Enfermagem é autorizada a pedir hemograma na rede estadual do Rio

Publicados

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) autorizou enfermeiros a solicitarem hemograma a pacientes com dengue nas unidades da rede estadual. O objetivo é agilizar o fluxo de atendimento, fazendo com que o enfermo já chegue à consulta médica com o exame em mãos.

“Essa decisão foi tomada justamente com objetivo de que mais pacientes sejam atendidos em menos tempo, reduzindo a pressão e a sobrecarga na unidade de atendimento”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

No cenário atual, o paciente precisaria passar primeiro pelo acolhimento (classificação de risco), e depois pelo consultório, onde seria prescrito o exame de sangue. Só após o resultado, retornaria ao médico para nova avaliação. Com a decisão, o paciente passará no consultório médico uma única vez, já com o resultado laboratorial prescrito anteriormente na classificação de risco. As unidades de saúde deverão estabelecer o protocolo clínico de forma a incorporar essa atividade à rotina do enfermeiro.

“O hemograma é uma ferramenta importante para o tratamento da dengue. Além de identificar se o paciente corre risco de hemorragia, auxilia na interpretação médica para saber se houve aumento na quantidade de elementos que combatem a infecção. O paciente já pode começar a hidratar enquanto aguarda o hemograma. Essa agilidade no início do atendimento é fundamental no caso da dengue”, afirmou a secretária.

Leia Também:  Ministério da Saúde planeja inclusão de inteligência artificial no SUS

Hemograma

O hemograma é um exame laboratorial de papel fundamental para a área da saúde, porque auxilia no diagnóstico de diferentes patologias como anemias, neoplasias hematológicas, reações infecciosas e inflamatórias. Seus dados gerais permitem uma avaliação ampla da condição clínica dos pacientes, como as condições dos leucócitos (glóbulos brancos), hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas (coagulação sanguínea), que contribuem na identificação de alguma alteração do estado clínico.

Na última segunda-feira (26), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou Nota Técnica informando que cabe ao profissional de enfermagem orientar, realizar, encaminhar, coletar e registrar dados da forma mais detalhada possível no prontuário do paciente e destacou as competências e as prerrogativas do enfermeiro no cuidado do paciente com suspeita ou diagnosticada com dengue.

A nota destaca que, para o enfrentamento à epidemia de dengue, nas situações de emergência em saúde pública, o enfermeiro está apto a: acolher o paciente; solicitar exames para diagnóstico, controle e acompanhamento: hemograma, albumina, TGO (transaminase oxalacética), TGP (transaminase pirúvica), sorologia e isolamento viral; prescrever medicação sintomática oral, venosa, entre outros procedimentos.

Leia Também:  Vacinação contra a covid-19 não chegou a mais de 70% dos africanos

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Hecad recebe broncoscópio de última geração

O equipamento foi adquirido através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Dr. Zacharias Calil.

Publicados

em

Hecad recebe broncoscópio de última geração. Foto: Ruber Couto

Nesta segunda-feira (14), o Hospital da Criança e do Adolescente (HECAD) recebeu um importante reforço para seu arsenal médico com a entrega de um broncoscópio de última geração. A aquisição do equipamento foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Dr. Zacharias Calil, que destinou R$ 3 milhões ao hospital, incluindo o investimento de R$ 125 mil no broncoscópio.

Para o médico e deputado federal Zacharias Calil o investimento fortalece a estrutura do HECAD e irá aprimorar os atendimentos à saúde respiratória infantil.O médico avalia ainda que o novo broncoscópio não apenas oferece economia ao hospital, que anteriormente locava o equipamento, mas também proporciona maior precisão diagnóstica.

“A tecnologia avançada do equipamento otimiza a visualização das vias respiratórias, além de proporcionar maior conforto aos pacientes e reduzir o tempo de exames. Sua precisão auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, na realização de biópsias e na remoção de corpos estranhos, oferecendo um suporte crucial para tratamentos mais eficazes”, explica o médico.

Leia Também:  Inteligência artificial pode acelerar diagnóstico de hanseníase

Dentre os presentes no evento estavam o secretário estadual de saúde, Rasível dos Reis, o diretor geral do HECAD, Ronny Rezende, e o superintendente de operações e finanças da AGIR, Claudemiro Euzébio Dourado. Todos ressaltaram a importância desse investimento para a saúde pública e o compromisso do deputado federal Dr. Zacharias Calil em fortalecer a estrutura hospitalar voltada ao atendimento pediátrico.

Durante a cerimônia de entrega, Zacharias Calil que é coordenador  da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, destacou o impacto do equipamento para o hospital e os pacientes: “Estou comprometido em melhorar cada vez mais as condições de atendimento dos hospitais públicos, e este broncoscópio representa uma importante conquista. Ele garantirá diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, sempre visando o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos no HECAD. Meu objetivo é seguir trabalhando para destinar recursos que tragam melhorias estruturais e tecnológicas à saúde pública.”

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, destacou que no Hospital da Criança e do Adolescente, o broncoscópio vai aprimorar o diagnóstico de problemas pulmonares em nossas crianças, reduzindo complicações e mortes evitáveis. “Agradeço ao deputado Zacarias Calil pela emenda parlamentar que viabilizou este equipamento. Estamos comprometidos com a valorização da saúde infantil no nosso estado”, enfatizou.

Leia Também:  Comitê recomenda que réveillon no Rio de Janeiro seja mantido

“A chegada deste broncoscópio marca um avanço significativo para o HECAD, melhorando nossa capacidade de atendimento e proporcionando um tratamento mais eficaz às nossas crianças e adolescentes”, declarou Ronny Rezende, diretor geral do HECAD. Claudemiro Euzébio Dourado, superintendente da AGIR, também destacou o impacto positivo deste equipamento: “Este investimento contribui para a otimização dos recursos públicos e a melhoria dos serviços prestados pelo HECAD.”

A aquisição do broncoscópio da marca STORZ, reconhecida pela inovação e alta qualidade no setor hospitalar, reforça o compromisso do Dr. Zacharias Calil em promover melhorias estruturais e tecnológicas nos hospitais públicos, garantindo atendimento de qualidade às crianças e adolescentes de Goiás.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA