alta médica e aguardam uma oportunidade de voltar a seus territórios.

Leia Também:  Covid-19: agência dos EUA aprova uso da vacina da Pfizer em crianças

“Queremos desafogar o espaço [da Casai de Boa Vista], pois as condições estão insalubres”, disse o secretário nacional, informando que, nesta terça-feira, perto de 700 pessoas estão recebendo atendimento na unidade. “Estamos implantando um hospital de campanha aqui em Boa Vista para resolvermos o problema de assistência aos indígenas que estão alojados na Casa de Apoio e também para dar assistência aos que estão chegando”, acrescentou Weibe Tapeba, reforçando que o Ministério da Saúde planeja montar ao menos mais um destes equipamentos na região do Surucucu, onde vivem os yanomami em situação de grande vulnerabilidade.

De acordo com o secretário, os principais problemas de saúde identificados são desnutrição, malária e infecção respiratória aguda. Situação que motivou o Ministério da Saúde a, na última sexta-feira (20), declarar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional – o que permite ao Poder Executivo federal adotar, em caráter de urgência, medidas de “prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”.

A montagem do Hospital de Campanha de Boa Vista está a cargo da FAB, sob a coordenação dos ministérios da Defesa (MD) e da Saúde (MS). A estrutura abrigará uma equipe multidisciplinar, com militares médicos de várias especialidades (clínica médica, ortopedia, cirurgia-geral, pediatria, radiologia, ginecologia, patologia etc.) além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos de enfermagem. Aparelhos de raio-x e para a realização de ultrassonografias serão instalados no local, junto a uma farmácia e a um laboratório com capacidade de realizar alguns exames laboratoriais.

Leia Também:  Covid-19: SP vai vacinar grávidas sem comorbidades a partir do dia 10

O hospital de campanha também contará com leitos de internação para pacientes ambulatoriais e estabilização de pacientes mais graves que precisem ser removidos para unidades de saúde mais complexas.

Edição: Juliana Andrade

Fonte: EBC Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Hecad recebe broncoscópio de última geração

O equipamento foi adquirido através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Dr. Zacharias Calil.

Publicados

em

Hecad recebe broncoscópio de última geração. Foto: Ruber Couto

Nesta segunda-feira (14), o Hospital da Criança e do Adolescente (HECAD) recebeu um importante reforço para seu arsenal médico com a entrega de um broncoscópio de última geração. A aquisição do equipamento foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Dr. Zacharias Calil, que destinou R$ 3 milhões ao hospital, incluindo o investimento de R$ 125 mil no broncoscópio.

Para o médico e deputado federal Zacharias Calil o investimento fortalece a estrutura do HECAD e irá aprimorar os atendimentos à saúde respiratória infantil.O médico avalia ainda que o novo broncoscópio não apenas oferece economia ao hospital, que anteriormente locava o equipamento, mas também proporciona maior precisão diagnóstica.

“A tecnologia avançada do equipamento otimiza a visualização das vias respiratórias, além de proporcionar maior conforto aos pacientes e reduzir o tempo de exames. Sua precisão auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, na realização de biópsias e na remoção de corpos estranhos, oferecendo um suporte crucial para tratamentos mais eficazes”, explica o médico.

Leia Também:  Campanha quer aumentar descarte correto de remédios no Brasil

Dentre os presentes no evento estavam o secretário estadual de saúde, Rasível dos Reis, o diretor geral do HECAD, Ronny Rezende, e o superintendente de operações e finanças da AGIR, Claudemiro Euzébio Dourado. Todos ressaltaram a importância desse investimento para a saúde pública e o compromisso do deputado federal Dr. Zacharias Calil em fortalecer a estrutura hospitalar voltada ao atendimento pediátrico.

Durante a cerimônia de entrega, Zacharias Calil que é coordenador  da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, destacou o impacto do equipamento para o hospital e os pacientes: “Estou comprometido em melhorar cada vez mais as condições de atendimento dos hospitais públicos, e este broncoscópio representa uma importante conquista. Ele garantirá diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, sempre visando o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos no HECAD. Meu objetivo é seguir trabalhando para destinar recursos que tragam melhorias estruturais e tecnológicas à saúde pública.”

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, destacou que no Hospital da Criança e do Adolescente, o broncoscópio vai aprimorar o diagnóstico de problemas pulmonares em nossas crianças, reduzindo complicações e mortes evitáveis. “Agradeço ao deputado Zacarias Calil pela emenda parlamentar que viabilizou este equipamento. Estamos comprometidos com a valorização da saúde infantil no nosso estado”, enfatizou.

Leia Também:  Taxa de ocupação de UTI em SP ultrapassa 70%

“A chegada deste broncoscópio marca um avanço significativo para o HECAD, melhorando nossa capacidade de atendimento e proporcionando um tratamento mais eficaz às nossas crianças e adolescentes”, declarou Ronny Rezende, diretor geral do HECAD. Claudemiro Euzébio Dourado, superintendente da AGIR, também destacou o impacto positivo deste equipamento: “Este investimento contribui para a otimização dos recursos públicos e a melhoria dos serviços prestados pelo HECAD.”

A aquisição do broncoscópio da marca STORZ, reconhecida pela inovação e alta qualidade no setor hospitalar, reforça o compromisso do Dr. Zacharias Calil em promover melhorias estruturais e tecnológicas nos hospitais públicos, garantindo atendimento de qualidade às crianças e adolescentes de Goiás.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA